Plano de aula de língua portuguesa
Por: 6147 • 1/4/2021 • Trabalho acadêmico • 611 Palavras (3 Páginas) • 242 Visualizações
Atividade de Língua Portuguesa Etapa VII
1) Pesquise no dicionário ou na internet a diferença entre trabalho e emprego. Em seguida, leia os textos e responda: O tema de cada texto a seguir nos remete, respectivamente, à ideia de TRABALHO ou à de EMPREGO?
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
2) Na sua opinião, a imagem ao lado traduz melhor a ideia de trabalho ou a de emprego? Escreva sua opinião e o que, na imagem, a justifica, nas linhas abaixo.
[pic 4][pic 5]
Vamos ler o texto...
A partir da Primeira Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra entre final do século XVIII e início do século XIX, o uso de novas tecnologias na produção de mercadorias passa a ser cada vez maior. Essa atitude garante aos industriais (donos de indústrias, donos dos meios de produção) maiores lucros, já que conseguem baratear o preço final de cada produto e, ao vendê-los em grande quantidade, a soma total de cada pequeno ganho gera um montante considerável de rendimentos no final do processo. Os grandes símbolos desse período são o carvão, o ferro e as máquinas a vapor. Essa revolução trouxe um novo personagem para a história: o operário fabril.
Despossuído dos recursos que lhe garantam condições de produzir a própria subsistência, esse sujeito tem apenas a própria força de trabalho. Sendo assim, ele a oferece no mercado em troca de um salário.
A fase seguinte de inovações na produção industrial ocorreu no final do século XIX. Costuma-se denominar esse momento como o da Segunda Revolução Industrial. A grande característica do período foi aproveitar novas fontes energéticas como eletricidade e petróleo. Tanto foi assim que o motor a combustão, pouco tempo depois usado nos automóveis, e o motor induzido foram as marcas dessa fase.
Escrevendo a partir do Texto
3) O texto fala sobre duas fases de inovações na produção industrial. Escreva um breve parágrafo dizendo que fases são essas e quais são suas principais características.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Do fordismo ao pós-fordismo
No início do século XX, Henry Ford, um estadunidense produtor de automóveis, modificou vários itens no processo produtivo em suas fábricas e acabou influenciando a produção industrial em geral. O uso da linha de produção foi popularizado, ajudando na especialização dos trabalhadores, isto é, cada um fazia apenas uma parte do processo produtivo. Nesse modelo, apesar de o operário ser visto como um consumidor em potencial, é possível ver o contínuo uso de máquinas, muitas substituindo o trabalho humano. De todo jeito, o fordismo foi praticamente absoluto até a década de 1970 tendo o Estado o papel de garantir bem-estar.
...