Portugues tipologia textual
Por: Zanna Caroline • 3/10/2016 • Trabalho acadêmico • 3.283 Palavras (14 Páginas) • 392 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
TIPOLOGIA TEXTUAL
Um estudo sistemático para área de Negócios
[pic 5] [pic 6] [pic 7] [pic 8]
DESCRIÇÃO EMPRESARIAL
[pic 9]
Descrever é representar verbalmente um objeto, uma pessoa, um lugar, mediante a indicação de aspectos característicos, de pormenores individualizantes.
A descrição requer observação cuidadosa, para tornar o que vai ser descrito um modelo inconfundível. Não se trata de enumerar uma série elementos, mas de captar os traços capazes de transmitir uma impressão. Descrever é mais que apontar, é muito mais que fotografar. Impõe-se, por isso, o uso de palavras específicas, exatas.
Na descrição, não ocorre transformação ou alteração temporal: o objeto a ser descrito permanece imóvel, inalterado.
EXEMPLOS:
Após o almoço, por volta das 13 horas, nada acontece escritório: observo a calma, a tranquilidade, o quadro na parede. Barulho da rua!
No trecho acima não há alteração temporal, tudo ocorre ao mesmo tempo; logo é um trecho descritivo.
Às sete da manhã o escritório está vazio; às oito, recebe os primeiros funcionários; às dez horas é uma verdadeira feira ...
Agora, o trecho acima é narrativo, pois há transformação temporal.
Processo e qualidade da descrição
São as seguintes as etapas da redação de um texto:
- Estabelecimento do objetivo a alcançar.
- Pesquisa e seleção dos dados que se vai relatar (plano de ideias).
- Elaboração do rascunho.
- Correção.
- Revisão.
- Redação da versão final.
As regras básicas da descrição
- O estilo deve ser rápido, vivo, claro (ordem direta, voz ativa).
- As descrições não serão lentas nem morosas, mas rápidas e carregadas de informação.
- O estilo floreado, com muitos adjetivos, será deixado de lado.
- Não se empregam muitas palavras quando uma é suficiente (evitem-se os excessos de adjetivos e advérbios).
- A impressão deve ser direta, concisa.
- Os parágrafos serão curtos.
Para a redação descritiva obter um resultado positivo, o redator há de se preocupar com:
- Pesquisa direta em fontes de informações: arquivo, cartas anteriores.
- Seleção de dados úteis e de valor para o texto que se vai redigir.
- Busca de originalidade, objetividade, rigor e estrutura lógica.
- Fundamentação de qualquer afirmação.
EXEMPLOS:
O Microsoft Draw é um tipo especial de software como um aplicativo incorporado. O Microsoft Draw é diferente de outros programas de desenho no sentido de que ele funciona “dentro” de um outro aplicativo; ele propicia aos aplicativos, como propicia aos aplicativos, como processadores de textos, planilhas eletrônicas e gerenciadores de banco de dados, a capacidade de criação de desenhos (Microsoft Draw: guia do usuário).
Este aparelho está apto para operar com corrente elétrica, ou 6vV DC usando quatro pilhas PCS, tamanho UM ou equivalente (Manual de instrução Precision).
A Máquina de Escrever IBM 82, com um único elemento de impressão, na forma de uma esfera e contendo todos o tipos, torna a datilografia fácil e rápida. A esfera de tipos desliza velozmente pela página imprimindo letras nítidas e uniformes. Foi eliminada a sobreimpressão de letras, pois foram eliminadas as barras de tipos. Não há carro móvel e, por isso, eliminou-se grande parte da vibração da máquina. Com isso, também, aumentou o espaço útil de sua mesa. Em volta da máquina (Manual de Instruções para IBM 82).
O discurso descritivo às vezes aparece intermeado pelo discurso narrativo (esse tipo de texto é também chamado de descrição de processo). Um texto é considerado descritivo, narrativo ou dissertativo dependendo do predomínio do processo discursivo. Para analisar a diferença entre narração e descrição, mencionam-se dois momentos do texto:
[pic 10]
TEXTO A:
TEXTO B:
Nesses dois trechos, o narrador transmite aspectos da realidade. Há, entretanto, uma diferença na maneira como esses aspectos são captados:
No texto A, o autor captou determinados aspectos da realidade em seu dinamismo, transmitindo ao leitor a progressão dos fatos em seu desenvolvimento temporal. Essa forma de apresentar a realidade denomina-se de narração.
No texto B, os aspectos da realidade captados pelo narrador acontecem ao mesmo tempo, são simultâneos. Não há entre eles qualquer marca temporal que indique progressão. Essa forma de se apresentar a realidade denomina-se de descrição.
NARRAÇÃO EMPRESARIAL
[pic 11]
A narração caracteriza-se como um relato organizado de acontecimentos reais ou possíveis. Em primeiro lugar, torna-se imperioso dar movimento aos fatos, manter aceso o interesse do leitor, expor os acontecimentos com rapidez, relatando-se apenas o que é significativo. A narração envolve:
Quem? | Personagens. Elas têm algumas particularidades. Quanto ao relevo:
Quanto a sua composição:
Processo de caracterização:
Autocaracterização - feita pela própria personagem. Heterocaracterização - feita pelo narrador ou outra personagem.
|
Quê? | Fatos |
Quando? | Tempo. A época em que ocorreram os acontecimentos.
|
Onde? | O lugar da ocorrência dos fatos.
|
Como? | O modo como se desenvolveram os acontecimentos. Quanto ao relevo:
Estrutura:
Momentos:
Delimitação:
|
Por quê? | A causa dos acontecimentos |
Observações:
- Onde, quando e quem pertencem à introdução do texto narrativo.
- O quê consta em geral do desenvolvimento do texto narrativo e o como aparece sobretudo no clímax (a parte principal da história) da narrativa.
- Reserva-se o porquê para a conclusão.
Para Siqueira (1992, p. 125), há diferenças entre uma narrativa ficcional literária, e uma narrativa documental. Em ambas, o processo de elaboração do discurso é chamado narração. Quando o fato se desenvolve a partir da criação de um conflito, temos uma narrativa. Quando o fato se desenvolve por meio de um simples sequência de ocorrências factuais, temos um relato.
...