Projeto leitura
Por: Daniela Longo • 2/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.155 Palavras (9 Páginas) • 815 Visualizações
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENS. GUARULHOS SUL
E.E REPÚBLICA DA VENEZUELA
PROJETO: HORA DA LEITURA
Daniela Longo da Silva Souza
GUARULHOS, SP
2015
“E.E. REPÚBLICA DA VENEZUELA”
Daniela Longo da Silva Souza
Projeto: Hora da Leitura
Língua Portuguesa
GUARULHOS, SP
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
- Definição de escola de tempo integral;
Objetivos da escola de período integral;
Vantagens do período integral.
- Definição hora da leitura;
- Publico alvo;
- Justificativa;
- Objetivo geral;
- Objetivo específico;
- Metodologia;
- Recursos;
- Sugestões de atividades lúdicas;
- Resultados e impacto esperado;
- Atividades em anexo;
- Relatos de experiência profissional e vida acadêmica;
- Bibliografia.
GUARULHOS, SP
2015
“A teoria sem a prática vira verbalismo, assim como a prática sem teoria, vira ativismo. No entanto, quando se une a prática com a teoria tem - se a práxis, a ação criadora e modificadora da realidade.”
Paulo Freire
- Escola de tempo integral
Por definição, a palavra integral significa inteiro, completo, total, o que é identificado nas diversas definições de escola e de educação proposta por Anísio Teixeira e retomadas mais recentemente nas discussões acerca da necessidade de ampliação do tempo de permanência do educando na escola. A educação integral prevê práticas não dicotomizadas, que reconhecem a importância dos saberes formais e não formais, a construção de relações democráticas entre pessoas e grupos, imprescindíveis à formação humana, e que valorizem os saberes prévios, as múltiplas diferenças e semelhanças e façam de todos nós sujeitos históricos e sociais.
Essa metodologia pretende oferecer uma educação por inteiro em um turno integral, rimando quantidade e qualidade educacionais para que nossos educandos tenham oportunidades de desenvolvimento dos requisitos necessários para uma vida plena com participação ativa e saudável na sociedade.
Construir uma educação que emancipe e forme uma perspectiva humana que considere suas múltiplas dimensões e necessidades educativas é a grande estratégia de melhoria da qualidade de ensino e promoção do sucesso escolar que é a educação integral.
A ampliação do currículo com a valorização dos saberes populares, a gestão democrática, a participação de outros sujeitos e a extensão do território educativo, tudo isso é articulado com o projeto político pedagógico da escola, visando garantir a vivencia escolar de educandos, professores famílias e comunidades de um exercício cotidiano e coletivo de cidadania. Essa política de educação integral ultrapassa, portanto a mera ampliação de tempos, espaços e oportunidades educacionais e busca discutir e construir espaços de participação , favorecendo a aprendizagem na perspectiva da cidadania, da diversidade e do respeito aos direitos humanos.O desafio é grande, mas as possibilidades da escola de tempo integral é um solo fértil de uma educação democrática e de qualidade social, é real.
A essência do projeto é a permanência do educando na escola, assistindo-o integralmente, em suas necessidades básicas e educacionais, ampliando o aproveitamento escolar, resgatando a auto- estima e capacitando-o para atingir efetivamente a aprendizagem que envolve todas as áreas que estimulam o desenvolvimento cognitivo, psicossocial e psicológico do educando, como as artes, o tetro, a música, a leitura, o esporte, entre outras.
- Objetivos da escola de tempo integral
- Incentivar a participação responsável da comunidade buscando, através do seu engajamento o processo educacional, diminuir as desigualdades sociais, e consequentemente, reduzir os altos índices de violência;
- Adaptar à realidade econômica de cada região com a diversificação de culturas, visando à transformação qualitativa das estruturas produtivas já existentes;
- Manter os educandos com atividades de qualidade;
- educá-los para o pleno exercício da cidadania;
- orientá-los para a vida;
- Criar hábitos de estudo, aprofundando os conteúdos vivenciados no turno regular;
- Vincular as atividades pedagógicas às rotinas de recreação e estudos complementares;
- Suprir a falta de opção oferecida pelos pais no campo social, cultural, esportivo e tecnológico;
- Possibilitar aos educandos, de famílias de baixa renda, ambientes adequados a assistência necessária para a realização de suas tarefas;
- Pais, responsáveis, precisam trabalhar para promover o sustento familiar. A escola de tempo integral supre essa ociosidade do educando e deixa os pais tranqüilos para trabalhar o dia inteiro;
É muito mais difícil uma criança que estuda em período integral se envolver com drogas ou ter problemas sociais.
1.2 Vantagens período integral
- Melhora o rendimento escolar do educando;
- Libera os pais para o trabalho;
- Proporciona melhor aproveitamento do tempo ocioso;
- Supre a necessidade por esportes;
- Afasta o risco social;
- Melhora a convivência em família;
- Supre a carência de lazer, cultura e acesso a tecnologia.
- “Hora da Leitura”
O projeto hora da leitura é uma proposta de trabalho que visa enfatizar a leitura de diversos gêneros como, os da literatura popular de tradição oral, os contos, as crônicas, os poemas, os textos dramáticos, as letras de musicas, as charges, tiras e outros adequados aos educandos.
Contudo, existe a necessidade de fazer um trabalho de sedução para a leitura de diferentes textos que compõem o repertorio literário, as obras de autores mais consagrados e as dos autores contemporâneos, de tal forma que se perceba a riqueza dos diversos estilos e linguagens.
...