Trabalho Multidisciplinar Desafio da Educação
Por: Renato Resende • 2/10/2023 • Trabalho acadêmico • 3.022 Palavras (13 Páginas) • 153 Visualizações
[pic 1] [pic 2]
PROJETO MULTIDISCIPLINAR
Projeto Multidisciplinar-Desafio da Educação
Autor – Antonio Renato Batista de Carvalho
Curso do Centro Universitário ETEP
em Convênio Interinstitucional com a Faculdade UniBF
Curso: Letras Português
Data de início no curso: 27 Junho 2023
Data de envio do trabalho: 27 Setembro 2023
RESUMO
Historia da Educação,desde seu surgimento na sociedade grega vem sendo compreendida na evolução do sistema educacional.
A sua influência na função pedagógica na disciplina aplicada de maneira adequada e formar e desenvolvera característica dos alunos incentivar a desenvolver reflexões e opiniões ,senso critico.
E entender como a educação foi instrumento nas mudanças política e sociais ao longo do tempo .
Sociologia e Filosofia da Educação, com o desafio de compreender como a Educação se relaciona com a sociedade,e com os diferentes correntes filosóficas que influenciaram a Educação para construção de uma sociedade , a sociologia estuda a sociedade,ensina como viver.
A filosofia tem como foco a existência humana e assim tenta busca as soluções para problemas desta forma ensina a ética e como ter um pensamento critico.
A Didática tem desafio em consistência no analisar e desenvolvimento da metodologia de ensino que faz parte da ciência pedagógica do aluno.
Que os professores saiba como executar as atividades que estimula o aprendizado e a participação do aluno,na perspectiva a didática pode ser definida como um da ciência pedagógica.
A sua importância e o principal ramo de estudo da pedagogia, ela investiga os fundamentos e condições de realização instrução de ensino
Palavras-chave: .Sociologia e Filosofia da Educação,Historia da Educação ,Didática
1 INSTRUÇAO
Historia da Educação e fascinante a séculos pode oferecer valiosos conhecimentos na formação dos professores desde a Grécia antiga ,até os dias atuais A educação evolui ,mas com seu desafio de adaptação na sociedade.
Em algum momento importante desta historia e o impacto na carreira do educador.
E importante destacar a evolução da educação nos dias atuais foi utilizada como instrumento de poder na política e com a mudança governamental social afeta
Educação ao longo do tempo.
COM A historia da Educação o Brasil foi marcado por um controle rígido do Estado e ao mesmo tempo direcionado para beneficia grupos determinados da sociedade.
Também sua proposta educacional limitou a relação entre em ensino e a vida social prático. Muitos consideram que a proposta educacional no Brasil foram letras mortas .
Não se realisava de forma concreta e que se proponha entre a retórica e a lei. Sobre a historia de educação Brasileira no Peri da colonização , avalia as asserções,a seguir e a relação proposta entre ela.A educação brasileira foi estabelecida para entender o aclame popular. Voltando ao interesse de alguns grupos esta pratica fa z com que a alfabetização dos nativos fossem percentualmente maior que a população de homens livres da colônia.Porque a Educação fez parte do projeto colonizador português, que buscava dominar o território brasileiro. A catequização dos indígenas buscava submetê-los ao interesse da coroa portuguesa.
Mesmo nos seminários e colégios,a educação se restringia a poucos privilegiados.
A educação Jesuítica com teve inicio em 1549 com a companhia de Jesus,representante da igreja católica fundada por Inácio de Loyola, em um contesto de reação da igreja católica a reforma protestante sendo a protagonista do inicio da nossa historia educacional.Inicialmente o objetivo da companhia de jesuítica fundamentava-se catequizar a partir do catecismo brasílico.
Constituído pelos sete sacramentos, os dez mandamentos,orações do pai-nosso ave-maria,e dos pecados veniais e mortais;e educar os índios ensinando as primeiras letras em português e tupi. Como também a propagação da concepção do mundo da civilização ocidental cristã .
Sendo assim a Historia foi marcada por um controle rígido do estado e mesmo assim beneficia um único grupo. Tentando leva-los ao interesse da família real portuguesa e, mesmo seminários e faculdades,a educação era limitada a poucos privilegiados.
A Historia da sociologia d da educação; a entender como a sociedade age, como se estabelece sua interações e como sua ações são determinadas foi objetos de chamada SOCIOLOGIA CLASSICA, que traz em suas origens.
Ao analisa a vida em sociedade, percebemos que uma das instituições que é projetada para faze o projeto de sociedade que se queira estabelecer seja comprida sobre tudo o projeto moderno as discussões em torno do estabelecimento da escola como mecanismo de reprodução de pensamento dominantes e de controle social .
Ao analisar como a sociologia da educação surge embalada numa ideia de analisar a instituição escolar no contexto social, suas funções e problematizações, .
Nas ideias mais potentes que surge na Modernidade e que ira impactar profundamente a ária da educação diz respeito ao Positivismo e as ideias do fundamentalismo .
O Positivismo traz em suas ideias principais a noção de senso critico o conhecimento racional para aceita como verdade. A a escola é local onde o aluno será educado e poderá se apropriar da Ciência e dos conhecimento cientifico.
O Foncionalismo por sua vez inspirado do ANTROPOLOGO Bronislaw Malanoski entende que no interior da sociedade todos tem uma função especifica, a escola neste contexto é entendida como instituição que se insere nesta engrenagem como obejeto de regular as atividades humanas.
Ate meados do SECULO XX, predominava na Ciência Sociais e mesmo no senso-comum uma visão extremante otimista da inspiração funcionalista que contribuía a escolarização um papel central no duplo processo de superação do atraso econômico. Do autoritarismo e dos privilégios adscritos,associado a sociedade tradicionais,de construção de uma nova sociedade justa(miritocrata) e democrática fundamentada na autonomia individual.
...