TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO ENSINO FUNDAMENTAL ESTAGIO

Por:   •  22/2/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.803 Palavras (8 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 8

LICENCIATURA EM LETRAS – Segunda licenciatura

MANUAL DE ESTÁGIO

Estágio Supervisionado:

Observação e prática –

Ensino Fundamental

Carga horária: 100h

Silvia Vieira Rocha – RU 2418377

Capelinha - MG

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO..........................................................................3

  1. RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO.............................................4
  1. RELATÓRIO DE INTERVENÇÃO............................................6
  1. PLANO DE AULA.....................................................................7
  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................9
  1. REFERÊNCIAS........................................................................10
  1. INTRODUÇÃO  

Este relatório de estágio do Ensino Fundamental faz um relato de experiência vivenciada dentro da sala de aula, tendo uma carga horária de 100 horas, com o objetivo de relatar as atividades desenvolvidas dentro do período de estágio e referenciar os estudos através de observação e participação ativa nas práticas pedagógicas por meio de acompanhamento direto, no cotidiano escolar a serem descritos nesse relatório.   

O estágio permite tornar visível um caminho de relação entre teoria e prática nas escolas, colaborando para uma reflexão acerca de todo aprendizado adquirido durante a Licenciatura em Letras.

A prática do estágio é fundamental para a formação de um profissional da educação que diante de situações reais e diversas no meio escolar reflete como lidar com tais situações, e aproveitam essas experiências para suas futuras atividades na área da educação.

Neste relatório mostrarei como aconteceram as observações em sala de aula, as atividades trabalhadas, as concepções pedagógicas da escola, descreverei à estrutura física da escola e do corpo docente. Procurarei descrever a experiência vivenciada detalhadamente, apontando os pontos positivos e negativos que vivenciei nesse período. A intervenção foi feita no período vespertino, durante uma semana, dias 14/06 a 06/07 de 2018.

 

  1. RELATÓRIO DA OBSERVAÇÃO

O estágio supervisionado do Ensino Fundamental foi realizado na Escola Estadual Augusto Barbosa  que está localizada em Angelândia, uma pequena cidade do interior de Minas Gerais.

A instituição atende a 956 alunos matriculados em três períodos: matutino, vespertino e noturno. O ensino fundamental acontece no período vespertino. A escola não tem dificuldades em atender os alunos, todos que desejam tem a matricula efetuada prontamente. A escola possui um grande número de alunos da zona rural, e a maioria dos alunos são filhos de lavradores. É uma escola grande, possui três pavilhões com 30 salas de aula, de mais menos 56 m2 cada; uma cantina, cozinha e um refeitório grande. Há também a biblioteca contendo diversos  livros didáticos e outros livros para os alunos lerem e fazerem pesquisas, uma professora fica constantemente nela para atender os alunos e caso queira levar algum livro para casa anotar a saída e a entrada do mesmo. Possui também a sala de vídeo com retroprojetor e uma quadra, entre um pavilhão e outro tem um espaço verde muito bem cuidado. No segundo pavilhão fica também o setor administrativo, que é a secretaria, a sala dos diretores, da supervisão e a sala dos professores.

A escola possui 1 diretora e 2 vices que são escolhidos de dois em dois anos pelos professores, pais e alunos, por meio de uma eleição. Os candidatos geralmente são professores da própria escola que são submetidos a uma prova sobre conhecimentos administrativos, elaborada pela secretaria da educação e só poderão se candidatar ao cargo se obterem média na prova. Além dos diretores tem quatro supervisores pedagógicos dois para cada etapa da formação. E 46 professores graduados para atender as diversas áreas da grade curricular.

Todo o planejamento da escola é realizado anualmente com base no referencial curricular do Estado e no Projeto Político Pedagógico – PPP da mesma.

Quanto aos alunos gostaria de salientar que a maioria das salas são formadas por filhos de famílias humildes, em geral lavradores e a maioria não tem nem o ensino fundamental completo, famílias de 5 a 6 integrantes.

As aulas do ensino fundamental iniciam às 13 horas seguindo mais ou menos o seguinte padrão: a professora regente da turma faz a chamada e em seguida passa de mesa em mesa olhando se todos fizeram a atividade de casa, em seguida introduz a atividade ou conteúdo específico para aquela aula. Neste segundo dia de estágio ela apresentou o gênero textual “fábula” entregou alguns textos, e pediu que os alunos lessem individualmente as historinhas. (Depois a leitura foi feita de voz alta por ela e eu) em seguida ela pediu para que eles escrevessem no caderno o que entenderam e se gostaram dos textos.  

Conforme foram  terminando levaram os cadernos a mesa dela para leitura e avaliação da compreensão individual e da escrita.  Após essa atividade deu à hora do intervalo.

Quando voltaram do recreio as crianças foram para a educação física, onde os meninos foram jogar bola e as meninas pular cordas.

Depois foi a vez de a professora regente retomar as atividades, aula de matemática até as 17h15min, onde se encerra mais um dia de jornada escolar.

 

  1. RELATÓRIO DA INTERVENÇÃO

O estágio é a oportunidade de conhecer os aspectos fundamentais na formação dos futuros professores, pois, é o momento de contato e experiência entre aluno-professor e a partir daí surgem novos questionamentos e uma nova perspectiva sobre o ensino, a aprendizagem e a sua função específica do educador. É um momento privilegiado em que o estagiário se reconhece um aprendiz dentro da realidade educacional, segundo freire, apud Weiduschat (2007 p.50-51).

“[Quero dizer que ensinar e aprender se vão dando de tal maneira que quem ensina aprende”...] e também a Psicologia da educação e aprendizagem insiste na tese de que “não é possível aprender sobre o mundo, sobre as coisas, se não tivermos o outro, ou seja, é necessário que alguém atribua significado sobre as coisas, para que possamos pensar o mundo à nossa volta”. (SILVA, 2007, P.12) esse contato com o mundo escolar e principalmente com os alunos é o ponto chave do estágio. “Enquanto campo de conhecimento, o estágio se produz na interação dos cursos de formação com o campo social no qual se desenvolvem as práticas educativas” (PIMENTA e LIMA, 2004, p. 6)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (155.8 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com