Principais leis abolicionistas
Seminário: Principais leis abolicionistas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: asdahdaid • 6/6/2013 • Seminário • 749 Palavras (3 Páginas) • 826 Visualizações
Principais leis abolicionistas:
Lei Bill Aberdeen (1845) – Proibia o tráfico negreiro e aprisiona navios que transportavam escravos e julgava os traficantes na Inglaterra.
Lei aprovada pelo parlamento britânico em março de 1845 que concedia o transporte de cativos da África para as Américas, foi um período de conflito, os britânicos confiscavam vários navios negreiros brasileiros, invadindo águas territoriais brasileiras e até trocando tiros com as autoridades locais, assim sendo criada a Lei Eusébio de Queirós.
Lei Eusébio de Queirós (1850) – Extinção do tráfico negreiro, proibindo o tráfico de escravos que era realizado no Oceano Atlântico em sentido ao Brasil, o autor sendo Eusébio de Queirós Coutinho Matoso Câmara. Com toda essa situação acabou sendo criada a primeira legislação a Lei de 7 de novembro de 1831 que todos os escravos que entrassem no país seriam livres e que quem participasse do contrabando seria severamente punido com conduta criminosa, assim passou ser de uma grande importância, pois dificultou e encareceu a escravidão.
Lei de extinção do tráfico negreiro: Art. 1º e Art. 6º
Lei 7 de Novembro: Art. 4º
Lei do Ventre Livre (1871) - Os filhos dos escravos que nascessem a partir da promulgação da lei seria livre, ficando até 8 anos de idade sob o controle dos senhores. Mas essa lei não era tão boa para os escravos como parecia, com isso eles tinhas duas opções ficar com os senhores até atingir a maioridade ou serem entregues ao governo para arriscar a sorte na vida. No entanto as crianças ficava sob os cuidados do senhor e prestava serviços como de escravos, pagando a dívida com serviços gratuitos que voltava a ser uma escravidão.
Art. 1º e Art. 3º
Lei dos Sexagenários (1885) – conhecida também como Saraiva-Cotegipe, promulgada em 28 de setembro de 1885 que declarava livre os escravos com mais de 65 anos, que não dispunham de força e disposição para encarar as péssimas condições de trabalho cedido pelos senhores do engenho. Embora não sendo uma lei decisiva fez parte de uma cadeia de avanços que culminou a assinatura da Lei Áurea em 1888.
Art. 1ºe Art. 3º
Lei Áurea (1888) - A princesa Isabel assinou a Lei Áurea que aboliu a escravidão no Brasil, com essa aprovação o resultado da campanha se desenvolvia no Brasil. Para família imperial brasileira e para a própria Isabel, o custo da luta da princesa foi alto e o fim da escravatura fez ruir as últimas bases de sustentação do regime monarquista.
Art. 1º e Art. 2º
Legislação Brasileira – o artigo 149 do Código Penal ( que trata de crime de submeter as condições análogas a de escravo), alegando que o empresário é o responsável por todas relações trabalhistas de seu escravo. A constituição Federal de 1988 condiciona a posse de propriedade rural, com responsabilidade seu proprietário tudo o que ocorrer nos domínios
...