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Valorização da Vida Bucólica

Por:   •  1/6/2018  •  Resenha  •  5.620 Palavras (23 Páginas)  •  230 Visualizações

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LITERATURA

1ª ENSINO MÉDIO

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3ª ETAPA LETIVA- parte 6

profª Beatriz Canella

REDE JESUÍTA DE EDUCAÇÃO-COLÉGIO ANCHIETA-LITERATURA 1ª SÉRIE EM- BARROCO - 1ª SÉRIE /2017                                                                                     PÁGINA 86

O Arcadismo

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                                                                                                                    Valorização da vida bucólica

Arcadismo, Setecentismo (a estética dos anos 1700) ou Neoclassicismo é o período que caracteriza principalmente a segunda metade do século XVIII. Entra em decadência o pensamento barroco: a burguesia ascendente, voltada para as questões mundanas, deixa em segundo plano a religiosidade e o exagero da expressão barroca. Ao mesmo tempo que se volta contra os abusos cometidos pela nobreza e pelo clero, a burguesia mostra-se conservadora e reticente quanto à ideia de promover e distribuir seus próprios privilégios às classes menos favorecidas.

1. Portugal e Brasil no século XVIII

Em Portugal, os primeiros indicativos do novo modo de pensar são notados no reinado de D. João V )(de 1707 a 1750), com o apoio a uma proposta de modernização do ensino superior segundo os ideais iluministas.

No Brasil, o pensamento iluminista francês encontra ampla repercussão no crescente pensamento de nativismo e na nova mentalidade dominante, provinda da área de mineração.

É neste período também que ocorre um deslocamento fundamental na vida brasileira: o centro econômico transfere-se  do Nordeste para as regiões das Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Na  esteira da economia vem a vida política, social e cultural. Minas Gerais em particular Vila Rica (atual Ouro Preto), é o cenário dos acontecimentos mais significativos e dos personagens mais importantes: a mineração, a Inconfidência, Tiradentes, os poetas do Arcadismo (daí o Arcadismo brasileiro receber também a denominação de Escola Mineira).  

2. A linguagem do Arcadismo

A visão de mundo dos poetas árcades e a estética neoclássica se manifestam num “ estilo simples”, em nítida oposição ao estilo barroco. Agora prevalece a ordem direta, a expressão clara, inteligível; as frases adquirem uma suave melodia (a mesma melodia, simplicidade e ordenamento lógico encontrados na natureza, tida como a grande mestra). Predominam os adjetivos que expressam suavidade e harmonia.

 A seleção vocabular prende-se, fundamentalmente, a :

  • palavras,  termos e expressões que retomam a Antiguidade Clássica: mitologia, musas, conceitos; além de carpe diem (aproveite o dia), locus amoenus (lugar ameno), fugere urbem (fuga da cidade), inutilia truncat ( cortar as inutilidades);
  • a exaltação da natureza: árvores, riachos, prados, fontes, pastores e pastoras, montes de feno;
  • o amor idealizado e convencional.

3. O estilo neoclássico: influências e linguagem

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Um dos maiores influenciadores do pensamento e das atitudes do Arcadismo foi o poeta latino Horácio. O carpe diem , áurea mediocritas, locus amoenus e  fugere urbem:[pic 4]

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4. O Arcadismo em Portugal  

Fundação da Arcádia Lusitana em 1757.

Embora influente, o grupo desapareceu em 1774, para ressurgir em 1776 com o nome de Nova Arcádia.

Fez parte dessa nova sociedade Elmano Sadino, pseudônimo de Manuel Maria Barbosa Du Bocage (1765 – 1805).

No início da atividade literária, suas poesias apresentavam características do Arcadismo: falavam de pastores, deuses, ninfas.

Rompendo com essa tendência, ele passou a compor versos sobre o  mundo interior, seus dramas amorosos e existenciais, antecipando tendências românticas.

Texto 1 [pic 13]

Apenas vi do dia a luz brilhante

Apenas vi do dia a luz brilhante
Lá de Túbal no empório celebrado,
Em sanguíneo caráter foi marcado
Pelos Destinos meu primeiro instante.

Aos dois lustros a morte devorante
Me roubou, terna mãe, teu doce agrado;
Segui Marte depois, e enfim meu fado,
Dos irmãos e do pai me pôs distante.

Vagando a curva terra, o mar profundo,

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Texto 2

2. Já Bocage não sou!... À cova escura

Já Bocage não sou!... À cova escura
Meu estro vai parar desfeito em vento...
Eu aos Céus ultrajei! O meu tormento
Leve me torne sempre a terra dura.

Conheço agora já quão vã figura
Em prosa e verso fez meu louco intento;
Musa!... Tivera algum merecimento
Se um raio de razão seguisse pura!

Eu me arrependo; a língua quase fria
Brade em alto pregão à mocidade,
Que atrás do som fantástico corria.[...]

5. O Arcadismo no Brasil: a poesia lírica em Minas Gerais

Tomás Antônio Gonzaga

Tomás Antônio Gonzaga nasceu na cidade do Porto, em Portugal, em 1744. Bacharel em Direito por Coimbra, veio para Minas Gerais com os cargos de ouvidor e juiz. Manteve relação amorosa com Maria Doroteia Joaquina Seixas Brandão, a Marília. Por participar da Inconfidência Mineira, foi preso e condenado ao degredo em Moçambique.

Lira XIX

Enquanto pasta alegre o manso gado, 
Minha bela Marília, nos sentemos 
À sombra deste cedro levantado.

Um pouco meditemos 
Na regular beleza,
Que em tudo quanto vive, nos descobre
A sábia natureza. 

Atende, como aquela vaca preta 
O novilhinho seu dos mais separa, 
E o lambe, enquanto chupa a lisa teta.
Atende mais, ó cara, 
Como a ruiva cadela
Suporta que lhe morda o filho o corpo,
E salte em cima dela. [...]

...

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