ÁREA DE ATUAÇÃO: LÍNGUA PORTUGUESA/LITERATURA
Por: May Macedo • 16/4/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 689 Palavras (3 Páginas) • 244 Visualizações
SUGESTÃO DE ATIVIDADE GAMIFICADA
ÁREA DE ATUAÇÃO: LÍNGUA PORTUGUESA/LITERATURA
JUSTIFICATIVA:
O espaço escolar é um dos principais ambientes de estímulo à prática da leitura. E isso não precisa, necessariamente, limitar-se aos meios tradicionais, assim, esta proposta de atividade justifica-se pelo fato de possibilitar aos discentes o contato a literatura de forma atrativa, além de promover um ambiente de mediação e construção de diferenciados sentidos e significados a partir da leitura de forma conectada à cultura digital (Soares, 2002) em que os jovens sejam protagonistas.
Levando em consideração o cenário e a característica dos alunos nativos digitais (Prensky, 2001), em que os alunos estão recebendo uma variedade de estímulos e habituados com ferramentas atrativas, é necessário promover atividades de leituras literárias que proporcionem o engajamento e a satisfação através de uma metodologia atual e adequada aos discentes, aliando, dessa forma, à gamificação à leitura literária.
Já que, seegundo Viana (2013, p. 108), Talvez seja a educação uma das áreas em que se tem maior expectativa com relação à extensão de benefícios passíveis de serem alcançados com a gamificação e, aliada a leitura que para Kleiman é um processo que se evidencia por meio da interação entre os diversos níveis de conhecimento do leitor: o conhecimento linguístico, o conhecimento textual e o conhecimento de mundo, ou seja, a leitura é adquirida com o tempo, de forma sistematizada e com a prática e, ainda, segundo Martins, a leitura pode ser considerada como um processo de compreensão de expressões formais e simbólicas e se realiza a partir do diálogo do leitor com o objeto lido – seja escrito, seja um gesto, uma imagem ou um acontecimento, há a necessidade de promover uma atividade que desperte o gosto pela leitura, já que Cagliari afirma que a leitura é a atividade mais importante e que serve de base para as outras atividades escolares, pelo fato da ligação da mesma com tudo que é ensinado na escola.
A leitura impulsiona a participação determinante do sujeito na sociedade, levando-o a construção do conhecimento.
OBJETIVOS
- Desenvolver competências leitoras
- Ampliar o universo literário dos estudantes.
- Incentivar, de maneira lúdica, a mediação da leitura possibilitando a construção de diferentes significados.
DESCRIÇÃO DA METODOLOGIA:
- Escolha de um livro para leitura. O professor leva três livros e em votação escolhe qual será lido pela turma naquele mês.
- As atividades serão semanais e realizadas em forma de missões, e os três primeiros a entregar ganharão mais pontos.
- As pontuações ocorrerão em equipe e individualmente, somando ao final para chegar à conclusão de quem serão os três vencedores.
- Em equipe, cada equipe cria um jogo que deverá conter perguntas sobre o capítulo lido naquela semana (tabuleiro com um formato de trilha. Ao cair em determinada casa, o jogador deverá responder perguntas.)
- O professor da turma também irá propor desafios/missões semanais conforme o capítulo lido. Criará uma espécie de enquete sobre os personagens, traços físicos, descrições de lugares...)
- Na medida em que os grupos vão realizando as missões a pontuação será contabilizada em um documento compartilhado com todos, para que possam saber o andamento de seu grupo e também seus resultados individuais.
- A etapa final será a produção de um vídeo animado com a ilustração do capítulo com a utilização de um aplicativo ou programa de computador retratando um capítulo do livro lido.
- O vídeo será exibido na sala de aula e os estudantes irão respondendo numa folha de respostas qual capítulo está sendo retratado. Cada resposta certa valerá 1 ponto.
- O estudante que obtiver mais pontos durante as missões ganhará um prêmio e fará a sugestão do próximo livro lido.
ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO:
Será avaliada a participação e o número de acertos nas missões propostas, sendo atribuído um valor para a atividade.
RESULTADOS ESPERADOS:
Espera-se que os alunos gostem da atividade e despertem o interesse pela leitura.
REFERÊNCIAS:
Foucambert, J. 1994. A leitura em questão. Porto Alegre: Artes Médicas.
Martins, M. H. 2006. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense.
...