Tópico Especial em LIBRAS
Por: lynebittencourt • 17/3/2016 • Exam • 391 Palavras (2 Páginas) • 390 Visualizações
O professor e fonoaudiólogo Reinaldo Lopes, em entrevista nesta unidade, ratificou que existe uma diferenciação relativa à caracterização de "surdez", bem como às aprendizagens, entre as pessoas que nasceram surdas (pré-lingual) e as que adquiriram a surdez depois no nascimento (pós-lingual).
Nesse contexto, quanto à denominação pós-lingual, ou seja, a pessoa que nasceu ouvinte e posteriormente ficou surda, podemos afirmar que ela é uma pessoa:
R: Ensurdecida.
Existem duas formas de manifestação da surdez: O SURDO PÓS-LINGUAL (ensurdecido), que é a pessoa que perde a audição depois de adquirir a linguagem, e O SURDO PRÉ-LINGUAL, que é a pessoa que nasce surda ou perde a audição antes da aquisição da fala.
Distratores:
Ouvintes: são pessoas que ouvem e, portanto, não estão dentro das características da surdez.
Surdas: são pessoas impossibilitadas de ouvir. A pergunta se restringe às denominações pós e pré-lingual, e não às suas consequências.
Surdas-mudas: é uma definição já superada com relação à surdez. A pergunta não indica no seu contexto a questão da concepção histórica na área da surdez, em que as pessoas, no passado, acreditavam que os surdos não podiam falar.
Mudas: caracteriza-se pela ausência total da voz. A questão sinaliza como objetos de análise somente pessoas surdas.
De acordo com a Série Audiologia/INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos, 2005, p. 35-36), a classificação do grau de perdas auditivas se dá da seguinte forma:
Normal - 26 a 40 dB (decibéis).
Perda leve - 41 a 55 dB (decibéis): escuta os sons, desde que estejam um pouco mais altos.
Perda moderada - 55 a 70 dB (decibéis): em uma conversação, pergunta muito "heim?", e ao telefone não escuta com clareza, trocando muitas vezes a palavra ouvida por outra foneticamente semelhante (pato/rato, réu/mel, cão/não).
Perda acentuada - 71 a 90 dB (decibéis): já não escuta sons importantes do dia a dia, como, por exemplo, o toque do telefone, a campainha e a televisão, necessitando sempre do apoio visual para entender o que foi dito.
Perda severa - acima de 90 dB (decibéis): escuta sons fortes, como latido do cachorro, avião, caminhão, serra elétrica, mas não é capaz de escutar a voz humana sem a prótese auditiva.
Perda profunda - escuta apenas os sons graves que transmitem vibração (helicóptero, avião, trovão).
foto de uma mulher posicionando a mão ao lado da orelho para ouvir algo melhor
Quais são as causas da surdez?
As causas da surdez congênita podem ser genéticas (hereditárias) ou embrionárias (adquiridas no útero).
...