PLANO DE AULA TODOS CONTRA DANTE
Por: Nathália Tonon • 17/3/2020 • Trabalho acadêmico • 968 Palavras (4 Páginas) • 942 Visualizações
LIVRO: TODOS CONTRA DANTE
AUTOR: LUIS DILL
PLANO DE AULA
- Objetivos
Geral: Abordar o tema bullying para a conscientização e para analise dos alunos sobre as dimensões e consequências que esse tipo de violência pode acarretar na vida de quem sofre e de quem esta ao seu redor.
Específicos:
🡪 Trazer, através do livro “Todos contra Dante”, uma história baseada em fatos reais com o mesmo fim trágico, levando o aluno à reflexão sobre tal fato.
🡪 Realizar a interação entre os dois livros: “Todos contra Dante” e “A divina comédia”, de Dante Alighieri.
- Conteúdo Programático
- Padrão de beleza imposto pela sociedade cada vez mais preocupada com a imagem exterior do que com valores de caráter.
- Classe social: a discriminação de quem não se encaixa nos padrões das classes sociais mais favorecidas;
- Como a impunidade para quem pratica tais ações favorece e até incentiva casos como esse.
- O fenômeno bullying pode gerar malefícios;
- Falta de punição para aqueles que praticam o bullying
- Metodologia
Etapas do método:
- Motivação: Realizar uma apresentação sobre o tema e comentar acontecimentos que o protagonista da história sofre como ser espancado psicológica e fisicamente por seus colegas de escola.
- Introdução: Todos contra Dante é uma obra literária escrita pelo escritor e jornalista brasileiro Luís Dill que representa a história de Florentino, jovem de classe média que por conta de sua condição física e social é agredido no ambiente escolar e virtualmente por meio de um blog.
Dante como mesmo se denomina o personagem gosta de ler, em especial “A Divina Comedia” do escritor italiano Dante Alighieri. Esta obra é dividida em três partes: Inferno, Purgatório e Paraíso. No entanto, a intertextualidade refere-se especificamente a parte do Inferno, algo que nos remete ao doloroso, amedrontador. - Leitura: Para dinamizar a aula apresentaremos um vídeo com o resumo da obra “Todos contra Dante”.
- Interpretação:
Intertextualidade
Inferno: faz referencia a uma das partes do livro de Dante Alighieri – A Divina Comédia.
Giovana Beatriz: faz referência ao nome Beatriz da amada de Dante, do livro de Dante Alighieri – A Divina Comédia.
Florentino: Nome do protagonista da Divina Comédia
Música “Far Away – Nickelback” que contem uma história de um amor não realizado, semelhante ao do personagem de Todos Contra Dante”
Estrutura do blog
O livro nos remete a estrutura de um blog. Em sua capa encontra-se símbolos que nos remetem ao mundo tecnológico, como: @ e os números binários 0 e 1. A narrativa se desenrola por meio de bate papos e links, nos quais as páginas da esquerda se ligar as páginas da direitas, adiantando o desenvolvimento da história.
Variação linguística
Aspectos do momento interior
Pode-se considerar que existe dentro da obra um tipo de variação linguística, o regionalismo. Encontram-se palavras inseridas no vocabulário dos indivíduos da capital de São Paulo: papo, meu, cara, tipo, galera. E da região Sul do país: tu, bah, guri, guria.
Aspectos do momento exterior
Significado da história – A compreensão da realidade do protagonista e o desenvolvimento da alteridade, ou seja, a capacidade de colocar-se no lugar do outro. Estabelecer um breve discussão sobre a história com ou aluno.
AVALIAÇÃO
- Descrever o trabalho final.
O trabalho final terá como objetivo alimentar o blog já criado, debatendo assim contra as ideias do: “eu sacaneio o Dante” que se faz presente 10 vezes, ligando-se, com a mesma regularidade já apontada aos links 2, 6, 10, 14, 18, 22, 26, 30, 34, 38. A cada vez que surge depois da sua descrição (p. 11), a comunidade indica o fórum da vez, progressivamente: defina o nariz do Dante (p. 19), doença ou feiúra mesmo? (p. 27), vc. Já sacaneou o koisafeia esta semana? (p. 35), koisafeia é virgem? (p. 43), como aproximar koisafeia e a professora de português? (p. 51), jeitos pro koisafeia sair do colégio (p.59), a família do koisafeia é feia tb? (p.67), qual a melhor maneira de torturar o koisafeia (p.75), por que o pai do koisafeia caiu fora? (p.83).
...