TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transposição Didática de Obras Machadianas

Por:   •  18/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.694 Palavras (11 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

       universidade pitágoras unopar anhanguera

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


[pic 9]

SUMÁRIO

1-        INTRODUÇÃO        4

2-        DESENVOLVIMENTO        5

3-        PLANO DE AULA        8

CONSIDERAÇÕES FINAIS        10

REFERÊNCIAS        11

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como tema “TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DE OBRAS MACHADIANAS POR MEIO DO USO DE RECURSOS DIGITAIS”.

Seu objetivo é discutir a temática supracitada, sua importância e influência para o contexto atual.

Está sendo relacionado com as principais disciplinas estudadas: Prática e Produção de Texto, Literaturas de Língua Portuguesa II, Língua Inglesa II, Gestão Educacional, Ed- Práticas de Estudo- Competências Socioemocionais, Práticas Pedagógicas em Línguas Estrangeiras: Ferramentas Para Comunicação Oral e Escrita.

Está organizado em introdução, desenvolvimento e considerações finais, além das referências.

Nesta introdução serão mencionados os conteúdos abordados no desenvolvimento.

A metodologia utilizada para a realização do mesmo foi a leitura de textos digitais fornecidos pela Instituição através de downloads (PDF).

Também foram realizadas pesquisas em sites para melhor compreensão da temática abordada.

É de conhecimento geral que está havendo uma transformação relevante no ensino, podemos dizer que principalmente depois do contexto pandêmico vivido por todos, essa mudança é mais perceptível ainda, muitos ajustes foram feitos para envolver o educando nesse momento novo, em que os docentes precisaram rever seus métodos, se despojando um pouco de cada um deles e procurando adequar-se ao que agora está posto, que é a tecnologia com diversos recursos.

É comum vemos transposições de muitas obras, nos dias atuais é preciso se envolver e se adequar a elas, pois os discentes precisam ter acesso aos conteúdos que condizem com sua realidade e assim o ensino não se torna cansativo e desmotivado.

        

        

        

  1. DESENVOLVIMENTO

Sabemos que Machado de Assis foi considerado um dos mais importantes nomes da Literatura Brasileira do século XIX, que se destacou no romance e no conto, apesar de também ter escrito crônicas, poesias, crítica literária e peças de teatro.

A Literatura tem passado por muitas transformações desde o seu início, sendo que cada período tem suas peculiaridades e característcas próprias, desde o Quinhentismo até a Literatura Contemporânea.

 A educação tem passado por diversas modificações, partimos de um ensino completamente tradicional, em que o discente precisava decorar textos, tabelas, anotar vocabulários, o conhecimento prévio do aluno não era levado em conta, o contexto no qual ele estava inserido muito menos, os preconceitos relacionados a cor da pele, ao sotaque entre outros eram constantes, pois não se explicava sobre a pluralidade cultural, étnica, geográfica entre outras, o que dificultava o respeito quanto às diferenças. Atualmente temos vivido uma nova realidade, tratando com pessoas inseridas e submersas nas tecnologias, por isso, é necessário que o educador se insira nos recursos tecnológicos, transmitindo para os educandos um aprendizado mais prazeroso e condizente com sua realidade, precisa se despojar do tradicional, para aderir ao que está posto, ou seja, às tecnologias que têm avançado cada vez mais.

Perante as constantes mudanças em nossa sociedade, influenciadas fortemente pelos novos e avançados recursos tecnológicos, o uso das novas mídias digitais se alia à escola como meio pedagógico para enriquecer o ambiente educacional.

Existem educadores que enxergam as tecnologias como um grande desafio, e isso gera um certo receio, já que é algo desconhecido, apesar de sabermos que realmente é um desafio, o professor precisa deixar seus receios de lado e aos poucos inserir os recursos tecnológicos em suas disciplinas, adequando da melhor maneira de acordo com a idade dos alunos, mas não é só compromisso do professor em se atualizar, buscar recursos para melhorar, mas todo o projeto pedagógico precisa fazer parte desse contexto.

  1.            A tecnologia está contemplada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e tem habilidades em várias áreas do conhecimento que poderão guiar ou dar diretrizes para que as escolas construam suas práticas pedagógicas mediadas pela tecnologia.                            
  2.            Sabemos que a tecnologia é apenas mais uma ferramenta de aprendizagem para o aluno, trabalhar conteúdos com tecnologia digital em sala de aula é muito importante, mas conseguir o envolvimento dos educandos fora do ambiente escolar, é um êxito ainda maior, o professor pode criar meios para que os alunos também leiam fora da escola, como grupos de estudos online, utilizando o aplicativo WhatsApp. Nos dias atuais, o professor tem uma grande variedade de recursos para utilizar a tecnologia em sala de aula, é necessário se investir, se capacitando, para transmitir sempre os melhores conhecimentos aos discentes, já que o compromisso da escola é formar um cidadão capacitado para se socializar não só na escola, mas também fora dela, em diversos contextos, e para isso esse aluno precisa estar apto, quando o professor se investe torna a aprendizagem do aluno mais significativa. Dessa forma, cada aula ficará mais atrativa ao aluno, pois é o contexto em que está inserido e isso despertará o interesse em realizar boas leituras, porém o professor precisa sempre buscar novos recursos para aplicar em sala de aula e também fora dela.
  3.             Um recurso tecnológico para auxiliar os alunos a se envolverem com a literatura é o audiobook, também os livros digitais, pois não ficarão presos aos impressos e poderão transmitir esse audiobook através até da TV, o aluno precisa ser motivado a utilizar os recursos digitais, pois assim a aprendizagem será ativa, ficará fixada, com o uso desses recursos, ele vai ser despertado, atraído, pois envolverá ilustrações, e a mensagem pode ser transmitida também de forma lúdica.        
  1.            Nos gêneros digitais, a mensagem precisa ser transmitida de forma clara e objetiva, de modo a prender a atenção do leitor, seja ela escrita com uma linguagem formal ou informal. É fundamental que o professor apresente propostas didáticas em que o aluno ocupe o papel de protagonista, mas não é bem isso que temos visto em sala de aula, sabemos que nos dias atuais e no atual contexto, o professor não é mais o transmissor de conteúdo e detentor do conhecimento. O aluno deixa de ser receptor e tem um papel ativo, buscar o conhecimento, ser protagonista, e é dessa forma que os gêneros digitais poderão ser utilizados, pois quando o conteúdo é transmitido de uma forma atraente e dinâmica, utilizando recursos que fazem parte do seu cotidiano, certamente despertará a curiosidade, o interesse, facilitará a comunicação, a troca de informações. Despertará um desejo maior em se envolver com o conteúdo e buscar soluções para a problematização proposta em sala de aula.
  1.             O uso de recursos digitais em sala de aula, pode facilitar a didática dos professores, uma vez que com um grande percentual de alunos tendo acesso através dos seus celulares, as pesquisas didáticas entre eles, o compartilhamento de assuntos relacionados ao que está sendo ministrado pelo professor se tornam mais rápidas e eficientes, proporcionando novos caminhos para o ensino e colaborando com o processo de aprendizagem de todos. Não basta que o professor leve a tecnologia para a sala de aula, pois a quinta competência da BNCC foca no uso específico das tecnologias na aprendizagem com senso crítico, reconhecendo o papel fundamental da tecnologia, mas é preciso ter um acompanhamento e responsabilidade de uso. Além disso, o estudante deve dominar o universo digital, sendo capaz de usar ferramentas multimídia para aprender e produzir. Sabemos que o professor é um imigrante digital, enquanto o aluno é nativo, e sempre o nativo estará um passo à frente do que está buscando aprimoramento, contudo não podemos dizer que por mais que os jovens tenham acesso aos recursos digitais, os usem com maestria, ou seja, conheçam todas as ferramentas importantes e principalmente no que diz respeito à educação. No contexto pós - pandemia é impossível não utilizar recursos digitais, visto que no período mais crítico da doença, novas adaptações foram feitas às pressas em todas as áreas, inclusive na educação. A literatura também tem avançado, evoluído e se adequado ao atual contexto, e isso é muito importante, pois cada leitor escolhe de que forma vai realizar suas leituras e tem a possibilidade de explorar, diante desses novos recursos tecnológicos, espaços tridimensionais, interatividade constante, textos midiáticos que perfazem caminhos únicos para cada leitor e uma experiência sinestésica aflorada. Apesar dessas imensas possibilidades e de grandes investimentos em diversas áreas tecnológicas, verifica-se que a literatura da era digital, consoante Pécora (2000), ainda está ligada ao campo visual e sonoro, não extrapolando constantemente esses recursos. As possibilidades abertas mediante esses novos recursos vão ao encontro de uma grande necessidade humana que é a fantasia, o lúdico, tanto para crianças como para adultos, possibilitando usar ainda mais espaços em que a literatura possa significar para o leitor. Segundo Candido (1972, p. 82-83), “necessidade universal de ficção e fantasia, que decerto é coextensiva ao homem, pois aparece invariavelmente em sua vida”, promovendo junto aos novos recursos novas formas de interação e brincadeiras.
  1. PLANO DE AULA

PLANO DE AULA

ESCOLA:  E.E. Professora Maria Dandara dos Santos.

SÉRIE: 1ª ano do ensino médio.

NÚMERO DE AULAS: 4 aulas de 45 minutos cada uma.

CONTEÚDO:

  • Obra de Machado de Assis. Sugestão (Dom Casmurro).

OBJETIVOS:

Objetivo Geral

  • Despertar nos alunos o interesse pela leitura.

Objetivos Específicos

  • Reconhecer a utilização da leitura no dia a dia;
  • Distinguir as diferenças e semelhanças da linguagem da época que a obra foi escrita a da linguagem atual;
  • Desenvolver a oralidade e a escrita;
  • Identificar a mensagem implícita através do contexto.

JUSTIFICATIVA:

  • A presença da leitura no cotidiano é fundamental, pois a mesma contribui para o enriquecimento do vocabulário, aperfeiçoa a escrita, pois ao ler temos acesso à diferentes palavras, podendo assim nos situar em diversos contextos.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:

  • Primeiro o professor irá explicar a atividade, dividir a sala em 6 grupos de 5 pessoas;
  • Depois, cada grupo ficará responsável por 25 capítulos que será dividido entre os integrantes, ou seja, cada aluno lerá 5 capítulos;
  • Depois na sala de informática, começar ler o livro digital Dom Casmurro;
  • Em casa os alunos darão sequência na leitura do livro digital, até concluir;
  • A partir daí cada grupo vai elaborar uma compreensão e interpretação do livro;
  • Em seguida, cada grupo vai criar slides, explicando de forma sucinta o que compreendeu, podendo fazer o uso de imagens para representar a história do livro de forma mais clara;
  • Finalmente cada grupo apresentará a compreensão e interpretação do livro para a sala através do projetor conectado ao notebook.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Caderno e caneta para anotar informações importantes;
  • Celular, notebook;
  • Projetor para apresentar os slides.

Observação: O livro Dom Casmurro, será acessado através do link que o professor disponibilizará para a turma.

AVALIAÇÃO:

  • Avaliar a participação de cada aluno;
  • Interação com o grupo;
  • Compreensão do conteúdo;
  • Avaliação oral feita pelo professor através de perguntas e respostas para cada grupo de acordo com os capítulos estudados.

REFERÊNCIAS:

      RAMOS, Francine.  [Plano de aula] Dom Casmurro: leitura e compreensão – parte I. Disponível em: https://livroecafe.com/2019/08/07/plano-de-aula-dom-casmurro-leitura-e-compreensao-parte-i/. Acesso em: 27/09/2022.

      Passo a passo de como fazer um plano de aula .Disponível em: https://www.soescola.com/2016/11/passo-passo-de-como-fazer-plano- aula.html#google_vignette. Acesso em: 08/10/2022.

       Dom Casmurro. Disponível em: https://dcasmurro.com.br/livro.html#epubcfi(/6/6[base-indesign-1]!4[base-indesign-1]/2/2/1:0). Acesso em: 09/10/2022.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (205.3 Kb)   docx (34.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com