PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
Por: Marina Xavier • 20/5/2020 • Trabalho acadêmico • 1.124 Palavras (5 Páginas) • 617 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR (PCC)
Curso: Letras - Inglês - Formação Pedagógica
Disciplina: Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem.
Nome: Marina Carolina da Costa Xavier
Matrícula: 202003476821
Jaboatão dos Guararapes (PE), 18 Maio de 2020.
OBJETIVO
- Identificar as características do desenvolvimento físico-motor, afetivo-emocional, intelectual, moral ou social nos sujeitos determinados acima.
- Desenvolver um relatório sobre a observação realizada para entender como essas características influenciam o desenvolvimento da aprendizagem nesses sujeitos.
- Relacionar teoria e prática para entender os fenômenos observados e para a escrita do relatório.
INTRODUÇÃO
A presente pesquisa tem como base as observações realizadas nas etapas de desenvolvimento infantil, tendo como base o desenvolvimento em ambiente educacional de uma criança de 3 anos, permitindo a análise das fases do desenvolvimento da criança, observando as habilidades físico-motoras, intelectuais, emocionais ou afetivo-emocionais da criança estudada.
O trabalho tem o objetivo de correlacionar os temas estudados na disciplina de psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem com a vida prática nas creches/escolas.
RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO
Nome: Arthur Jefferson
Idade: 3 anos e 2 meses
Datas: 16/03, 17/03 e 18/03
- Primeiro dia de observação.
Iniciei o projeto as 7h15, horário de recebimento das crianças na unidade educacional visitada. Observa-se que a criança possui um bom relacionamento interpessoal com os amigos. Ao chegar na sala, Arthur, cumprimenta os colegas e os funcionários que estão em sala. Na recepção temos a troca do fardamento pelos pais e depois a despedida e a criança se portou bem diante da dinâmica da recepção.
No decorrer da manhã, é perceptível o interesse da criança e em seguir os regramentos dos adultos. Ele ajuda na hora da arrumação dos brinquedos, se prontifica a fazer a fila na hora da saída de sala (diferente de outras crianças que choram ou saem correndo).
Arthur, por vezes, menciona a mãe, no entanto, ao explicar que ela vem busca-lo mais tarde, ele compreende e volta a fazer as atividades.
No entanto, a criança mencionada possui grande dificuldade para dividir brinquedos, por muitas vezes quer pegar tudo para si e não gosta de ceder em prol de outras crianças, chegar a chorar para não compartilhar o brinquedo.
- Segundo dia de observação.
Segui com o segundo dia de observação e é perceptível que Arthur chegou irritadiço e choroso, a mãe justificou dizendo que a criança ficou assistindo ate tarde e por isso não dormiu direito, com isso ele estava com sono.
Foi feita a troca do fardamento com ele chorando e pedindo para mãe não ir embora, a auxiliar da sala deu suporte a mãe para tentar acalmá-lo e assim poder ir trabalhar.
Depois da recepção difícil, Arthur permaneceu estressado e sem querer se envolver nas atividades que a professora se propunha. Ele continuava pedindo insistentemente para ir para casa e chamando pela mãe. A auxiliar conversou com a professora e em conjunto decidiram que o melhor para a criança seria tirar um cochilo, com a decisão tomada, a auxiliar forrou um colchão e deitou Arthur, ele acabou pegando no sono por volta de 8h50. A professora continuou desenvolvendo as atividades com as demais crianças e por volta de 10h Arthur acordou, já bem mais disposto e a irritação tinha passado. Como hoje é o dia de parque de areia, as crianças foram conduzidas ao parquinho que fica fora da sala de aula, Arthur brincou e socializou com os demais colegas sem nenhum problema.
O dia seguiu normalmente e não ocorreu mais episódios de irritação, Arthur voltou a participar e a interagir com os demais nas horas da atividade e recreação.
- Terceiro dia de observação.
No último dia de observação, Arthur chegou tranquilo e realizou a rotina de troca e despedida da mãe sem grandes problemas.
Foi observado que a criança gosta muito de brinquedos que representem animais e ele tem bom conhecimento de animais diferenciados e seus nomes.
A tranquilidade permaneceu no decorrer do dia e não foi observado nenhum outro comportamento diferente do já relatado.
1- Desenvolvimento Psicossocial
- Arthur é tranquilo.
- Demonstra quando não está bem ou algo não o agrada.
- Mostra quando algo o agrada.
- Se comunica bem.
2- Desenvolvimento Biossocial
- Arthur já sobe e desce sozinho.
- Possui boa coordenação motora grossa e fina em desenvolvimento.
- Possui bom desenvolvimento para alimentação.
3- Desenvolvimento Cognitivo
- Arthur tem boa memória.
- Brinca de faz de conta.
- Já entende quando faz algo errado.
RELATÓRIO DE ACORDO COM A DISCIPLINA DE PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
Para Piaget, o desenvolvimento das crianças de 2 a 7 anos estaria no estágio pré-operatório. Nesta fase, as crianças demonstram uma maior propensão para o egocentrismo, aqui a criança está com o pensamento centrado nela mesma. É nesta fase que a criança passa a se socializar através da linguagem e também das suas produções artísticas (desenhos e dramatizações).
...