Relatorio final estagio
Por: nicolyjp • 14/11/2016 • Trabalho acadêmico • 10.544 Palavras (43 Páginas) • 748 Visualizações
[pic 1]
[pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.........................................................................................................3
- DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO..................................3
- RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS .......................................................4
- ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA .....................................................6
- ENRTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE .............................................8
- ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR .............................................................10
- ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA ........................13
- DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO ..........................................................................15
- PLANO DE ENSINO ........................................................................................24
- DIÁRIO DE REGÊNCIA ...................................................................................44
CONSIDERAÇÕES FINAIS ...................................................................................54
REFERÊNCIAS .....................................................................................................55
INTRODUÇÃO
O trabalho de um professor vai muito além de teorias e filosofias sobre a licenciatura, um professor precisa se tornar o mediador entre “conhecimento x alunos”. De acordo com o proposto, Foi observado que planejar é refletir sobre que cidadão quer formar, é prever as aprendizagens significativas, é criar oportunidades que favoreçam a participação ativa do aluno na aquisição de novos conhecimentos, é agir de modo a garantir a permanência com sucesso do educando no contexto escolar elevando a esse aluno o direito de sonhar e acreditar que Conhecimento trás Liberdade.
“Conhecer os alunos, as representações sociais e os saberes que trazem é a primeira tarefa do professor de qualquer disciplina”. (Pontuschka, 1999, p.112).
O estágio fora concretizado por exigência do MEC (ministério da Educação e da Cultura), e também para a observação de praticas teórica em sala de aula. Objetiva relatar as atividades desenvolvidas durante as etapas do estágio de língua portuguesa do 4º período do curso de Letras Português/Inglesa. E serão apresentados aqui, o resultado de relatos, observações e regências em sala de aula, focalizando a união de teorias e praticas para uma melhor formação acadêmica com o objetivo de uma realidade escolar.
O estagio foi orientado pelo professor Paulo Cesar Ribeiro Filho, na Istuicao Educacional Alvorada Plus, com duração de 90 horas – aulas (escolas) e 90 horas – aulas (em casa) totalizando 180 horas – aulas. Durante o período de 02/05/2016 a 15/06/2016. Tendo como finalidade apresentar as atividades com a respectiva carga horária conforme o previsto no projeto de estágio, e no plano de ensino.
“A construção da cidadania como grande meta é extremamente difícil de ser realizada (...) os preconceitos e a ideologia somente são superados com muito trabalho por parte do conjunto dos professores”. (Pontuschka, 1999, p.112).
“É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática."
Paulo Freire
- DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
Foi firmado o estagio na Instituição de Ensino Alvorada Plus “Escola do Professor Guy”, situada na Av. Professor Conrado de Deo, 41 – Campo Limpo – SP – CEP 05788-360. Telefone para contato: 5841-6664.
O estágio foi realizado no Fundamental II entre as séries 6º, 7º e 8º na matéria de Língua Portuguesa.
A supervisão do Estágio foi dada pelo professor de língua portuguesa Paulo Cesar Ribeiro Filho com a autorização do diretor escolar José Valdemar dos Santos Filho.
Participei das aulas ministradas de segunda-feira, quarta-feira e quinta-feira das 07h00min às 10h40min, totalizando quatro (4) aulas por dia.
A escola é de porte médio com 2 (dois) 6º anos – 7ºanos – 8º anos. Eu participei das turmas A por motivo organizacional.
- RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS
O artigo resenhado trata dos aspectos que tornam o estágio supervisionado um momento de suma importância para uma formação concreta de um profissional.
As autoras com base em uma lei perfil propostas pelo PPP- Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura Matemática da UEG Unidade de Iporá (2009), que diz:
O curso deve formar profissionais aptos para exercer as atividades docentes capaz de articular seu saber pedagógico e disciplinar e avançar no campo do conhecimento com atividades voltadas para a pesquisa contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento da região em que se localiza possuindo características de um profissional competente, crítico e criativo que, ao tomar conhecimento da realidade sócio-econômica e político-cultural do país, possa atuar no sentido de estar melhor preparado para o exercício da profissão e da cidadania plena.
(Projeto Político Pedagógico. UEG- Iporá, 2009, p.40).
Não há viabilidade para isso acontecer se não houver integração real entre a teoria e a pratica. O estágio proporciona ao estudante o direito de errar e se corrigir, como: Com suas ideias e idealizações em formação – quase concluídas o estudante ao participar dos estágios, se torna apto a se reorganizar e julgar o que era realidade ou ilusão dentro de suas expectativas em sua formação.
Porem se não houver a integração entre o estagiário e o professor supervisor, isso não ocorrerá. Contudo havendo a promoção de oportunidades para troca de conhecimento, entre ambos, onde se pode realiza uma reflexão dos conhecimentos teóricos com uma realidade estabelecida nas escolas, é possível construir um mundo melhor com pessoas melhores, com seres críticos e independentes, e é na escola que se constrói a personalidade e a cidadania.
...