PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO
Por: Jaqueline Ribeiro • 16/5/2018 • Projeto de pesquisa • 1.274 Palavras (6 Páginas) • 232 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS/ INGLÊS
PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE:OP)
ATIVIDADE 2
PROJETO DE TRABALHO
APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR.
Jaqueline Ribeiro Mendes
RA 1636537
UNIP CRUZEIRO –SP
2017
UNIVERSIDADE PAULISTA[pic 1]
JAQUELINE RIBEIRO MENDES
POSTAGEM: DP (ATIVIDADE 2)
RELATO DE OBSERVAÇÃO E
PROJETO DE TRABALHO-APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR.
Projeto apresentado à Universidade Paulista- UNIP, do curso de Letras, como um dos requisitos para obtenção na nota da disciplina Prática de Ensino: Observação e Projeto, ministrada pelo (a) Prof. (a):
SÃO PAULO
2017
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.................... 4
2. OBJETIVOS...................5
3. JUSTIFICATIVAS.................6
4. DESENVOLVIMENTO.....................6
5. CONCLUSÃO................ 7
6. REFERÊNCIAS............7
- INTRODUÇÃO
A jardinagem na escola se torna um importante mecanismo educativo para o trabalho em grupo com os alunos, para a disseminação de conceitos de democracia, ecologia, o fazer sustentável, preservação da limpeza dentre outros assuntos aqui elencados, e ainda, para manter os alunos conectados com o fazer da escola um lugar bonito e organizado, perfumado e colorido.
A degradação do meio ambiente e a crise ambiental provocada pela relação utilitarista que o ser humano estabelece nos mundo atual, resulta na nítida degradação do meio ambiente. O grande erro é o fato do se usar, sem entender seu funcionamento, sem ao menos repor o mínimo que foi retirado, tornando escasso os elementos naturais fornecidos pela Terra (água, ar e solo).
Assim, trazer a Educação Ambiental para as escolas possibilidade desde cedo, a transformação ativa da realidade e das condições de qualidade de vida, por meio da conscientização dos alunos e da pratica social com a comunidade, embasados pela Teoria (Loureiro, 2006).
Segundo Loureiro (2006), essa conscientização é obtida com a capacidade crítica permanente de reflexão, diálogo e apropriação de diversos conhecimentos. Esse processo torna-se fundamental para se formar sociedades sustentáveis, ou seja, orientar os alunos para enfrentar os desafios da contemporaneidade, garantindo qualidade de vida para as futuras gerações.
Portanto, a educação ambiental deve ser entendida como algo fundamental para a formação de alunos capazes de entender a realidade, bem como conhecer os perigos de um mau uso do meio ambiente, bem como o que fazer para ajudar na melhora da sua escola e comunidade, ou limpeza da natureza.
Trazer esse assunto para as escolas proporcionará um maior conhecimento e conscientização por parte dos alunos, para que possam pensar mais a respeito dos problemas ambientais e entender que são agentes ativos no processo
Diante da gravidade e importância do problema, algo precisa ser feito, para que no futuro não se torne algo irreversível. A poluição que é causada pelos automóveis e fábricas, causando problemas na saúde e sendo o maior causador do aquecimento global, isso tudo é mais do que prejudicial em todas as esferas sociais e ambientais.
É importante perceber o meio ambiente, não só como conjunto de recursos naturais, mas, numa perspectiva mais global e interativa, também o ambiente construído e transformado pelos seres humanos. Não é possível analisar o ambiente natural isolado do ambiente humano e vice-versa, pois há uma constante interação entre eles. Não há como desconsiderar os reflexos da ação do ser homem com a natureza.
É preciso que mais do que nunca levar o assunto a sério para que possamos formar não apenas indivíduos, mas cidadãos conscientes e dispostos a mudar a realidade em que vivem.
Através da vivência no meio ambiente, o aluno tem a oportunidade de receber novos estímulos motores, como também proporciona um ambiente agradável de forma que todos possam participar e cooperar mutuamente, mesmo diante das diversidades físicas, sociais e culturais, contribuindo dessa forma para a melhoria da qualidade de vida dos alunos.
- OBJETIVOS
- GERAIS
O objetivo ao realizar um trabalho de conscientização ambiental a respeito da poluição do ar, é que os alunos entendam a gravidade do problema e se mobilizem para conscientizar outras pessoas, como por exemplo, sua família e amigos, para tanto, teremos dois objetivos principais: estimular o processo de plantio de árvores, onde se espera desenvolver a interação dos alunos com o meio ambiente, trazer a consciência de que salvar a natureza a estar salvando o mundo e faze-los sair do ambiente fechado escolar, desenvolvendo até, quem sabe, o aluno fisicamente.
2.2 ESPECIFICOS
• Proporcionar conhecimento a respeito do meio ambiente;
• Estimular a prática física e contato com a natureza;
• Promover a interação e socialização dos alunos de diferentes faixas etárias;
• Trazer cidadania e responsabilidade para com o ambiente.
- Mostrar ao aluno atividade fora do ambiente escolar, longe da tecnologia.
- JUSTIFICATIVA
Para estimular o processo do plantio urbano na escola é necessário o Professor informar, em primeiro passo, a importância deste processo e os benefícios que traz para a vida, fazendo isso de uma forma clara e direta, para fácil entendimento dos alunos, através de uma palestra inicial, com fotos, slides ou qualquer recurso audiovisual que possa trazer informação ambiental acerca do assunto.
...