PRESENÇA DAS MULTIMÍDIAS NA PRÁTICA DOCENTE
Por: camilasouza23 • 10/3/2016 • Artigo • 5.714 Palavras (23 Páginas) • 728 Visualizações
[pic 1]Tecnologias na Sala de Aula: presença das multimídias na prática docente
Camila Souza de Oliveira
Licenciatura em Letras
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
e-mail: camilasouzadeoliveira.cs@gmail.com
Resumo: O ser humano vive em contínuo desenvolvimento, e com isso o avanço das tecnologias é inevitável, como também o uso de multimídias em várias áreas, da mesma forma nas salas de aula. Não se pode esquecer que papel, lápis, caneta e giz entre tantos outros, são tecnologias também. Contudo, a prática é mais complexa, pois ainda existem escolas sem recursos e o despreparo por parte dos docentes. O objetivo é identificar possíveis métodos para aplicação das multimídias nas salas de aula brasileiras, considerando que esses recursos podem interferir de maneira positiva e/ou negativa em cada grupo de alunos. Deve-se refletir que, como docentes, para cada faixa etária devem usar multimídias diferentes de acordo com o contexto dos alunos e o conteúdo a ser estudado. A metodologia de execução foi a pesquisa bibliográfica e a documental com base nos bancos de dados oficiais, entre eles o Domínio Público, Google Acadêmico e Scielo. Os resultados sinalizam para a necessidade da capacitação dos docentes e o aprimoramento dos recursos tecnológicos nas escolas, sobretudo as escolas públicas que são as mais defasadas devido o investimento deficiente do governo. O sentido desse resultado é a obtenção de melhoria no processo de aprendizagem por meio de avanços tecnológicos. As conclusões são que os docentes devem estar a par dos avanços tecnológicos para utilizar os mesmos a seu favor no ato de ensinar e que a escola e a comunidade busquem contribuir nesse grande desafio de aliar os contextos de vida dos alunos com a vida escolar.
Palavras-chave: Tecnologia; sala de aula; multimídia na educação; prática discente e docente; escola tecnológica.
Sumário:
1. Introdução
2. Tecnologia na Sala de Aula
3. Ausência da Multimídia na Prática Docente
4. Adequação da Multimídia na Prática Docente
5. Metodologia de Execução
6. Resultados
7. Discussão
8. Conclusão
9. Referências
- Introdução
A educação contemporânea é fruto da Era Industrial (séc. XVIII), no qual vem sendo marcada pelo desenvolvimento do capitalismo e pelo crescimento da produção de massa, o que até os dias atuais podemos observar. Diariamente somos coagidos a aprender a sermos indivíduos, cidadãos, profissionais e seres humanos cada vez mais modernos. E é óbvio que o maior local de informação, aprendizado e ensino, a escola não poderia ficar para trás. Com isso ela teve que se “recriar”, mudando os métodos de ensino, a formação e a prática docente e discente.
Todavia, não basta somente investir em computadores para as escolas e deixar de lado a prática docente, no qual também necessita ser reavaliada e receber ajuda por meio das formações continuadas, pois a partir daí que vamos motivar uma relação mais próxima entre o conhecimento adquirido em sala de aula e contexto de vida do discente. Além disso, com a relação entre o contexto escolar e as mídias podemos notar que as habilidades cognitivas se dinamizam e ampliam, por conta de sua gigantesca dimensão de probabilidades para interação com outros meios e indivíduos.
Fixar-nos-emos, porém, no limite da prática docente e sua continua busca pelo conhecimento para um ensino de melhor qualidade por meio das multimídias, podendo, no entanto adentrar como tema transversal na discussão a gestão escolar, o contexto vivenciado pelos discentes e docentes e a sociedade.
O objetivo dessa pesquisa é identificar técnicas para a utilização as multimídias nas escolas brasileiras, como para motivar a associação de ideias na exposição de um conteúdo, ilustrar um discurso e tornar o tempo menos cansativo e tedioso para os alunos, investigando se o desempenho deles com aulas ministradas com o auxílio de recursos multimidiáticos diferem dos alunos com aulas tradicionais.
O problema de pesquisa está pautado na seguinte pergunta: o que é preciso, para a prática docente, no desenvolvimento do conhecimento, a partir do diálogo entre as multimídias e os conteúdos a serem estudados, chegarem aos resultados esperados?
Desta forma três hipóteses norteiam o desenvolvimento da pesquisa:
- A primeira hipótese é de que é preciso a espera do apoio governamental por meio de investimentos propícios para a obtenção dos instrumentos multimidiáticos, de forma que todos os discentes e docentes tenham acessibilidade sobre esses recursos.
- A segunda hipótese é de que a escola considere que todos os alunos, de alguma forma, tem acessibilidade sobre os recursos necessários para a relação entre as multimídias e os conteúdos abordados em sala de aula. Contudo, mesmo que a maioria dos discentes tenha essa acessibilidade ainda há a minoria que carece desse tipo de recurso.
- A terceira e mais admissível hipótese é de que o gestor escolar cumpra seu papel e busque de alguma forma explorar os recursos disponíveis, invés de aguardar respostas advindas de uma autoridade superior ou criar ideias enganosas de que todos tem de alguma forma, acessibilidade.
A metodologia de execução foi a pesquisa bibliográfica que contou com apoio nos bancos de dados oficiais, entre eles o Domínio Público, com auxilio em tese, dissertações e outros. Pesquisa no Google Acadêmico que permite uma visão ampla de artigos científicos. Além de bibliotecas digitais. Também foi realizada pesquisa documental com consultas em projetos políticos pedagógicos, legislação e sites do MEC.
Os resultados sinalizados pela pesquisa são as necessidades: de capacitação dos docentes, por meio de formações continuadas; o aprimoramento dos recursos tecnológicos nas escolas, principalmente as escolas públicas que são as mais defasadas em questão de investimento financeiro; e a imagem do docente, sobretudo, como formador de opinião e portador do conhecimento, pronto a compartilhar com os discentes utilizando as multimídias.
O que se confirma em uma das hipóteses prováveis a questão problema que é a adequação das multimídias pela prática docente. Ou seja, deve se levar em conta o Projeto Político Pedagógico ou mais conhecido como PPP, que consiste em reunir propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo; considerar a escola como espaço de formação de cidadãos responsáveis e críticos; e definir e organizar as atividades e projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem .
...