AÇÃO DOCENTE
Por: FraterWelington • 5/5/2015 • Projeto de pesquisa • 1.227 Palavras (5 Páginas) • 244 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
[pic 14]
INTRODUÇÃO
As disciplinas estudas neste terceiro período do curso de Pedagogia deram-nos oportunidade de conceituar a ação docente atual. Políticas Públicas a respeito da educação, leis, conceição e o que mudou ao longo dos anos em nosso país. Métodos e formas da Pesquisa Cientifica, com base na ação docente e na elaboração de nossos trabalhos acadêmicos. A ação e a reação do uso da tecnologia no meio acadêmico. E por fim a elaboração do currículo escolar e suas especificidades.
A ação docente é melhor enriquecida quando o educador age como um agente reflexivo, ou seja, age com base nos conteúdos adquiridos comparando suas próprias habilidades e cultura, dando um novo sopro de vida em sua ação educacional.
AÇÃO DOCENTE NA POLITICA
Na primeira disciplina estuda neste período, vimos como se fundamentam as leis e diretrizes que norteiam toda a ação docente. Estamos fadados a pensar que política não tem nada a ver com educação. Na realidade a política está presente em toda a ação do ser humano. O homem em si, é um ser político. Ela está presente em todas as áreas de nossa vida, desde a família até a ação do cidadão pela nação.
Estiveram em pauta as Leis de Diretrizes e Base da Educação – LDB, que fundamentam a ação docente nos ambientes escolares. Estudamos suas especificidades, e assim refletimos como ela age no dia a dia do educador.
Refletimos sobre a gestão democrática e como toda comunidade escolar deve estar inserida no contexto administrativo da escola. Esta é uma postura que difere da gestão centralizadora e autoritária, pois sugere uma ação conjunta na arte de ensinar. Pais, professores, demais funcionários e alunos colaboram com o diretor da escola e os órgãos de educação na formulação do PPP – Projeto Político Pedagógico. Este processo democrático envolve a eleição por meio de voto do diretor, assembléia geral, conselho escolar, grêmio de alunos, entre outros órgãos que ajudam na ação pedagógica no ambiente escolar. Fazendo com que todos participem deste processo de educar.
A PESQUIZA, UMA GRANDE ALIADA DO CONHECIMENTO
Nesta segunda disciplina refletimos sobre a Metodologia da Pesquisa Cientifica. O que norteou nossas aulas foram às formas e normas de registro de citações, o incentivo pela leitura e por fontes seguras, e por fim a importância do educador ser um pesquisador.
São primordiais que nos trabalhos acadêmicos sejam citados as referências bibliográficas que serviram de base para a formulação do trabalho. Estas citações devem seguir certa norma básica que serve como identificador e formalizador, como rege a ABNT.
O primeiro passo para uma boa pesquisa é o levantamento bibliográfico do assunto que se pesquisa. Buscando nos escritores existentes informações para o enriquecimento do mesmo. Alem das fontes oficiais, ou seja, de textos escritos e registrados como livros, artigos e publicações, contamos com o auxilio de palestras, paginas na internet, entre outros que podem enriquecer ainda mais nosso trabalho acadêmico.
Seguindo o processo é importante que exista um projeto, onde o pesquisador poderá determinar os principais pontos que nortearão sua busca pelo saber. Este projeto deverá contar apresentação, objetivos, justificativas, fontes de pesquisa, cronograma de ações, e conclusão. É o projeto de que ajudará na construção da pesquisa.
TECNOLOGIAS A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO
Nesta terceira disciplina discutimos a ação dos meios de comunicação social na vida e educação da criança. Refletimos em como o docente pode aproveitar estes recursos em sala de aula e como a relação com estas ferramentas foi se agregando a ação docente.
É certo afirmar que a tecnologia não é nova. Desde a idade da pedra o homem vem lidando com ela. É processo gradual e muitas vezes difícil de ser adquirido. Foi assim depois da invenção da roda, eletricidade, com a idéia de que o mundo era redondo, e mais atualmente com o surgimento dos novos meios de comunicação social: rádio, TV e internet. É possível se utilizar das novas tecnologias no ambiente escolar? Claro que sim. É até mesmo necessário, pois a escola deve seguir as mudanças que ocorrem e a cultura de seus alunos.
É importante frisar que a utilização destes meios em sala de aula não pode ocorrer de forma desorientada e aleatória. Não pode ser um passa-tempo, e nem muito menos um modo de suprir um espaço vago. É preciso que o educador se planeje e utilize-se da melhor forma, usando de todos os recursos possíveis e agregando ao máximo com os conteúdos estudados pelos alunos.
Refletimos em nossa turma a influência dos meios de comunicação na formação da criança, o que afeta a sua educação formal posteriormente. Quem educa as crianças em casa, em muitas famílias, são os meios de comunicação, principalmente a TV e a Internet. Pode-se perceber esta influência na atitude das crianças. Observando as crianças da pré-escola, uma de nossas colegas, percebeu que elas não sabiam brincar, percebeu crianças egoístas, egocêntricas e na maioria das vezes em vez da brincadeira preferiam a brigas, chutes, etc. percebe-se ai a influência de desenhos e jogos que levam as crianças a uma ação violenta, em vez da docilidade e singeleza que víamos anos antes.
...