Resenha Crítica Lisbela E O Prisioneiro
Pesquisas Acadêmicas: Resenha Crítica Lisbela E O Prisioneiro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: eliasofjr • 8/4/2014 • 1.405 Palavras (6 Páginas) • 2.850 Visualizações
LISBELA E O PRISIONEIRO
Lisbela e o Prisioneiro é um filme brasileiro de 2003, do gênero comédia romântica, dirigido por Guel Arraes. É uma adaptação da peça de teatro homônima de Osman Lins. O filme é uma produção da Globo Filmes e da Natasha Filmes, junto com o estúdio Twentieth Century Fox. A história se passa em Vitória de Santo Antão – Pernambuco, e conta a história do malandro, aventureiro e conquistador Leléu e da mocinha sonhadora Lisbela, que adora ver filmes norte-americanos e sonha com os heróis do cinema. O casal se encanta e passa a viver uma história cheia de personagens tirados do cenário nordestino.
PERSONAGENS
Lisbela de Nogueira e Lima: mocinha sonhadora, que adora ver filmes norte-amecianos e sonha com os heróis do cinema. É filha do chefe de policia Tenente Guedes e esta noiva de Douglas. Porém Lisbela conhece e se apaixona por Leléu e com ele vivera aventuras em nome do amor, enfrentando a pressão da família e do meio social e também com as suas próprias dúvidas e hesitações.
Leléu Antônio da Anunciação: malandro, aventureiro e conquistador. Leléu é um caminhoneiro caixeiro-viajante, que assume papel diferente a cada cidade que chega. Em um lugar, vende remédio para impotência, em outro, joga tarô, em outro faz a Paixão de Cristo. Um cara que se veste com pouco dinheiro, mas tem estilo. É um homem sem moradia fixa, vive de cidade em cidade com sua caminhote a produzir pequenas peças de teatro onde os proprios moradores da cidade tem a oportunidade de se tornarem os atores da peça. Tem um caso com Inaura - que é casada com Frederico Evandro – porém se apaixona – e dessa vez diz o malandro que é de verdade - por Lisbela e decide “lutar” pelo amor de sua amada.
Frederico Evandro: um marido valentão e que tem como profissão ser matador de aluguel. É traido por sua esposa Inaura com Leléu . Passa a maior parte do filme tentando matar Leléu para assim honrar sua fama de matador e vingador.
Inaura: uma mulher sedutora que assim que ve Leléu pela primeira vez, já se encanta pelo rapaz e faz questão de participar de sua peça de teatro. Casada, ela não aguenta mais o “valentismo” de seu marido Frederico Evandro e decide seduzir o malandro Leléu. O que consegue com facilidade dado a “fraqueza” do rapaz. Planeja fugir com seu amante, porém nem tudo sai como o planejado.
Douglas: um pernambucano com sotaque carioca e gírias paulistas. Noivo de Lisbela e a seu modo não deixa de ser tão malandro quanto Leléu, luta também pelo amor de Lisbela.
Jurado: uma das vitimas de Frederico Evandro, no se sabe ao certo o motivo de seu assassinato, porém chega a ser comico a sua clemencia por sobrevivencia ao “grande matador” Frederico Evandro.
Tenente Guedes: um pai severo e chefe de polícia e delegado da Cadeia de Santo Antão. Quer de toda forma proteger a honra de sua filha Lisbela e mostrar serviço como chefe de policia da cidade.
Francisquinha: Mulher de Raimundinho. Tem um sitio em uma cidadezinha perto de Vitoria do Santo Antão, onde em consequencia de um “vai e vem” (palavras usadas pelos proprias persoganes) conheceu Cabo Citonho, com quem se apaixonou e acabou traindo o marido e após ser pega no flagrantes com Cabo Citonho por Raimundinho, resolveu ir morar na delagacia de Santo Antão com Cabo Citonho.
Cabo Citonho: “cabo de destacamento” da Cadeisa de Santo Antão – por ser o unico cabo a ser considerado de confiança do chefe de policia e também pelo fato de outros policiais serem terem raras aparições no filme. Cabo Citonho é suficientemente astuto para satisfazer os seus apetites, digamos, sexuais. Esta sempre pronto a atender o pedido de seu chefe.
FICHA TÉCNICA
Roteiro: Guel Arraes, Jorge Furtado, Pedro Cardoso
Edição de Som: Miriam Biderman
Som Direto: José Louzeiro
Produtor: Paula Lavigne
Produção Executiva: Mauro Lima, Tereza Gonzalez, Ivan Teixeira
Produtores Associados: Virginia Cavendish, Guel Arraes
Diretor de Fotografia: Uli Burtin
Direção de Arte: Cláudio Amaral Peixoto
Figurino: Emília Duncan
Montagem: Paulo Henrique Farias
Maquiagem: Marlene Moura
Trilha Sonora: João Falcão, André Moraes
ELENCO
Selton Mello . . . . . . . . . Leléu
Débora Falabella . . . . . Lisbela
Marco Nanini . . . . . . . . Frederico Evandro
Virginia Cavendish . . . Inaura
Bruno Garcia . . . . . . . . Douglas
Aramis Trindade . . . . . Jurado
André Mattos . . . . . . . . Tenente Guedes
Lívia Falcão . . . . . . . . . Francisquinha
Tadeu Mello . . . . . . . . . Cabo Citonho
LANÇAMENTO
22 / 08 / 2003
DIREÇÃO
Guel Arraes
CO-PRODUÇÃO
Globo Filmes, Natasha Filmes, Fox Film do Brasil, Estúdios Mega, João Paulo Diniz
DISTRIBUIÇÃO
Fox Film
...