Sequencia Didatica
Ensaios: Sequencia Didatica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: linemrtns • 1/2/2014 • 549 Palavras (3 Páginas) • 910 Visualizações
UENP – Universidade Estadual do Norte do Paraná – CLCA/CJ
Pós Graduação em Estudos Linguísticos e Literários – 2013
Acadêmicos - Aline Martins; Ricardo Batista de Oliveira
Proposta de abordagem do texto poético
“Consumismo exacerbado”
Nos poemas “Eu, Etiqueta”, de Carlos Drummond de Andrade e “Paisagem nº 3”, de Mario de Andrade, temos a temática do consumismo, que na atualidade é percebido apenas quando paramos para observar, sendo que o mesmo já está incutido na vivencia das pessoas, tudo é colocado a venda, assim perdemos nossa identidade, vivendo as custas do que está ou não na “moda”. Estar neste “meio” é ser parte do todo, quando não se aceitam as regras do consumismo, o mesmo é tachado como diferente, ou seja, não se enquadra nos “padrões” que a sociedade consumista estipula. No primeiro poema, Drummond aborda claramente as marcas e a influencia da mesma na perda da identidade, sendo como ele diz “homem-anúncio itinerante”, deixando de ser homem e passando a ser “coisa, coisamente”. Logo no poema de Mario de Andrade a abordagem do consumismo se torna mais sutil, a de se conhecer os elementos apresentados para uma boa leitura e entendimento. Porém retrata o consumismo que atinge a maioria dos leitores.
Proposta de apreciação do texto poético indicada para o 9º Ano
Motivação: Parte primeiramente da discussão do tema, com sugestões, vivências, seguida das impressões que a animação: “MAN” (http://www.youtube.com/watch?v=WfGMYdalClU) ou o filme: "Os delírios de consumo de Becky Bloom" revelam.
Leitura: Mostrar aos alunos através da leitura silenciosa dos poemas a visão do consumismo dos poetas, abertura para esclarecer conceitos desconhecidos, seguida da leitura em voz alta do professor.
Reflexão: Procurar estimular a visão dos alunos em relação a que o autor se refere no poema, e se essa temática faz parte do cotidiano dos mesmos. Revelar a estrutura do poema, que não apresenta rimas nem estrofes. Mostrar que o poeta nos revela logo de inicio através do título “Eu, etiqueta” a intenção do poema, que é relatar de forma crítica a falta de identidade que acompanha o consumismo.
Atividade de criação: Compartilhar a leitura do texto :
Texto da imagem:
Hino Nacional da Propaganda
Num posto da Ipiranga, às margens plácidas,
De um Volvo heroico Brahma retumbante
Skol da liberdade em Rider fulgido
Brilhou no Shell da Parker nesse instante.
Se o Knor dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço Ford
Em teu Seiko, oh liberdade
Desafia o nosso peito a Microsoft
Oh Parmalat, Mastercard, Salve a Sharp
Amil um sonho intenso, um rádio Philips
...