Teoria Literaria
Trabalho Universitário: Teoria Literaria. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: virtiligo • 20/10/2014 • 1.586 Palavras (7 Páginas) • 3.482 Visualizações
Pergunta 1
(ENEM 2003 – adaptado) Leia o texto:
“Do pedacinho de papel ao livro impresso vai uma longa distância. Mas o que o escritor quer, mesmo, é isso: ver o seu texto em letra de forma. A gaveta é ótima para aplacar a fúria criativa; ela faz amadurecer o texto da mesma forma que a adega faz amadurecer o vinho. Em certos casos, a cesta de papel é melhor ainda.
O período de maturação na gaveta é necessário, mas não deve se prolongar muito. ‘Textos guardados acabam cheirando mal’, disse Silvia Plath, [...] que, com esta frase, deu testemunho das dúvidas que atormentam o escritor: publicar ou não publicar? Guardar ou jogar fora?”
SCLIAR, Moacyr. O escritor e seus desafios. São Paulo: IBEP, 2005, p. 21.
Nesse texto, o escritor Moacyr Scliar usa imagens para refletir sobre uma etapa da criação literária. A ideia de que o processo de maturação do texto nem sempre é o que garante bons resultados está sugerida na seguinte frase:
a.
“A gaveta é ótima para aplacar a fúria criativa.”
b.
“Em certos casos, a cesta de papel é melhor ainda.”
c.
“O período de maturação na gaveta é necessário, [...].”
d.
“Mas o que o escritor quer, mesmo, é isso: ver o seu texto em letra de forma.”
e.
“ela (a gaveta) faz amadurecer o texto da mesma forma que a adega faz amadurecer o vinho.”
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0,3 pontos
Pergunta 2
(UNISC 2004) Das afirmações a seguir, qual é inadequada para definir ou compreender literatura?
a.
A primeira estrofe do poema “Autopsicografia”, de Fernando Pessoa, diz: “O poeta é um fingidor./Finge tão completamente/Que chega a fingir que é dor/A dor que deveras sente”. Daí é possível deduzir que o escritor é um criador de mundos, de emoções, de ilusões, de verdades.
b.
Ao definir o escritor como criador de mundos, isso não significa que o texto literário não possa estar baseado nas realidades existentes.
c.
A literatura não lida apenas com emoções vagas e distantes; ela também se debruça sobre realidades sociais, denunciando desajustes e injustiças. É o que fez, por exemplo, Castro Alves, com seus vigorosos poemas contra a escravidão.
d.
É evidente que a poesia sempre se constituirá como texto mais literário do que a prosa (contos, romances etc.), pois a primeira exige habilidades, técnicas, conhecimentos teóricos que a segunda dispensa sem nenhum problema.
e.
Nem sempre a literatura necessita de algum objetivo que se localize fora dela; a obra de arte literária pode voltar-se sobre si mesma, gerar prazer estético, tanto para o autor como para o leitor. É uma finalidade perfeitamente adequada à literatura.
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0,3 pontos
Pergunta 3
As frases abaixo são da famosa escritora Raquel de Queiroz, em cuja linguagem impera a metáfora. Assim, encontramos inúmeros pensamentos metafóricos e raros não metafóricos. Assinale a opção que não apresenta metáfora:
a.
“Lembrar é um inferno de curvas e derrapagens, a gente não sabe se já caiu ou se ainda vai se esborrachar.”
b.
“Não estou certa de que se trate de um processo, mas suspeito que o tempo, único juiz de coisas dessa natureza, não está nunca do lado de quem tenta driblá-lo.”
c.
“Na ficção, ele pelo menos está neutro, ali cabe ao autor decidir que ida é, se chove, se faz sol. No memorialismo tudo é mais vago: a mente é pintora, não é boa fotógrafa.”
d.
“Mas voltando ao assunto da vocação literária: para escrever, tem que haver o dom da escrita, tal como para o cantor é preciso o dom da voz.”
e.
“É o coração que faz o caráter.”
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0,3 pontos
Pergunta 4
Dentre os textos abaixo, quais apresentam princípio clássico?
1.
“Quando a Indesejada das Gentes chegar
(Não sei se dura ou caroável),
Talvez eu tenha medo,
Talvez
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