Resenha da Peça Teodorico Majestade, as últimas horas de um prefeito
Por: Adriana Franca • 3/9/2018 • Resenha • 903 Palavras (4 Páginas) • 271 Visualizações
Universidade Federal do Sul da Bahia
Data de Entrega: 08/08/2018
ABI- Licenciatura Interdisciplinar
Professora: Peolla Paula Stein Aluna: Adriana Cruz França
Resenha da Peça Teodorico Majestade, as últimas horas de um prefeito.
A peça Teodorico Majestade, as últimas horas de um prefeito é uma montagem sátira política em cordel, onde vem contando como o prefeito da cidade de Ilhéus foi cassado. A peça é uma criação do grupo de teatro da cidade de Ilhéus que tem a finalidade de mobilizar o povo a pedir a cassação do prefeito Valderico Reis, pois o mesmo estava atuando de forma corrupta, usando os recursos públicos para o seu benefício e de outros, estava gerando escândalos, enfim no momento era um mal representante para o povo de Ilhéus.
A Peça foi escrita em 2006 pelo dramaturgo e diretor Romualdo Lisboa, formado em Filosofia pela Universidade Estadual de Santa Cruz ( UESC) , nasceu em Ibicaraí, sul da Bahia. Ele assumiu o Teatro Popular de Ilhéus em 2001. Esteve á frente de espetáculos feitos pelo TPI como: “O corno Imaginário”, de Moliere ( Tradução de Niécio Tati) (2002), “ A estória engraçada e Singela de Fuscão – o quase capão – e o cabo Eleitoral” de Equio Reis(2004) 4 Rumo, de sua autoria(2005), Teodorico Majestade – as últimas horas de um prefeito , também de sua autoria .(2006).
O diretor do Teatro Popular de Ilhéus, Romualdo viu no prefeito Valderico um personagem que poderia causar repercussão pela maneira engraçada e “errada” dele falar. Também poderiam mobilizar o povo sobre as falcatruas do prefeito, sobre a corrupção. A atriz e diretora Tânia Barbosa no documentário Teodorico Majestade, as últimas horas de um prefeito, comenta sobre até que ponto o teatro pode interferir e influenciar na vida social e política do povo.
Essa peça é uma crítica metalinguística, criada a partir de um texto, onde o autor escreveu sobre um momento polêmico da vida política de um prefeito corrupto para alertar o povo de Ilhéus, mostrando que é possível mobilizar através da arte, do teatro. Uma peça pode transmitir uma informação ou ideologia através de uma linguagem cênica que é a somatória de elementos que permite aos artistas se expressarem no palco e transmitir uma mensagem. A metalinguística resultado dos estudos do pensador russo Roman Jakbson, foi utilizada a principio nos poemas, depois no teatro e filmes, onde os autores expressavam suas criticas de cunho social e político.
A intenção do autor da peça Teodorico Majestade – as últimas horas de um prefeito era também mostrar que o prefeito da cidade de Ilhéus era corrupto.
Sabe-se que a corrupção é um problema que vem desde as civilizações antigas e persiste até hoje. No livro “ Raízes do Brasil” do autor Sérgio de Holanda versa sobre a antiguidade da corrupção, cita que corrupção é tão antiga quanto ao emergir da espécie humana, no qual a corrupção especificamente no século XX, ou seja desde o nascimento da sociedade.
A corrupção está presente não somente em desvios públicos, mas em fazer compras no supermercado e não devolver o troco, apropriar-se de bens públicos de forma ilegal, utilizar os assentos dos transportes que são destinados para os deficientes ou quem tem mobilidade reduzida etc. Percebe-se que a corrupção está enraizada na cultura Brasileira e demais países, dessa forma todos colaboram um pouco para torna-la cada vez mais ativa na sociedade.
O educador Paulo Freire afirmou que educação não transforma o mundo. Educação mudam pessoas". Com isso cabe ao Ministério da Educação e demais órgãos da área implementar tornar obrigatório as discussões sobre a corrupção, e também o Tribunal Superior Eleitoral deve tornar mais rígido os requisitos para a candidatura de governantes para combater a corrupção ativa na administração pública, e na sociedade.
...