Teoria Literaria
Ensaios: Teoria Literaria. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: revpaulo • 10/10/2013 • 317 Palavras (2 Páginas) • 535 Visualizações
I - INTRODUÇÃO – CONTOS FANTASTICOS
Ao falarmos sobre conto, logo nos reportamos com a ideia de um texto narrativo no qual predomina todos os elementos ligados a esta tipologia textual, isto é Tempo, Espaço, Narrador, Personagens e Enredo.
Das narrativas orais dos antigos povos até a publicação em livros na realidade atual, da narrativa popular literária, o conto se aperfeiçoou muito, resultando em diversas classificações. Desta forma, é comum encontrarmos antologias que reúnem os contos por:- nacionalidade: Conto russo, brasileiro; por temas: Contos maravilhosos, fantásticos, de terror, de mistério, de ficção científica, dentre outros; e também por outras classificações: Conto moderno, contemporâneo, etc.
No campo das artes, mais especificamente na Literatura, os artistas estão sempre empenhados em renovar suas formas de expressão, e em função disso, quebram certas convenções do gênero que utilizam.
De modo convencional, o conto se estrutura dos seguintes elementos: Apresentação, Complicação, Clímax e Desfecho.
II – DEFINIÇÃO – CONTOS FANTASTICOS.
“O conto fantástico se constrói a partir da oposição entre dois planos: o plano real dos personagens, em que ocorrem fatos comuns, e o plano irreal, em que acontecimentos estranhos e incompreensíveis tendem a se manifestar”. (Vânia Maria do Nascimento Duarte - http://www.portugues.com.br/literatura/o-conto-fantastico-.html)
“Os contos fantásticos são uma narrativa curta, em prosa. Apresentam narrador, tempo, espaço, personagens e enredo. Os temas mais abordados neles são seres e universos de ficção. Geralmente os contos são descritos oralmente, sendo eles sempre acrescentados de alguma maneira, como diz aquele provérbio: Quem conta um conto, acrescenta-lhe um ponto. São contos que trabalham com a irrealidade, a magia, as características humanas dadas à animais. Obtendo sempre o bem e o mal, há seres com poderes surreais, levando o bem a vencer sempre.” (http://fantasticoscontos.blogspot.com.br/)
“Aquela capaz de suscitar o medo, mais exatamente o medo desconhecido no leitor. O desconhecido e o imprevisível seriam aliados do sonho na criação de um mundo não real ou espiritual. Assim fatos não explicáveis através da ciência, mas
...