Transposicao Didatica de Obras Machadianas
Por: capirota • 22/2/2023 • Trabalho acadêmico • 2.175 Palavras (9 Páginas) • 93 Visualizações
UNOPAR
LETRAS – PORTUGUÊS E INGLÊS
CAMILA FRANCIELE LOPES FERREIRA
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DE OBRAS MACHADIANAS POR MEIO DO USO DE RECURSOS DIGITAIS.
Dores do Indaiá
2022
CAMILA FRANCIELE LOPES FERREIRA
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DE OBRAS MACHADIANAS POR MEIO DO USO DE RECURSOS DIGITAIS.
Relatório apresentado à UNOPAR, como requisito parcial para o aproveitamento das diciplinas: Pática e Produção de Textos, Língua Inglesa ll, Gestão Educacional, Literaturas de Língua Portuguesa ll, Práticas Pedagógicas em Línguas Estrangeiras: Ferramentas Para Comunicação Oral e Escrita, referente ao sexto semestre do curso de Letras – Português e Inglês.
Dores do Indaiá
2022
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 4
2.2 PLANO DE AULA 6
3 CONCLUSÃO 9
INTRODUÇÃO
O tema tecnologia encontra-se inserido em uma perspectiva de educação bastante evidente no cenário atual, marcada pela necessidade de construir elementos suficientes para superar alguns desafios, dentre eles: conhecer e valorizar as diferenças presentes na sociedade brasileira e utilizar as potencialidades das ferramentas tecnológicas no processo de ensino e aprendizagem.
Atualmente, os recursos tecnológicos exigem uma atenção especial para contribuição no ensino e aprendizagem para formação do indivíduo. É importante autenticar a valorização das ferramentas no auxílio do ensino e aprendizagem, sobretudo por se fazerem presente no dia a dia dos alunos e ser de grande interesse, podendo ser usada como fator motivacional.
Nesse contexto, esta produção busca abordar sobre o espaço digital como um meio que amplia as possibilidades do ensino de literatura, propondo um ambiente pedagógico que seja ao mesmo tempo, motivador, provocador, e, sobretudo, inovador. Assim, objetiva-se expor as interfaces entre educação, tecnologia e ensino de literatura.
Para que isso seja possível, será realizada uma breve fundamentação teórica acerca do uso das tecnologias no ensino de literatura e a possibilidade de se realizar a transposição de obras literárias para gêneros digitais. Além disso, será exposto um plano de aula que visa demonstrar como essas questões podem ser aplicadas em sala de aula.
DESENVOLVIMENTO
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
As tecnologias digitais estão cada vez mais presentes no âmbito escolar, pois possuem recursos que a tornam grandes aliadas do processo de ensino. Segundo Setton (2010 apud SARAIVA; ALLES, MUGGE, 2017), as mídias devem ser consideradas espaços educativos e capazes de serem utilizadas como agentes de comunicação, diálogo e mediação. Portanto, é fundamental que a escola e os professores passem a refletir, com um olhar crítico, sobre a inserção destas ferramentas na sala de aula.
Nesse contexto, a escola passa a ter a função de realizar mudanças significativas promovendo a formação continuada dos profissionais da educação. Esse ponto é importante, pois, por mais que os recursos digitais estejam fortemente presentes no cotidiano dos alunos, muitas instituições e professores ainda não os utilizaram. Como possíveis razões para esse cenário, Saraiva, Alles e Mugge (2017) pontuam que ainda não há total compreensão de que os métodos de ensino necessitam ser modificando, acompanhando as transformações sociais.
Além disso, também é importante destacar que ensinar por meio de novas tecnologias é bastante desafiador, principalmente porque não houve profundas mudanças ainda nas escolas. Corroborando com isso, professores mais velhos não tiveram acesso a aulas, no período de formação na faculdade, sobre a utilização de mídias digitais (SARAIVA; ALLES; MUGGE, 2017). Por isso, é imprescindível que ocorra sempre a capacitação dos profissionais. Quanto a isto, os autores afirmam:
Muitos são os educadores que querem e buscam as melhorias necessárias, entretanto, não sabem ao certo como, pois eles necessitam de um norte. Monereo e Pozo (2010) afirmam que precisa haver um modelo, uma teoria que integre o que havia antes e o que temos hoje, pois não se pode desconsiderar totalmente o caminho, aprendizagens, avanços e metodologias, que fazem parte da história do sistema educacional (SARAIVA; ALLES; MUGGE, 2017).
Desse modo, a falta de domínio e a falta de meios que permitam essa renovação e capacitação são as principais razões para os professores ainda não usarem de forma ampla as mídias digitais enquanto aliadas do ensino. No que diz respeito ao ensino de Literatura, inúmeros são os benefícios que as tecnologias podem proporcionar.
De acordo com Tílias (2019), o ensino de literatura muitas vezes é considerado desafiador, pois é necessário cativar o aluno e mantê-lo interessado na leitura, ou seja, o prazer e o gosto em ler textos literários deve ser algo pensando pelo educador. Contudo, muitas vezes, a metodologia escolhida pode tornar as aulas monótonas para os estudantes, na medida em que há um direcionamento somente para textos fragmentos, biografia do autor ou periodização.
Sendo assim, urge a necessidade dos professores de buscarem métodos cativantes e prazerosos, com a finalidade de auxiliar na formação de leitores críticos e ávidos por novos textos. Com base nisso, Sobral (2019) afirma que o uso de novas tecnologias é o melhor caminho para se atingir esse objetivo, pois proporciona ao jovem leitor entusiasmo pela obra literatura.
Consoante a isto, Furtado (2021, p. 32) defende que “a literatura tem a possibilidade de explorar, diante desses novos recursos tecnológicos, espaços tridimensionais, interatividade constante, textos midiáticos que perfazem caminhos únicos para cada leitor e uma experiência sinestésica aflorada”. Cabe destacar que por meio da cultura tecnológica os indivíduos podem se tornar autores críticos ao descrever e apontar os problemas e conflitos que habitam em seu espaço.
...