TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias Do Texto II

Dissertações: Teorias Do Texto II. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  1.766 Palavras (8 Páginas)  •  3.607 Visualizações

Página 1 de 8

• Pergunta 1

0,3 em 0,3 pontos

Complete as lacunas do trecho do livro “Análise da conversação” (1986), de Marcuschi, de acordo com as suas categorias teóricas. Depois, marque a alternativa correta:

“A ......................... é a primeira das formas de interação a que estamos expostos e provavelmente a única da qual nunca abdicamos pela vida afora [...]. ........................., aqui, trata das formas de interação ......................... de nossa sociedade, apesar de alguns estudiosos da área considerarem apenas as interações ......................... face a face em que há ‘simetria de direitos e espontaneidade na realização do evento’.”

Resposta Selecionada: c.

Conversação, conversação, verbal, verbais.

Respostas: a.

Narração, narração, escrita, escritas.

b.

Comunicação, comunicação, escrita, escritas.

c.

Conversação, conversação, verbal, verbais.

d.

Oralidade, oralidade, oral, orais.

e.

Análise do discurso, análise do discurso, discursiva, discursivas.

Feedback da resposta: Comentário: A conversação é oral e implica a interação face a face. Na verdade é a primeira linguagem que aprendemos desde criança e somente depois de alguns anos aprendemos a escrita.

• Pergunta 2

0,3 em 0,3 pontos

Considerando os exemplo de coesão na conversação, veja o trecho abaixo:

“... ele já ia à escola da manhã que eu comecei quando eu comecei trabalhar... comecei a trabalhar há dois anos... e quer dizer então... ele já ia à escola de manhã”.

É um exemplo de:

Resposta Selecionada: a.

Coesão referencial (autorrepetição).

Respostas: a.

Coesão referencial (autorrepetição).

b.

Coesão sequencial (heterorrepetição).

c.

Coesão referencial (heterorrepetição).

d.

Coesão recorrencial (autorrepetição).

e.

Coesão recorrencial (paráfrase).

Feedback da resposta: Comentário: As referências são repetidas várias vezes na sequência do texto.

• Pergunta 3

0,3 em 0,3 pontos

Leia as seguintes afirmações:

I) “O conjunto de relevâncias em foco em dado momento vai, paulatinamente, cedendo lugar a outros conjuntos de relevâncias, ligadas a aspectos antes marginais do tópico em desenvolvimento ou a novos conjuntos que vão sendo introduzidos a partir dos já existentes.” (DIONÍSIO, A. P. Análise da conversação. In: MUSSALIM, F.; BENTES, A. C. (Orgs.). Introdução à linguística: domínios e fronteiras. 6ª ed. São Paulo: Cortez, vol. 2, 2005, p. 72)

II) Estudo dedicado exclusivamente ao texto oral, natural e presencial, produzido em situações espontâneas.

III) “Conversação, aqui, trata das formas de interação verbal de nossa sociedade, apesar de alguns estudiosos da área considerarem apenas as interações verbais face a face em que há ‘simetria de direitos e espontaneidade na realização do evento’.” (MARCUSCHI, L. A. Análise da conversação. 6. ed. São Paulo: Ática, 2007, p.14.)

IV) “Nesse processo, a escrita integra o habitus e a possibilidade, a necessidade e o gosto (também forjados socialmente) da interação por escrito ganham força na correspondência e no registro das experiências. Mas relato e ficção se fundem, confundem-se: o imaginário também ganha força. Fatos e crenças, ritos e mitos, medos e desejos são explicitados.” (SMOLKA, A. L. A criança na fase inicial da escrita. São Paulo: Cortez, 1988, p. 100)

Quais delas se relacionam à análise da conversação?

Resposta Selecionada: d.

Apenas a I, a II e a III.

Respostas: a.

Apenas a I e a II.

b.

Apenas a II e a III.

c.

Apenas a III e a IV.

d.

Apenas a I, a II e a III.

e.

Todas as afirmativas.

Feedback da resposta: Comentário: Apenas o trecho do livro de Smolka (item IV) não se relaciona à análise da conversação. Ela avalia as questões do ensino do texto na sala de aula.

• Pergunta 4

0,3 em 0,3 pontos

Marque a alternativa que não se refere às principais interferências da oralidade na escrita:

Resposta Selecionada: e.

O uso do padrão culto da língua: a tendência de reproduzir as regras da gramática normativa.

Respostas: a.

A questão de referência: na oralidade, os falantes não precisam explicitar os referentes, pois são recuperados no contexto de produção textual; por outro lado, na escrita, torna-se necessária a explicitação dos referentes por meio de marcadores linguísticos.

b.

As repetições: o ato de repetição é frequente na oralidade, sendo um mecanismo de organização textual que desempenha um papel de ordem sintática, didática etc., enquanto na escrita, procura ser evitado.

c.

O uso de organizadores textuais como “aí, daí, então, etc.”.

d.

A grafia corresponde à palavra, ou seja, a sequência das palavras é reproduzida tal como são pronunciadas no contexto de oralidade.

e.

O uso do padrão culto da língua: a tendência de reproduzir as regras da gramática normativa.

Feedback da resposta: Comentário: A gramática normativa é praticada/valorizada no contexto escrito. Esta questão discute o processo inverso: as interferências da escrita na oralidade.

• Pergunta 5

0,3 em 0,3 pontos

Nos últimos anos, o ensino tradicional tem sido muito questionado quanto a suas deficiências no trabalho com o texto em sala de aula. Elas advêm da falta de conhecimento teórico adequado que forneça os procedimentos necessários para a leitura, a interpretação e a produção de textos pertinentes ao contexto do aluno. Nesse sentido, outros problemas também podem ser considerados, como os mencionados abaixo, exceto um:

Resposta Selecionada: e.

O discurso oral é explorado enquanto processo ativo na linguagem.

Respostas: a.

A desconsideração/o desconhecimento da noção de variedade linguística.

b.

A valorização da existência de uma linguagem “estática” em detrimento da linguagem falada.

c.

A percepção do texto apenas como um conjunto de palavras a serem decodificadas.

d.

A classificação metódica da linguagem em: formal (escrita) e informal (oral), sem que se perceba uma gradação de “formalidade” de acordo com a natureza de cada texto, tanto oral quanto escrito.

e.

O discurso oral é explorado enquanto processo ativo na linguagem.

Feedback da resposta: Comentário: O ensino tradicional considera apenas a modalidade escrita; o discurso oral é desconsiderado no ensino por ser visto como uma linguagem que deve ser evitado.

• Pergunta 6

0,3 em 0,3 pontos

O ensino tradicional desconsidera os diferentes níveis de linguagem e as relações entre a fala e a escrita dentro do processo de aquisição da linguagem escrita. Para a linguística textual, essas questões devem ser reavaliadas/reelaboradas para que, de todas as maneiras, explorem a presença das variedades linguísticas. Há um linguista que considera a necessidade de investigação da variedade linguística em suas representações escritas e orais, devendo, muitas vezes, concentrar-se na oralidade, uma vez que ela está muito mais presente na vida das pessoas. Ele defende que a análise de textos orais pode ser fundamental para mostrar as relações que a linguagem oral mantém com a linguagem escrita. Trata-se da teoria de:

Resposta Selecionada: e.

Marcuschi.

Respostas: a.

Greimas.

b.

Saussure.

c.

Chomsky.

d.

Labov.

e.

Marcuschi.

Feedback da resposta: Comentário: A oralidade é defendida pelo linguista Marcuschi em seu livro “Da fala para a escrita: atividades de retextualização” (7 ª ed. São Paulo: Cortez, 2007).

• Pergunta 7

0,3 em 0,3 pontos

Quanto à relação entre oralidade e escrita no contexto das práticas sociais, leia o trecho abaixo e complete suas lacunas com as categorias teóricas adequadas e, depois, marque a alternativa que as relacione corretamente:

“Para Marcuschi, os fenômenos da fala e da escrita se relacionam com a vida cotidiana. Portanto, um texto deve ser encarado como ........................., e não como .........................”

Resposta Selecionada: d.

Uma prática social – um artefato linguístico.

Respostas: a.

Uma variedade linguística – uma unidade linguística.

b.

Uma unidade linguística – uma sequência de frases.

c.

Uma sequência de frases – uma unidade linguística.

d.

Uma prática social – um artefato linguístico.

e.

Um artefato linguístico – uma prática social.

Feedback da resposta: Comentário: Para Marcuschi, o texto é fruto da prática social e, por isso, a oralidade deve ser considerada sempre.

• Pergunta 8

0,3 em 0,3 pontos

Se avaliarmos que o texto é uma ocorrência linguística (oral ou escrita, formal ou informal) de unidade comunicativa básica, a compreensão dele exige a avaliação de três aspectos:

Resposta Selecionada: b.

Pragmático, semântico-conceitual e formal.

Respostas: a.

Sociolinguístico, pragmático e funcional.

b.

Pragmático, semântico-conceitual e formal.

c.

Unidade, coesão e coerência.

d.

Intencionalidade, aceitabilidade e situacionalidade.

e.

Informacional, comunicativo e intertextual.

Feedback da resposta: Comentário: De acordo com o livro-texto, para compreender melhor um texto, é necessário avaliá-lo segundo seus aspectos pragmáticos (por exemplo, a sua atuação informacional e comunicativa), semântico-conceitual, ou seja, a coerência, e a formal, envolvendo a coesão textual.

• Pergunta 9

0,3 em 0,3 pontos

Veja as afirmações abaixo sobre as características da fala e da escrita:

I - Marcuschi afirma que as diferenças da fala e da escrita situam-se num continuum tipológico das práticas sociais de produção de texto.

II – Koch e Oesterreicher utilizam-se do critério medium e do critério proximidade/distância para localizar os diversos tipos de texto no modelo continuum.

III – Halliday acredita que a escrita possui maior densidade lexical e a fala apresenta maior complexidade sintática.

IV – Marchuschi é contra a relação dicotômica de dois polos opostos entre fala e escrita.

As afirmações corretas são:

Resposta Selecionada: e.

Todas as alternativas estão corretas.

Respostas: a.

Apenas a I e a II.

b.

Apenas a II e a III.

c.

Apenas a III e a IV.

d.

Apenas a II, a III e a IV.

e.

Todas as alternativas estão corretas.

Feedback da resposta: Comentário: Na avaliação das características da fala e da escrita, Koch e Oesterreicher, Halliday e Marcuschi valorizam o modelocontinuum da produção textual, no qual a aproximação e o distanciamento da oralidade e da escrita dependerão dos níveis da prática social.

• Pergunta 10

0,3 em 0,3 pontos

Veja o trecho da conversação abaixo:

L1 Não é bem comunicação, é transporte.

L2 Prá mim é. Ainda...

L1 Transporte, não. Acho comunicação...

L2 Você comunica diferentes pontos da cidade quando você ... sabe? faz com que pessoas que antes teriam acesso ou mais difícil, ou não teriam ... de um ponto para outro...

L1 Não... Mas vem daí conotação de comunicação, hein?

L2 Ahn ahn.

L1 Isso ai seria um...

L2 É mercúrio, (n)

L1 É... diferente ... certo?

L2 Mas em suma, acho que ... sabe, está ligado a todo um contexto de ... que...

L1 Tira tira tira o contexto do humano essa comunicação ... Comunicação de transporte é comunicação não humana. né? ... Por exemplo você está em guerra o importante é você acabar com as comunicações ... né? Então ... você destrói uma ponte e fica isolado assim da... (Projeto NURC/SP)

Levando em conta as considerações de Koch e Marcuschi a respeito das características essenciais da oralidade, podemos observar que a conversação acima é uma prova de que:

I) Na fala, o fluxo do discurso é descontínuo constantemente (truncamentos, retomadas de tópicos discursivos).

II) Na fala, o texto está em processo e revela seu dinamismo, pois não é um produto planejado e acabado.

III) Na fala, o texto é produzido no momento de interação, apenas localmente planejável, e se define a partir das necessidades e escolhas de seus interlocutores.

IV) Na fala, de certo modo, há uma sintaxe ligada à sintaxe geral da língua.

Selecione a alternativa que contém as afirmações corretas:

Resposta Selecionada: e.

Todas as alternativas estão corretas.

Respostas: a.

Apenas a I e a II.

b.

Apenas a I e a III.

c.

Apenas a II e a III.

d.

Apenas a II e a IV.

e.

Todas as alternativas estão corretas.

Feedback da resposta: Comentário: a conversação tem características próprias que se diferenciam das características da escrita. Fazem parte, de forma inerente, da conversação, repetição, excitação, reformulação bem como o compartilhamento do mesmo contexto de comunicação entre os interlocutores.

Sábado, 22 de Março de 2014 18h41min55s BRT

...

Baixar como  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »