Relatório de Estágio Letras e Espanhol
Por: Alegria.Uniao • 29/6/2023 • Trabalho acadêmico • 7.867 Palavras (32 Páginas) • 83 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1 RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS 4
2 RELATO DA ANÁLISE DO PLANO DE TRABALHO DOCENTE 4
3 RELATO DA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DA ESCOLA 8
4 PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC 10
5 RELATO DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA BNCC NA ESCOLA 12
6 RELATO DA ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS PELO PROFESSOR 14
7 RELATO DA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DA DISCIPLINA 16
8 RELATO DA OBSERVAÇÃO 18
9 PLANOS DE AULA 21
10 RELATO DA APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE aula AO PROFESSOR 37
11 RELATO DA REGÊNCIA 39
12 VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO 41
CONSIDERAÇÕES FINAIS 42
REFERÊNCIAS 43
INTRODUÇÃO
Este relatório tem por objetivo principal relatar todas as etapas realizadas durante o estágio supervisionada na NOME DA ESCOLA, situada na ENDEREÇO DA ESCOLA. A importância da realização deste estágio é fazer com o discente tenha um contato prático com a escola e todas as etapas trazem uma aprendizagem mais significativa, potencializando os conhecimentos adquiridos na teoria no decorrer da graduação.
Neste sentido o presente relatório tem como finalidade apresentar as informações que foram obtidas pela escola dentre as atividades relatadas estão as realizadas com o auxílio do supervisor de campo que foi o período de observação e de regência com a turma, deixando uma boa bagagem profissional para o futuro formando do Curso de Letras.
Serão apresentadas as observações e análises feitas, no período matutino, na Escola NOME DA ESCOLA sendo realizadas as observações e também a regências das aulas ministradas sob a supervisão da professora regente NOME DA PROFESSORA
Em cada aula foram observados todos os aspectos possíveis relacionados à leitura e compreensão de texto, estudos gramaticais, atividades orais, atividades com gêneros textuais, o material didático, a postura do professor, a maneira que ele abordou o conteúdo, os materiais didáticos utilizados.
Com relação ao aluno e ao aprendizado, observações foram feitas referentes ao seu papel durante aquela aula, o seu comportamento, a forma de interação, a maneira da sua participação, o relacionamento com o professor, a forma que se deu a aprendizagem.
Neste sentido com a etapa das aulas observadas foi o momento da elaboração dos planos de aula para a turma escolhida, no caso, o 1º ano, matutino, com um assunto indicado pela professora de Língua Portuguesa. Ao decorrer do estágio, foram aplicadas as aulas, sendo este o primeiro contato direto com a vida profissional dentro da sala de aula após as observações.
- RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS
Esse texto tem por objetivos levantar questões a respeito do estudo de língua materna durante o ensino médio. Demostrando quais as suas finalidades, quais as contribuições para a formação de leitores e de desenvolvedores de textos.
Podemos afirmar que a linguagem vai bem além do ato de apenas se comunicar através de símbolos de um modo verbal e não verbal. A linguagem engloba aspectos cognitivos, comunicativos e também interativos, uma vez que é a partir da linguagem que os seres humanos são capazes de organizar seus pensamentos, elaborar seus projetos, fazer planejamentos sobre seu modo de agir, assim como manter uma organização entre os mais diversos povos do mundo.
Dessa maneira a linguagem se torna responsável pelo desenvolvimento de conhecimentos e saberes, uma vez que ela é mediadora entre o aspecto cognitivo e mental, relacionando os com a realidade da vida em sociedade de um modo geral.
A língua também é tida como fazendo parte de um conjunto de sistemas, que envolvem símbolos de linguagem, que se unem a necessidade de cada indivíduo de se inteirar na sociedade em que vive. Ou seja, é um acontecimento social que se desenvolve em concordância com as práticas da sociedade, levando em consideração as convenções e maneiras de serem utilizadas.
As maneiras de se comunicar demonstram as realizações sociais em forma de simbologias, que vão além do modo particular de cada um, que esse por sua vez passa a ser notado interagindo com os outros. Sendo assim podemos afirmar que a língua tem sua concretização em enunciados orais e escritos, dentro do contexto dialógico no campo individual de interação.
Segundo Bakhtin (1997) cada campo de aplicação da linguagem de acordo com as suas particularidades de comunicações verbais, criam seus modelos de um modo relativo estável e normativo de enunciados, esses por sua vez são chamados de gêneros da narrativa.
Existe uma infinidade de gêneros, de maneira que as ações humanas e suas diversas maneiras de atuação não se acabam, cada ato do ser humano cria um repertorio de gêneros da narrativa. Dessa forma os gêneros criam uma conectividade entre a língua e a vida em sociedade, englobando de um modo geral o uso das linguagens, repartidos em primário e secundário.
...