PROJETO POLITICO PEDAGOGICO
Por: elenpaty • 28/3/2016 • Relatório de pesquisa • 5.482 Palavras (22 Páginas) • 554 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
LETRAS
ELEN PATRICIA COELHO DA SILVA
RELATÓRIO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I
[pic 4]
RIO BRANCO
2015.
ELEN PATRICIA COELHO DA SILVA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I
Relatório de Estágio Curricular Obrigatório I, apresentado ao Curso de Letras da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para o 3º semestre.
Disciplina: Estágio Curricular Obrigatório I.
Orientador: Antonio Lemes Guerra Junior. Tutora de Sala: Raimunda de Lima Feitosa. Tutor eletrônico: Rafaela Balduino de Souza.
Turma: 2015/2 – Noturno – 3º semestre
Polo: Rio Branco/AC.
1. INTRODUÇÃO
Relatório de Estágio Curricular Obrigatório I realizado no período de 24/08 a 24/09 de 2015 na Escola Pública Municipal Anice Dib Jatene, sob a supervisão de campo da Professora Maria Inês Erácio de Souza. Neste relatório, serão apresentadas as atividades do Estágio Curricular Obrigatório I do Curso de Letras da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná e tem a finalidade registrar as experiências vividas no decorrer do estágio, como apresentação na escola escolhida para realização do estágio, reconhecimento e organização da escola, ambiente escolar, espaço físico o funcionamento e a rotina da escola.
O estágio surge como um processo fundamental na formação do aluno, pois é a forma de transição de aluno para professor. É neste momento que o aluno pode passar por experiências, conhecendo ainda melhor a área de atuação que escolheu. E tem a finalidade de registrar as experiências durante as observações em sala de aula.
Este estágio tem como objetivo, observar como se desenvolve o ensino em sala de aula, de que maneira os professores conduzem a aprendizagem, como se processa a apreensão do conhecimento pelo aluno. Objetiva ainda analisar como é a interação dos alunos com os professores, dos alunos entre si com a ambiente no cotidiano escolar.
O estágio é de fundamental importância para instrumentalizar o estudante do Curso de Letras e futuro profissional da educação, para que o mesmo se familiarize com a prática da sala de aula.
O referido estágio abrange as seguintes propostas, dados de identificação da escola, leitura e produção de textos, descrição da escola, entrevista com o professor regente, diários de observação e suas considerações finais.
2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I
2.1 – ATIVIDADE 1 – VISITA À ESCOLA PARA APRESENTAÇÃO
Este relatório é resultado do trabalho de observação realizado na Escola Pública e Municipal Anice Dib Jatene, localizada da Rua Waldomiro Lopes, Nº 1299 no bairro Geraldo Fleming no Município de Rio Branco – AC. Com capacidade para atender mais de 600 alunos do ensino fundamental e educação de jovens e adultos (EJA), a escola funciona em três turnos no período da manhã, tarde e noite. Além praticar os parâmetros curriculares estabelecido pela Secretaria Municipal de Educação (Seme). A escola tem como diferencial as aulas em campo e os programas de envolvimento da comunidade ao seu entorno em ações de interesse coletivo.
A Escola Municipal Anice Dib Jatene (EMADJ) foi construída no ano de 1992 em resposta a um abaixo assinado da comunidade, que solicitou ao então prefeito Jorge Kalume que fosse construída uma escola em um terreno baldio existente no Bairro. Concluída a obra, o prefeito, decidiu homenagear o médico cardiologista acreano Adib Jatene, que na época encontrava-se no cargo de Ministro da Saúde, batizando a escola com o nome de sua mãe, senhora “Anice Dib Jatene”. A escola ocupa uma área urbana de 3.136m², sendo 1200m² de área construída. É uma instituição sem fins lucrativos, mantida pela Prefeitura Municipal de Rio Branco – AC e pelo Governo Federal, cuja administração se faz através de um diretor eleito pela comunidade por um período de 03 anos podendo ser reeleito por igual período.
Esta escola foi construída pela necessidade de atender às crianças dessa comunidade que careciam de um Ensino Fundamental, pois até então estudavam em um galpão de madeira divididos em três repartições em precário estado de conservação, quente e desconfortável.
[pic 5]
(Entrada da Escola Anice Dib Jatene)
2.2- ATIVIDADE 2/3 - LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
Notamos que a sociedade coloca em parte a culpa da má educação e aponta as falhas no processo de ensino brasileiro, na pessoa do professor. Os problemas relacionados a educação estão relacionados a problemas políticos, culturais e sociais. São inúmeros os fatores que levam os alunos a um déficit de aprendizagem. Há algum tempo o papel do professor tem deixado de ser apenas o de ensinar, de passar aos alunos somente a parte pedagógica imposta pela LBD (Lei das Diretrizes e Bases) para ser o de verdadeiros psicólogos do ensinar. A área de educação nem sempre é cercada de sucessos e aprovações. Muitas vezes, no decorrer do ensino/aprendizagem se deparam com problemas que deixam os alunos paralisados diante do processo de aprendizagem, os segundo Guerra (2002) a criança com dificuldade para aprender exige um atendimento variado, incluindo aulas de apoio pedagógico, em horário extraclasse.
É no I ciclo que as dificuldades de aprendizagem aparecem na leitura e na escrita, impediente o aluno de ser um leitor fluente, fazendo trocas ou omissão de letras, inverte sílabas, apresenta leitura lenta, dá pulos de linhas ao ler um texto e ao final da leitura não consegue expressar o entendimento da leitura. É nesse ponto que o professor chega a confundir aprendizagem com problemas de comportamento, pois são tantas as dificuldades que as compreender requer uma atenta classificação dos principais fatores.
...