Redação Carta Argumentativa
Por: zayizer • 30/9/2018 • Dissertação • 317 Palavras (2 Páginas) • 2.605 Visualizações
Osasco, 20 de Setembro de 2018
Caro Marcelo Rubens Paiva,
Sou uma aluna do 3 ano do ensino médio de uma escola particular. Preparando-me para uma discussão oral sobre o assunto o "a importância da leitura" deparei-me com seu texto, que aborda o mesmo assunto, no cenário nacional. Acho importantíssima a divulgação de sua crônica, para mostrar aos brasileiros que nosso país está, de fato, lendo menos.
"Um país se faz com homens e livros", correto estava Machado de Assis quando disse isso. Vivemos em uma democracia, na qual podemos escolher quem nos representa. Contudo, essa escolha só é eficaz se o povo brasileiro ler e informar-se. "A falta de leitura traz um dano que prejudica o pouco que resta do projeto nação" exemplifica perfeitamente o que disse acima. O eleitorado, que é facilmente manipulado devido a falta de senso crítico resultado de um pobre costume de ler, elege um tirano em disfarce de herói para o cargo máximo do poder executivo. Cria-se, portanto, uma pirâmide na qual quem está no topo não visa progredir a nação, educá-la e incentivá-la a ler, instruindo-a, pois isso as tornariam cabeças pensantes e reflexivas, o que acabaria com o monopólio de poder e com sua riqueza.
Além disso, concordo com o posicionamento do senhor sobre ensinar diversas matérias aos alunos, estendendo esse princípio aos livros, apresentando múltiplas temáticas e gêneros, visto em " "Ensinem apenas o que lhes dá prazer. Criem uma geração hedonismo e manipulável". Ao fazê-lo, estaríamos desestimulando a plasticidade mental dos estudantes e mantendo-os em suas zonas de conforto, não os introduzindo a vida pós-escolar, quando serão confrontados com situações inesperadas e que requerem análise e senso crítico.
Dito isso, espero que o texto do senhor adquira uma maior circulação, apontando para os brasileiros o porquê do nosso atual cenário político. Sobretudo, desejo que sua crônica consiga atingir o seu principal objetivo, encorajando nossos cidadãos a ler.
Atenciosamente,
G.Z.
...