Pro inter
Por: lucasdm6 • 26/5/2015 • Trabalho acadêmico • 573 Palavras (3 Páginas) • 196 Visualizações
Nome: Lucas Duarte Moreira RA: 2978575857
Cap. 2
A revolução do Empreendedorismo
O mundo tem passado por várias transformações em curtos períodos de tempo, principalmente no século XX, quando foi criada a maioria das invenções que revolucionaram o estilo de vida das pessoas. Geralmente, essas invenções são frutos de inovação, de algo inédito ou de uma nova visão de como utilizar coisas já existentes, mas que ninguém antes ousou olhar de outra maneira, Por trás dessas invenções, existem pessoas ou equipes de pessoas com características especiais que são visionárias, questionam, arriscam, querem algo diferente, fazem acontecer e empreendem. Os empreendedores são pessoas diferenciadas, que possuem motivação singular, apaixonadas pelo que fazem, não se contentam em ser mais um na multidão quer deixar um legado. Uma vez que o próprio processo empreendedor devem ser estudas e entendidas. (PX21)
Cap. 3
Diferenciando ideias de oportunidades.
Talvez um dos maiores mitos a respeito de novas ideias de negócios é que elas devam ser únicas. O fato de uma ideia ser ou não única não importa. O que importa é como o empreendedor utiliza sua ideia, inédita ou não, de forma a transformá-la em um produto ou serviço que faça sua empresa crescer. As oportunidades é que geralmente são únicas, pois o empreendedor pode ficar vários anos sem observar e aproveitar uma oportunidade de desenvolver um novo produto, ganhar um novo mercado e estabelecer uma parceria que o diferencie de seus concorrentes.
É comum ouvir a seguinte resposta de jovens empreendedores quando perguntados a respeito de suas ideias de negócio. A minha ideia de negocio é revolucionária meu produto e único e não possui concorrentes.
Cap. 5 O Plano de Negócios.
Quando se fala em empreendedorismo, remete-se naturalmente ao termo plano de negócios (business plan). Como foi visto em capítulos anteriores, o plano de negócios é pare fundamental do processo empreendedor. Empreendedores precisam saber planejar suas ações e delinear as estratégias da empresa a ser criada ou em crescimento. A principal utilização do plano de negócios é a de prover uma ferramenta de gestão para planejamento e desenvolvimento inicial de uma start-up. No entanto, o plano de negócio tem atingido notoriedade como instrumento de captação de recursos financeiros junto a capitalista de risco e angel investors, principalmente no tocante às empresas de tecnologia e com proposta inovadoras.
No Brasil, foi justamente o setor de software que começou a popularizar o uso do plano de negócios. (PX93)
Cap. 9
Questões Legais de Constituição da Empresa.
Neste capítul0, alguns aspectos legais de abertura da empresa e de proteção da ideia foram discutidos. Os empreendedores geralmente não gostam muito desses assuntos, pois são complexos, envolvem análises de leis, e sempre há muita burocracia durante o processo. Mas são de suma importância durante toda a existência de uma empresa. Qualquer encargo que possa ser retirado dos produtos ou serviços significa menores preõs finais aos clientes, ou maiores lucros para empresa. A adesão ao Simples, apesar de não ser possível a todo tipo de empresa, também deve ser analisada quando da ciação do negócio. A proteção da ideia por meio do depósito de patentes é um quesito básico para qualquer empresa nascente, principalmente as baseadas em inovação e tecnologia, muito susceptíveis à concorrência. (PX 220)
...