Projeto De Leitura
Trabalho Universitário: Projeto De Leitura. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lucianasouza • 29/11/2014 • 344 Palavras (2 Páginas) • 441 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS I
GESTÃO DOS PROJETOS E ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - GEAD
Pólo: Esplanada- BA
Luciana da Silva Romão Souza
As mídias e a literatura infanto-juvenil
Esplanada – BA
Junho/2014
Luciana da Silva Romão Souza
As mídias e a literatura infanto-juvenil
Trabalho apresentado a UNEB Universidade do Estado da Bahia do curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas como requisito parcial de avaliação do campo de Literatura Infanto-juvenil sob a orientação da Prof.ªFormadora: Elizabeth Gonzaga de Lima e do Tutor presencial Fabrício Pimenta.
Esplanada – BA
Junho/2014
De que maneira as mídias renovam a literatura de Monteiro Lobato?
A escola é a ponte que pode estabelecer uma conexão entre as mídias e, ao mesmo tempo, aprimorar esse conhecimento prévio sobre elas, apresentando o mundo cada vez mais cedo às crianças. Estas estão transformando o relacionamento que as crianças e os jovens têm com a educação e, em especial, com a literatura; através dos mais diversos recursos tecnológicos de comunicação como o cinema, à televisão e a Web.
As mídias estão a cada dia renovando a literatura do escritor Monteiro Lobato, que traz nas suas histórias muita fantasia e encantamento. A primeira obra literária infanto-juvenil a ser adaptada para televisão foi Sítio do Picapau Amarelo de Monteiro Lobato. A primeira adaptação para a TV, com o episódio “A pílula falante”, um dos capítulos de Reinações de Narizinho. Um dos vários problemas com a adaptação para TV foi que a história do livro não era transmitida com fidelidade a original. É notória a agressividade do marketing e do consumismo em torno do público infanto-juvenil. As mídias não cumprem seu papel social, só se preocupa em ganhar dinheiro. Assim o hábito da leitura vai sendo deixado para trás, e o conhecimento inicial sobre a história quedeveria partir da leitura do livro Sítio do Pica-pau Amarelo, é transferido para a leitura audiovisual, impedindo que a criança tenha uma visão mais crítica sobre a obra.
Referências:
LIMA, Elizabeth Gonzaga.Literatura infanto-juvenil: licenciatura em letras, língua portuguesa e literaturas. Salvador: UNEB/GEAD, 2014.68 p.
Monteiro Lobato. Disponível em: http://lobato.globo.com/
Acessado em: 18/06/2014
...