TG- Safari Definitivo
Por: 1434982 • 30/8/2016 • Trabalho acadêmico • 889 Palavras (4 Páginas) • 268 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3] [pic 4] TRABALHO EM GRUPO - TG
Aluno(s):
Ana Luiza T. Alves____ RA_1434982_____
Miguelino R. dos Santos_RA_1437145_____
Robson D. de Oliveira__RA_1444112____
POLO
_Almenara_
2016
Trabalho em Grupo – TG
“O Safári Definitivo”
1. A - Gordimer se posicionava contra o Apartheid. A escritora foi uma das mais importantes vozes contra esse regime na África do Sul e, a maior parte dos seus livros, foi focada na situação social do país durante esse período.
B - O tema principal do conto é a dor e o sofrimento dos moçambicanos, que durante a descolonização moçambicana foram maltratados e viviam em condições sub-humanas.
2- A história é narrada por uma menina que sofre ao perder a mãe, o pai, e o avô durante esse período.
3- Gordimer escolhe esse tipo de linguagem, por que possui um público alvo que deseja atrair para a narrativa, e esse público é adepto a língua inglesa.
4- No conto, podemos perceber a importância da mulher, visto que é tida como protetora, primeiramente a mãe, que a todo o momento é lembrada pelos filhos, a avó que cuida dos netos e a irmã mais velha que carrega o irmãozinho e se preocupa em protegê-lo.
5- O Parque Krueger é o lugar a ser cruzado. No nível simbólico, ele é visto como o ponto de travessia, o ambiente em que passam indo em busca de uma vida melhor.
6- No nível simbólico, os leões representam as dificuldades e os medos que os moçambicanos enfrentam para chegarem ao destino final. Eles sabem que não seria fácil, mas a esperança os motiva a continuar e vencer as feras.
7- O que representa uma vida melhor é não viver em meio a guerra e destruição, conseguir encontrar a paz, e poder viver em comunidade, tendo principalmente, comida e bebida suficiente.
8- Quem entrevista é uma mulher branca que estava fazendo um filme sobre os refugiados de Moçambique. A entrevistadora faz várias perguntas, entre elas “Quanto tempo você está vivendo aqui?”, “E o que espera do futuro”, “Espera voltar para Moçambique... para o seu país?”, “Mas quando a guerra acabar... não vão deixar vocês ficarem aqui. Não quer voltar para casa?”
A diferença da resposta da avó e o desejo da narradora estão no fato de que ela respondeu que não voltaria mais para Moçambique, no entanto sua neta gostaria de voltar, na esperança de reencontrar sua mãe e avô. O texto não revela se o desejo da menina se realizou, exprime apenas, a sua fé em alcança-lo.
...