Pesquisa ação
Por: Élida Vaz • 11/6/2015 • Projeto de pesquisa • 636 Palavras (3 Páginas) • 217 Visualizações
INTRODUÇÃO
O preconceito sempre esteve presente na história, e constituí-se pelo medo ou receio das situações diferentes do considero “normal” pelo padrão social, além, de resultar da desinformação.
Do pensamento de que o outro é ruim, é fora dos padrões surge a discriminação, que é o preconceituoso agredir físico e verbalmente um indivíduo. A importância da divulgação desse tema deve-se a fato de muitos praticamente involuntariamente praticarem ações preconceituosas e discriminativas.
Na escola, essas ações são mais corriqueiras e próximas da realidade, por fazer parte de um contexto social múltiplo que envolve diferentes realidades. Essa diversidade social e cultural frequentemente é alvo de comparações e práticas preconceituosas no âmbito de ensino, por jovens que não têm noção das consequências psicológicas que aquela “brincadeira” pode vir a causar no outro.
O preconceito é transmitido culturalmente e só se pode combatê-lo através da educação. A educação aproxima as pessoas, possibilita o conhecimento de outras sociedades e culturas. Ela é um conjunto de processos que modificam a existência e o comportamento individual da pessoa. Em outras palavras, é o único instrumento capaz de formar uma sociedade mais justa. É imprescindível uma reeducação associada às políticas públicas, porque somente assim construiremos uma sociedade mais justa e democrática.
Com base nessas informações, criamos esse projeto sobre O Preconceito. Visando combatê-lo através de uma boa e ampla educação. Onde possam interagir e trabalharem juntos, vendo que dentro da escola somos uma equipe, onde todos são diferentes, mas com objetivos iguais.
OBJETIVO
O Objetivo desse projeto é garantir a igualdade das pessoas e garantir seus direitos. Auxiliando as ações, e estimulando o trabalho em equipe e o enfrentamento do preconceito. Explorar dentro das salas de aula o conhecimento, as diferenças, crenças, a fim de refletir e debater a história, a cultura. Esclarecer que todos nós somos seres únicos e temos livre arbítrio de pensar e agir como temos vontade, mas sempre respeitando o próximo.
Nosso objetivo é ensinar que todos têm suas particularidades, e cabe a cada um de nós respeitarmos, e sermos éticos perante as diferenças.
METODOLOGIA
Os métodos que podem ser usados para tratarmos esse tema em sala de aula.
- Falar sobre o preconceito na sociedade, sua origem, suas formas, e as leis que resguardam todos.
- Mostrar filmes, livros, entrevista com pessoas que tenham sofrido algum tipo de preconceito, ministrando palestras sobre o surgimento das raças e povos.
- Reunir a turma para um debate, pesquisas de campo e peças teatrais colocando-os assim para estar no lugar do outro.
- Usando exemplos representativos que mostrem que por trás de toda cor clara ou escura, por trás de todo gênero sexual, de toda religião ou crença, há uma mistura. Há cultura, e uma história tão bonita como qualquer outra, tão rica em conhecimento como a do outro. Que todos nascem da miscigenação de raças e não podemos julgar, ou humilhar o outro por suas características.
- Entrega de material informativo como folders e panfletos, de como tratar o outro tendo em vista o respeito às diversidades.
CRONOGRAMA
1. Apresentação do Projeto para a direção do colégio ou o responsável pelo espaço a ser desenvolvido o projeto.
2. Apresentação do Projeto para o corpo de Professores.
3. Aplicação do Projeto para os Alunos.
De acordo com a receptividade dos alunos com o projeto, caberá a escola decidir junto com a sociedade sua aplicação fora do âmbito escolar, levando para fora da escola o conhecimento adquirido dentro dela. Formando uma equipe escola e sociedade.
...