Plano de aula
Por: 51234 • 18/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.750 Palavras (7 Páginas) • 284 Visualizações
[pic 1]
LICENCIATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA
PRÁTICA DE ENSINO: TRAJETÓRIA DA PRÁXIS (PE: TP)
POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1
PLANO DE AULA – ENSINO MÉDIO
Alunas: RA:
Ariele Eidt RA: 1301256
Maristela Pinto de Lima Giotto RA: 1302843
Nataniel dos Santos Nunes RA: 1301750
PÓLO
São Miguel do Oeste
2015
IDENTIFICAÇÃO
NÍVEL DE ENSINO: Ensino Médio Ano: 1ª ano
TEMA: Interpretação de texto DISCIPLINA: Língua Portuguesa
JUSTIFICATIVA: Interpretar um texto é uma ação que consiste em estabelecer a comunicação tanto verbal como não verbal. Interpretação pode ser considerada um termo ambíguo, podendo se referir ao processo como ao resultado, assim consistindo na descoberta do seu significado como do seu sentido. Há várias construções e interpretações de um texto, todas estas dependem principalmente do leitor que lhe atribui um sentido. Assim, “é sempre possível advogar por ou contra uma interpretação, confrontar interpretações, arbitrar nelas, visar um acordo, ainda que este acordo continue longe de ser atingido”. (RICOEUR, 1989 a, p. 203). A interpretação textual permite a compreensão de todos os tipos de texto e discursos, e se estende ao entendimento da sua ideia principal e da sua essência. Esta permite que as pessoas dominem a linguagem escrita e falada, se tornando eficientes na transmissão e compreensão das informações, assim favorecendo o entendimento e assimilação de ideias. Devido a estes fatores a interpretação deve ser trabalhada em sala de aula, cabendo ao docente abrir as portas deste mundo que facilita o ensino/aprendizagem do discente.
OBJETIVO GERAL:
Desenvolver a habilidade da interpretação textual, sua análise, a escrita e a oralidade. Valorizar os textos que circulam entre os alunos, oportunizando diferentes leituras.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Florescer nos alunos o gosto pela escrita e leitura. Tornar os alunos hábeis e sabeis a interpretar um texto escrito ou retratado em imagens. Apreender a expressar-se em grupo. Ativar os conhecimentos prévios dos alunos, para que haja a manifestação de ideias. Estimular a oralidade, a criatividade, a crítica e a reflexão a respeito da vida do aluno.
CONTEÚDOS:
Interpretação da música “Cálice” de Chico Buarque de Holanda Compreensão e valorização da produção escrita e o desenvolvimento da oralidade
RECURSOS: Cartaz, mural, cópias da letra da música em folhas A4.
TEMPO ESTIMADO: 05 etapas (cada etapa corresponde a uma aula)
DESENVOLVIMENTO
1ª Etapa: Apresentação da temática aos alunos:
Esclarecer o que é interpretação textual, qual a sua importância, qual sua influência sob a forma de escrita e leitura e por que interpretar.
2ª Etapa: Conceito:
Explicar e apresentar aos alunos os conceitos de interpretação textual de acordo com vários autores. Esclarecer que de acordo com o dicionário Aurélio interpretar é “obter uma explicação detalhada do texto, ou seja, entender o que está escrito, o que o texto realmente diz, o que está explícito e o que está implícito”.
3ª Etapa: Oralidade e conhecimentos prévios
A oralidade deve ser explorada a todo o momento em sala de aula, pois esta desenvolve as demais habilidades, como a leitura e a escrita. Neste momento o professor escreve o título da música no quadro: “Cálice” de Chico Buarque de Holanda, (anexo I). Para investigar e ativar os conhecimentos prévios dos alunos o professor lança várias perguntas: Observando o título, o que será tratado na música? Quem conhece alguma do autor? Vocês gostam de músicas MPB? Por quê? Já pesquisaram alguma letra de música, com qual finalidade? Quem é o autor? É possível identificá-lo apenas pela letra da música? Porque a música se chama “Cálice”? Com base nestas perguntas, os alunos pensam sobre o texto, supõe hipóteses, ativam a criatividade e principalmente a oralidade.
4ª Etapa: Leitura
Em seguida poderá ser feita leitura da música “cálice” com visualização da mesma em um cartaz com a escrita em letra maiúscula. Propor uma leitura devagar, passando o dedo em cada palavra. Repetir a leitura até que a música seja familiarizada. Pedir para que os alunos leiam em voz alta O aluno deve ler com o auxílio da régua, para que haja a percepção de que a leitura é de cima para baixo, e da esquerda para a direita. Em seguida todos cantam a música com o auxílio do áudio da mesma.
...