Sintaxe do Livro A Caixa de Desejos
Por: claudinari • 9/6/2022 • Dissertação • 418 Palavras (2 Páginas) • 104 Visualizações
CAIXA DE DESEJOS
O LIVRO É UMA HISTÓRIA JUVENIL, QUE FALA DE UMA DE UMA PRÉ-ADOLESCENTE DE 11 ANOS QUE SE CHAMA MARILÍA, MUITO INTROVERTIDA E NÃO TEM AMIGOS, QUE AMA LER E ESCREVER, EM CASA MORA COM SUA GRANDE FAMÍLIA, SEUS PAIS, AVÓS PATERNO E SEU TIO JAIR, COM ESSA MOVIMENTAÇAÕ PELA CASA ELA COMPARA COM UM HOTEL.
NO PRIMEIRO CAPÍTULO MARILÍA CONTA SEU AMOR AFETIVO PELA SUA AVÓ PATERNA LAURINDA (SUA MELHOR AMIGA E CONFIDENTE) QUE MORA EM OUTRA CIDADE, INFELIZMENTE SUA AVÓ LAURINDA FICA DOENTE E VEIO A FALACER, NAS SUAS ÚLTIMAS CONVERSAS MARÍLIA, ENTREGA UMA CAIXA MÁGICA PARA GUARDAR TODOS SEUS DESEJOS. NESSA CAIXA MARÍLIA ENCONTRA UMA FORMA DE CONSOLO, ONDE ELA ESCREVE TODOS SEUS AFLITOS E SONHOS EM UM PAPEL E GUARDA NA CAIXA, PRATICANDO SUA ESCRITA, UM DOS SEUS SONHOS ERA SER ESCRITORA.
LOGO APÓS A MORTE DE SUA AVÓ, MARÍLIA RECEBE UMA NOTÍCIA QUE SUA MEIA – IRMÃ FRANCINE QUE TEVE POUCO CONTATO, VEM MORAR COM ELA.
COM SUA CASA CHEIO DE GENTE, MARILIA SE REFUGIAVA EM SEUS LIVROS NO QUARTO, COM A NOTÍCIA DE SUA MEIA – IRMÃ IRIA PASSAR ALGUNS DIAS EM SUA CASA, TERIA QUE DIVIDIR O QUARTO, NO INÍCIO MARILIA NÃO QUERIA, MAS DEPOIS DA CHEGADA DE FRANCINE TUDO MUDA, AS DUAS TEM UMA LIGAÇÃO MUITO FORTE, ELAS VIRA AMIGAS E CONFIDENTES,ASSIM AJUDA MARÍLIA RESOLVER ALGUNS PROBLEMAS NA ESCOLA, POR SER UMA ALUNA MUITO ESTUDIOSA SOFRE BULLYING, SENDO CHAMADA DE NERD, TEM DIFICULDADE DE SE APROXIMAR COM SUAS COLEGAS, MAS FRANCINE AJUDA NESSE PEQUENO PROBLEMA.
NA ESCOLA MARÍLIA SE APAIXONOU POR UM GAROTO QUE SE CHAMA LEO, SEU PRIMEIRO AMOR NA ADOLESCENCIA. MAIS UMA VEZ SUA MEIA – IRMA AJUDA NA CONSQUITA DO GAROTO, PASSANDO ALGUNS DIAS MARILÍA AJUDA LEO EM SUAS TAREFAS ESCOLARES, ELE PERCEBE QUE ELA TEM ABILIDADES EM ESCREVER LINDOS POEMAS, E TEM A IDEIA DE ESCREVE MARÍLIA EM UM CANPEONATO EM POEMAS LITERÁRIO, MARILÍA CONSEGUE EM PRIMEIRO LUGAR, SEU POEMA É EXPORTO EM CAPA DA REVISTA.
NO FINAL DO LIVRO MARÍLIA TEM UMA CONVIVÊNCIA DE HARMONIA COM SUA FAMILÍA, E UMA OTIMA RELAÇÃO COM SEUS COLEGAS DA ESCOLA, E TENTA UM RELACIONAMENTO A DISTÂNCIA COM LEO, MAS NÃO DOROU POR MUITO TEMPO, MAS ELA ACEITA TRANQUILAMENTE, SUA MEIA – IRMÃ FRANCINE VOLTA PARA CASA DE SUA MAE QUE MORA NA FRANÇA, MARILÍA FICA UM POUCO TRISTE, MAS ACEITA A SITUAÇÃO.
COM A AJUDA DE SUA CAIXA DE DESEJOS E CONSELHOS DE SUA IRMÃ, MARILÍA VAI CRESCENDO E APRENDENDO A RESOLVER SEUS PROBLEMAS, E ENTENDE MELHOR SUA FAMILÍA.
...