GESTÃO FINANCEIRA E TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR E NÃO-ESCOLAR
Por: Irislu123 • 15/6/2020 • Trabalho acadêmico • 358 Palavras (2 Páginas) • 241 Visualizações
ALUNA: IRIS LOURDES BORGES GUIMARÃES – RA: 8091144
CURSO: PEDAGOGIA (LICENCIATURA)
DISCIPLINA: GESTÃO FINANCEIRA E TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR E NÃO-ESCOLAR
TUTORA: JULIANA BRASSOLATTI GONÇALVES
TURMA: DGPED1901IHEA3O
Após a leitura do artigo de LIMA, U. C.; ARAGÃO, J. W. intitulado “O Conselho do FUNDEB e as práticas de participação institucionalizados, EDUFBA, Scielo Books, 2010, responda as questões pontuadas abaixo. Você pode responder “questão por questão” ou mesmo elaborar um texto a partir delas.
1) A Educação do Brasil ao longo da História favoreceu a criação e formação de colegiados participativos de fato, como o Conselho do FUNDEB?
Sim, a Educação do Brasil ao longo da História favoreceu a criação e formação de colegiados participativos de fato, como o Conselho do FUNDEB. Isso ocorreu por meio da Constituição Federal e da Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (Lei nº 9394/96). Essa lei deu corpo aos conselhos de sistema, FUNDEF e FUNDEB criados e regulamentados por atos legislativos próprios, onde constam como função principal o acompanhamento e controle social sobre a repartição, a transferência e a aplicação dos recursos.
2) O que os Conselheiros entrevistados neste artigo entendem por democracia?
Os Conselheiros entrevistados neste artigo entendem por democracia, a participação efetiva de todos nos processos que envolvem: tomadas de decisões, no direito de opniar sobre os assuntos que influenciarão em suas vidas ou de determinado grupo, além de pontuarem que através do respeito as ideias e a participação direta dos membro envolvidos seria estabelecido uma igualdade política.
3) O que significa ser membro PARTICIPANTE do Conselho do FUNDEB, para esses membros entrevistados?
Ser membro participante do Conselho do FUNDEB, para os entrevistados envolve compromisso, responsabilidade social, olhar coletivo, engajamento, partilha, e comprometimento com o outro.
4) Que tipo de práticas exercem nesse conselho e o que pensam sobre elas?
Nesse conselho os membros se encarregam de acompanhar e controlar a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do Fundo, além de supervisionar o senso escolar e a elaboração da proposta orçamentária. No entanto, eles pensam que todas essas terefas são trabalhosas e burocráticas demais, além disso pontuam a necessidade que eles tem de uma formação que os habilite para executarem com qualidade as funções.
...