Projeto Leitura e Escrita
Por: daviligia • 20/4/2015 • Trabalho acadêmico • 893 Palavras (4 Páginas) • 1.398 Visualizações
1- Título Projeto:
Leitura e Escrita
2- Publico Alvo:
1º ano
3- Instituição Da Prática De Ensino:
CEEJA Teresa Mitsuko Tustumi
4- Município / Estado:
Ji – Paraná / RO
5- Responsável Legal Pela Instituição De Prática De Estagio:
Diretor
Vice Diretor
6- Período De Prática:
26/08/2013 – 20/09/2013
7- Característica Da Realidade:
O CEEJA Esta Localizado Rua Dr. Fiel 257 Bairro Jotão em Ji-Paraná, RO, tem o nome em homenagem a professora Teresa Mitsuko Tustumi. E foi fundado em 1987. Possui um corpo docente formado por professores graduados e habilitados em pedagogia como sendo: Diretor e Vice Diretor, Supervisor, Orientador, 32 Professores, Secretaria, 03 Cozinheira e 05 Zeladoras.
Sua estrutura conta com: 11 salas de aula, 01 sala de elaboração de provas, 01 sala de aplicação de provas, 01 biblioteca, 01 secretaria, 01 sala de professores, 01 sala de orientação, 01 sala da diretoria, refeitório, banheiros femininos adaptados para portadores de necessidades especiais e banheiros masculinos adaptados para portadores de necessidades especiais.
Atualmente a escola atende um numero de 2225 alunos sendo muitos alunos com necessidades especiais. 960 no ensino fundamental, 920 no ensino médio, 190 no ensino modular e 155 no ensino semi - presencial. A proposta pedagógica e muito bem desenvolvida, tendo a participação da comunidade que interage de uma forma coletiva, a relação aluno e professor é muito interessante pois os alunos com necessidades especiais tem professores capacitados para auxiliar na sua aprendizagem.
O provão acontece 4x ao ano de 1° a 4° serie do ensino fundamental.
E duas vezes ao ano o provão do ensino médio.
A escola funciona em três turnos: Matutino, Vespertino e Noturno
Justificativa:
As crianças que estão se alfabetizando podem e devem aprender muitas coisas a partir de um trabalho intencional com os nomes próprios na sala de aula. A todo instante nos deparamos com uma linguagem escrita: em jornais, revistas, panfletos, cartazes, outdoors, placas de trânsito, e-mails, blogs, sites, MSN e outros; um mundo escrito, a escola é um ambiente privilegiado por garantir contato com os livros, passar a gostar ou a detestar a leitura, tem a ver com a forma de como é passado.
Objetivo:
Desenvolver nos alunos um processo de leitura permanente para estarem continuamente atualizados frente aos desafios e perspectivas do mundo moderno e contemporâneo, ajudando-os a se tornarem leitores e escritores de forma agradável e prazerosa.
Objetivos Específicos;
• Desenvolver estratégias e procedimentos de leitura eficientes para ensinar os alunos;
• Diferenciar letras umas das outras
• Diferenciar letras dos números.
•Diferenciar letras e Desenhos
• A função dos nomes: para marcar trabalhos, identificar materiais, registrar a presença na sala de aula etc.
Conteúdos:
• Leitura
• Procedimentos de leitura;
• Escrita
Recursos:
Folhas de papel sulfite com os nomes dos alunos da classe impressos, etiquetas de cartolina, folhas de papel craft e letras móveis, alfabeto de E.V.A e Figuras.
Metodologia:
1ª etapa
Peça
...