Trabalho acadêmico gestão escolar
Por: GISPEDAGOGA • 4/10/2022 • Trabalho acadêmico • 488 Palavras (2 Páginas) • 133 Visualizações
Tarefa AP UNIDADE 01
O PNE, plano nacional de educação, consiste em um conjunto de medidas a serem adotadas de forma gradual e sistemático ao longo de 10 anos com a vigência de ( 2014 a 2024), Essas ações e diretivas foram pensadas de forma a ajudar todas as entidades da federação brasileira com o propósito de equilibrar e desenvolver o ensino, especialmente nos níveis fundamentais , mas também visando em melhorar os ensinos profissionalizante e superior.
As metas que vou elencar são:
META 4 :Universalizar, para a população de quatro a 17 anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superlotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado.
Escolhi esta meta, devido ao fato de muita relevância no caminho escolar, deve-se se investir muito na qualificação docente, o professor deve conhecer os transtornos que englobam as dificuldades deste aprendizado, para poder avançar na qualidade do ensino destes alunos que precisam evoluir seu conhecimento.
As escolas devem receber recursos e projetos de ensino, focados na inclusão deste aluno. Que já sofre demais com a exclusão, falta de perspectiva, e falta de proventos para se desenvolverem. Muito já foi falado e o tema é bastante amplo, mas acredito que estamos apenas caminhando de encontro para solucionar estes problemas.
Até o ano de 2024 ainda estaremos no meio do caminho. Precisam ter mais equipes multidisciplinares que conheçam e aprofundem-se nesta área, tão delicada, para assim garantir uma educação equilibrada e inclusiva de fato.
META 5 Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do terceiro ano do ensino fundamental. esta meta muito importante também constitui em uma forma de igualdade e proporcionar liberdade ao aluno, muito se tem visto, falado e discutido sobre alfabetização e notamos cada vez mais jovens que na escola, seguem avançando de ano, e de fato não conseguem compreender textos, que de fato não conseguem expressar-se ou até mesmo ao receber uma tarefa não conseguem interpreta-las, notamos nestes tempos devido uma marginalização do ensino, o pouco interesse sobre gramática, sobre a leitura, seguem interagindo em redes sociais , mas não conseguem desenvolver textos próprios.
Quando se pede a um aluno uma redação, nossa é um verdadeiro horror, falta fundamento, falta base, poucos são os que estão completamente alfabetizados e prontos para concorrer a vagas em universidades federais, isso é um problema muito sério, pois o estudo de qualidade está muito longe deste aluno que não consegue avançar em seu conhecimento.
Sabemos que foi muito agravado com o estado de pandemia, onde muitos não tinham acesso ao estudo, cito as comunidade longes de centros urbanos, crianças ficaram completamente sem o estudo e sem poder acompanhar as plataformas de ensino EAD. As escolas lutaram muito com isso, mas o ensino realmente foi muito prejudicado, esta é uma meta importante que devemos nos debruçar para poder atingir, pois estamos no segundo semestre de 2022 e avançamos muito pouco, neste equilíbrio.
Referências:
https://www.observatoriodopne.org.br/plano
https://bb.cruzeirodosulvirtual.com.br/ultra/courses/_803030_1/cl/outline
...