PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
Por: Banana34567 • 7/12/2019 • Trabalho acadêmico • 624 Palavras (3 Páginas) • 268 Visualizações
Nome da Universidade: Estácio de Sá Ourinhos:
Nome do Departamento: UNESA
Nome da Disciplina: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
Título do Relatório: Análise e relatório
Nome: Alexander Alberto Soares Justino
Matrícula: 201902005716
Como proposto por esta disciplina, observei uma criança de 12 meses. O nome dela é Juliana. O objetivo deste relatório é observar os desenvolvimentos biossociais da criança, psicossociais e cognitivos dela.
De acordo com os estudos de Berger, dependendo da idade do ser-humano, desenvolvemos diferentes aspectos de interação e desenvolvimentos (como citados acima).
E observando por dois dias essa criança, pude perceber que ela já entende o espaço que ela está. Por exemplo: Quando a mãe dela coloca o babador para que ela possa se alimentar, ela fica toda elétrica e fica batendo a colher em sua mesinha de refeições.
Por isso, de acordo com as aulas que assisti no decorrer desta disciplina, ela já tem – por mais que pouca – uma noção de onde está.
Claro que temos que ser claros que ela ainda é muito nova para entender, porém, esta criança específica já tem uma pequena noção.
Outro exemplo observado, a criança já sabe que quando está no chão, entende que é “hora de brincar” e a mãe deixa a criança livre para brincar com o que quiser, mas claro com a devida observação.
- Também, como aprendi nesta disciplina, uma criança desta idade leva tudo a sua boca. Por mais que ela possa ter uma pequena noção do que fazer – como brincar com os brinquedos - ela pode não ter uma noção do que fazer com eles. Pode levar a boca e por muitas vezes engolir. Com minhas observações na Juliana, percebi que a mãe sempre orientava a filha dizendo: “Não filha, não pode”. Com as orientações da mãe, depois de um certo tempo, a filha toda vez que ia colocar o objeto a boca olhava para a mãe.
Os materiais utilizados neste relatório foram as aulas da disciplina Psicologia e Desenvolvimento da Aprendizagem e também fiz uma pesquisa nos estudos de Berger. Com isso, pude ter uma avaliação mais clara e objetiva desta criança.
Finalizando, eu tenho um sobrinho de sete anos (eu entendo que o objetivo deste relatório era observar uma criança de 3 – 12 meses), mas com a minha observação na criança de 12 meses e tendo um sobrinho de 7, pude perceber dois extremos distintos. A criança de 12 meses, pode ter uma noção de espaço e uma pequena noção do que fazer, mas muitas vezes ela faz de acordo com o que pensa que tem que fazer. Como por exemplo: levar objetos a boca, chorar quando quer algo, não saber se comunicar direito. Já uma criança de 7 anos já sabe: ler, escrever (por mais que muito pouco), tem uma maior noção de espaço, não leva objetos perigosos a boca. Etc.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Berger, K.S. O Desenvolvimento da Pessoa: da infância a Adolescência. 5ª.ed.LTC Editora.2000
Papalia, D. E., Olds, S. W. & Feldmam, L.D. Desenvolvimento Humano. 8ª ed. McGraw- Hill, 2006
Rodrigues, L. Psicologia. 12º ano. 1º vol. 4ª.ed. Plátano editora.2003
Shaffer, D.R. Psicologia do Desenvolvimento: Infância e Adolescência.6ª.ed. Pioneira Thomson Learning. São Paulo, 2005
...