RESENHA: A LINGUAGEM, LÍNGUA E LINGUÍSTICA
Por: Tuany • 5/4/2018 • Resenha • 981 Palavras (4 Páginas) • 1.331 Visualizações
DISCIPLINA: LINGUÍSTICA HISTÓRIA E TEORIA
TEXTO: “LINGUAGEM, LÍNGUA E LINGUÍSTICA” – MARGARIDA PETTER
DISCENTE: TUANY MARIA RODRIGUES GONÇALVES CIANELLI
Questões sobre o texto: Linguagem, língua e linguística – Margarida Petter
Obra: Introdução à Linguística I: Fiorin
Atividade avaliativa – Linguística: História e Teoria
- A partir da leitura proposta, refletindo sobre os conceitos de língua e linguagem, de maneira ampla, comente a visão de Saussure e Chomsky sobre tais capacidades eminentemente humanas. Não deixe de considerar os diferentes pontos de vista dos autores em sua resposta.
“ ...a Linguística tem por único e verdadeiro objeto a língua considerada em si mesma, e por si mesma. ” (Saussure - 1969: 17)
Conhecido como o pai do estruturalismo, Ferdinand de Saussure, fundamenta sua teoria que envolve os estudos linguísticos baseada na ideologia de que a linguagem é um instrumento de ocupação da humanidade. Ele foi responsável por fazer da Linguística uma ciência.
O autor definitivamente não exclui os aspectos fala e discurso de seus estudos. Muito pelo contrário, procurou enfatizar que é por utilização desta que a língua sofre suas possíveis alterações. Contudo, procura segmentar o estudo entre uma (fala) e outra (língua) de modo interdependente.
Segundo Petter em Linguagem, língua e linguística, o teórico citado considera a língua um “sistema de signos” que se limita e define-se por suas próprias facetas. Portanto, para Saussure, a língua “não se deixa classificar em nenhuma categoria de fatos humanos, pois não se sabe inferir sua unidade”; principalmente porque quando executada, mesmo que de forma errada, não é comprometida.
Assim, Saussure, determina que a fala pode ser apresentada de uma forma mais individual que depende do indivíduo falante, mas a língua, além de inalterável, é parte de uma constituição social (e também escrita - por ser concreta) que é determinante para que se entenda o que se reproduz e o que se recebe.
Noam Chomsky, por outro lado, defende a teoria de que a capacidade responsável por desenvolver a fala está relacionada a genética de cada indivíduo. Para o filósofo a mente humana possui estruturas e arquivos que condizem com a língua e linguagem e precisam ser então “ativadas” para que os sons sejam reproduzidos.
“Essas propriedades já devem ser "conhecidas" da criança antes de seu contato com qualquer língua natural e devem ser acionadas durante o processo de aquisição da linguagem”, diz o filósofo.
Processo este que determina a aquisição de toda a forma estrutural e utilidade de uma língua - dependendo do meio onde vive este falante - que será trabalhada mediante a competência do locutor. E é óbvio que os fatores determinantes desta linguagem estão ligados ao que acontece socialmente na vida do autor da fala.
Portanto, a teoria gerativista explica que a língua e a linguagem são capacidades inatas de seres humanos não possuintes de déficits relacionados a elas; e que o aprendizado se dá a partir da observância e exposição enquanto crianças.
- Imagine que você tenha que responder ao seguinte questionamento: O que é Linguística? Considerando o texto lido, escreva um resumo sobre o conceito de linguística. Para ratificar seu posicionamento, cite trechos do material em análise. Lembre-se do uso de aspas para citar devidamente trechos do autor do texto.
“Uma pintura, uma dança, um gesto podem expressar, mesmo que sob formas diversas, um mesmo conteúdo básico, mas só a linguagem verbal é capaz de traduzir com maior eficiência qualquer um desses sistemas semióticos”.
A Linguística estuda como a forma oral e a expressividade falada, específica do ser humano, se dá. Apresentar fundamentos que expliquem a verbalização dos signos e a fala humana é a base dessa ciência. Toda a manifestação de oralidade de uma sociedade em detrimento de outra interessa a Linguística. O que importa aqui são os fenômenos fonéticos e o que eles significam.
...