PROJETO MULTIDISCIPLINÁRIO I
Projeto de pesquisa: PROJETO MULTIDISCIPLINÁRIO I. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: doraahh • 3/6/2014 • Projeto de pesquisa • 3.612 Palavras (15 Páginas) • 223 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
PROJETO MULTIDISCIPLINAR I
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Projeto Multidisciplinar I” sob orientação do professor-tutor a distância SIMONE ANACLETO PARIZ
Santo André
2012
etapas que envolvem a elaboração de um projeto educativo.
IDENTIFICAÇÃO: (TÍTULO) Nome do Escola, Nome do Projeto, e ano / turmas em que será desenvolvido.
JUSTIFICATIVA: A Justificativa deve caracterizar a situação real, obedecendo os seguinte critérios: - Identificar os resultados de projetos anteriores que caracterizam a sua comunidade. - Descrever a situação existente a ser modificada pela execução do projeto, utilizando dados que retratem o desafio de uma maneira precisa. O professor apresentará as causas que o levou a idealizar o projeto (data comemorativa, um problema social, um tema específico do conteúdo curricular etc.).
OBJETIVO GERAL: É o que se pretende alcançar com o desenvolvimento do Projeto e deve ser redigido de modo claro, preciso e sem ambigüidade. O primeiro procedimento é verificar se o tema escolhido se restringe à sala de aula e ao universo escolar ou se contempla à sociedade comoum todo. A partir disso, delimitar as metas a serem atingidas:
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Detalhamento do Objetivo Geral, deve ser formulado, atendendo aos seguintes critérios: - Ser formulado com verbo no infinitivo que define a ação a ser cumprida. - Identificar as mudanças necessárias à modificação da situação existente, descrita pela justificativa.
METODOLOGIA E ESTRATÉGIAS DE AÇÃO: (a maneira como vai se desenvolver as atividades e as atividades em si): APRENDER A SER: Transformar a realidade social, compreender e discutir os diferentes contextos e se colocar como personagem principal de uma nova história; APRENDER A APRENDER: Pensar, argumentar, buscar e selecionar Informações; APRENDER A FAZER: Desenvolver as competências e habilidades no Projeto Proposto; APRENDER A CONVIVER: Incorporar a solidariedade, responsabilidade e reciprocidade nas relações pessoais e sociais, através de ações do cotidiano.
CRONOGRAMA: Compõe o tempo que irá iniciar o Projeto e o término do mesmo. Depois dos objetivos traçados, o professor registrará as diversas atividades a serem executadas pelos alunos.
MATERIAIS: o que vou precisar?
Neste momento, o professor deve calcular o material a ser utilizado, o tempo de confecção, a duração de cada uma atividade, etc.
AVALIAÇÃO: Processo contínuo.
1. Quais foram os indicadores de sucesso atingidos?
2. Quais são os motivos do impedimento para o cumprimento de aspectos da programação?
3. Que medidas devem ser viabilizadas para se superar as dificuldades identificadas?
PUBLICAÇÃO: Apresentar o produto final do projeto é alimentar aautoestima e a auto-percepção real. Propicia o contato com as potencialidades e as limitações
Refletir sobre as propostas desenvolvidas no currículo da Educação Básica.
Componentes de um Projeto Pedagógico
Cada escola convive com problemas diferenciados e o projeto pedagógico deve refletir a realidade de cada uma, bem como a visão de seus principais segmentos. Entretanto, existem componentes que, normalmente, devem constar da elaboração de um projeto. A seguir, serão explicitados alguns destes componentes.
• Conteúdos Curriculares
Uma das preocupações centrais do projeto pedagógico é a abordagem dos problemas de ensino-aprendizagem. Devem ser considerados tanto a forma de apresentar os conteúdos, incluindo-se aí a escolha das técnicas de ensino, adequação do material pedagógico e distribuição do tempo na sala de aula, como também o domínio e a definição dos conteúdos de cada disciplina pelos professores.
• Avaliação da aprendizagem
Discutir e rever os objetivos da avaliação e os procedimentos empregados, considerando que a avaliação deve ser sistemática e gerar as informações necessárias para o aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem. Para tal, é preciso discutir a combinação dos instrumentos utilizados (provas e testes, tarefas de casa, observações sistemáticas, etc), a periodicidade, a adequação ao que foi ensinado e a capacidade de aferição dos resultados da aprendizagem. O processo de avaliação só se completa quando os professores reformulam suas práticas de ensino
• Recursos didáticos
Os recursos didáticos podem serdivididos entre aqueles utilizados em sala de aula (quadro de giz, livro didático, materiais impressos etc) e aqueles essenciais ao funcionamento adequado das instalações pedagógicas como biblioteca, sala de leitura e sala de recursos audiovisuais. A definição do material didático destinado à sala de aula deve ser formulada pelos professores e inclui a adequação deste material às necessidades do ensino-aprendizagem.
• Alocação e atuação dos professores
Além de dispor de um perfil de professores capaz de atender às disciplinas dos diferente ciclos, a escola deve distribuir seus docentes por ciclos, turnos e disciplinas. A previsão do quadro docente deve incluir a substituição daqueles que se afastam por motivo de licença, de saúde etc. e o desempenho dos professores deve ser analisado de modo abrangente, incluindo questões ligadas ao absenteísmo e baixa motivação, entre outras.
• Reformas e melhorias nas instalações da escola
A conservação das instalações escolares e a existência de um ambiente agradável têm se revelado como um dos determinantes do sucesso escolar. Por esta razão, a escola deve dedicar atenção
...