UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
Por: reinaldo78 • 22/9/2020 • Trabalho acadêmico • 1.675 Palavras (7 Páginas) • 198 Visualizações
UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
REINALDO ALESSANDRO DE QUEIROZ
Virtualização - Incentivo à leitura de fabulas através da internet
Iperó – SP
2020
UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
Virtualização - Incentivo à leitura de fabulas através da internet
Relatório Técnico – Científico apresentado na disciplina de Projeto Integrador para o curso de Licenciatura em Pedagogia da Fundação Universidade Virtual do Estado de São Paulo
(UNIVESP)
Tutor: Leina Moura Carneiro Carvalho
Aluno: QUEIROZ, Reinaldo Alessandro de.
Iperó – SP
2020
Resumo
Consiste no trabalho do curso de Licenciatura em Pedagogia do período do 2º semestre, que tem como objetivo compreender como os meios eletrônicos podem ser utilizados, de forma didática para o incentivo da leitura, se utilizando das fábulas A coleta de dados se deu por pesquisa qualitativa, tendo como procedimento técnico pesquisa bibliográfica e análise interpretativa.
Palavras-Chave: Fábulas, Leitura infantil, Tecnologia, Educação.
Abstract
It consists of the work of the Pedagogy Degree course in the period of the 2nd semester, which aims to understand how electronic means can be used, in a didactic way to encourage reading, using fables Data collection was done by qualitative research , with the technical procedure of bibliographic research and interpretative analysis.
Keywords: fables, children's reading, technology, education
SUMÁRIO
Introdução 6
Objetivos 7
Problemática 7
Metodologia 7
Referências 8
Introdução
Estando na era digital, onde a tecnologia se faz presente no cotidiano dos alunos, com a globalização dela, a ferramenta nos permite criar um conteúdo didático que auxilia no desenvolvimento do aluno, utilizar desta tecnologia pode ser um meio de motivar a criança a consumir conteúdo complementar com o escolar.
O uso das fábulas estimula a criatividade do aluno, mostrando outros horizontes e outras realidades, podendo assim, atrair a atenção da criança para o hábito da leitura, já que conhece outros universos e pode se apaixonar pelas descobertas e inúmeras estórias (CUNHA, 2005). Além de trazer bons questionamentos sobre as ações entre as personagens, estimulando a criança a formar seu caráter (KRUG, 2015), como por exemplo a fábula de Esopo, “A Lebre e a Tartaruga”, que carrega vários ensinamentos, além de levar em sua moral que “devagar e sempre, ganha-se a corrida”, ou seja, incentiva à criança a manter a calma em situações tensas, que ao fim, conseguirá atingir seus objetivos.
Dentre às pautas de incentivo à leitura, é necessário dinamizar esse processo, através do lúdico para fins educativos, assim sendo, a contação de histórias por meio do YouTube, deve ser abordada de forma cautelosa e atrativa. A tecnologia deve ser utilizada de forma meticulosa, pois o uso exacerbado ou sem planejamentos, pode ser mais prejudicial do que positivo (SANTOS e TAUROCO, 2007), mas ao mesmo tempo, ela permite avanços educativos dos quais não teríamos acesso sem ela (STAA, 2011).
Tendo em mente analisar a influência das fábulas no desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais, além de despertar no aluno interesse para uma leitura mais elaborada e rebuscada, com o fim estimular a compreensão do texto a partir das histórias contadas.
Se faz presente a utilização de ideias lúdicas para tornar chamativa e interativa a videoaula, incluindo itens cotidianos para a execução de um pequeno teatro. Dentre outras, também está inclusa a Teoria da Aprendizagem por Vygotsky, do qual o educador toma a postura de influenciar de forma positiva à criança, e que ela passe a adotar este novo hábito.
Objetivos
Durante o projeto há a busca por analisar a influência das fábulas no desenvolvimento de habilidades literárias, na formação de caráter e no despertar do interesse pela leitura.
...