Resenha Psicolinguística, Psicolinguísticas uma Introdução
Por: hortenciars • 30/4/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 289 Palavras (2 Páginas) • 476 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI ÁRIDO – UFERSA
DEPARTAMENTO DE LINGUAGENS E CIÊNCIAS HUMANAS – DLCH
LICENCIATURA EM LETRAS INGLÊS
GRUPO DE PESQUISA: COGNIÇÃO E LINGUAGEM
DOCENTE: PROFA. DR. LIGIA DE SOUZA LEITE MORAES
DISCENTE: HORTÊNCIA RAFAELA DA SILVA
_________________________________________________________________
MORAIS, José; KOLINSKY, Regine. Psicolinguística e leitura. In: MAIA, Marcus. Psicolinguística, psicolinguísticas uma introdução. São Paulo: Editora Contexto, 2015. p.129-141.
José Morais e Régine Kolinsky (2015 p. 129) discutem em seu texto que a leitura decodifica o que a escrita codifica. A habilidade da leitura permite o processamento das palavras escritas de uma língua de tal maneira que o leitor reconhece com rapidez e precisão as palavras orais correspondentes ao símbolo escrito que representa o fonema.
Para os autores, a língua falada é adquirida de maneira precoce, desde a infância, e não requer ensino sistemático, em contra partida a leitura e a escrita necessitam de estímulo e instrução, podendo ocorrer em qualquer idade. A Psicolinguística da leitura ainda verifica os mecanismos cognitivos de processamento das informações durante o processo de leitura, criando situações que inferem o processo utilizado. Sobre os estudos da Psicolinguística da leitura, os autores afirmam que nós não temos consciência de processar cada letra de cada palavra.
Nos testes realizados na área, devem-se observar algumas variáveis importantes das palavras. Morais e Kolinsky (2015) afirmam que a leitura de textos possui problemas específicos, pois na leitura há maior complexidade sintática e informacional, já que é uma criação cultural e requer estudo, treinamento e prática cotidiana para ser aprimorada.
Em suma, os autores do texto concluem indicando importantes linhas de pesquisa em pleno desenvolvimento hoje, tais como a relação entre leitura e oralidade, a aquisição simultânea da leitura e da escrita, a descrição dos processos cognitivos e neurais e, finalmente, a urgência da pesquisa sobre o cérebro não leitor.
...