A ADAPTAÇÃO: COLINHO, CARINHO E MUITA DIVERSÃO
Por: andrieli benedetti • 24/11/2020 • Trabalho acadêmico • 4.566 Palavras (19 Páginas) • 281 Visualizações
ADAPTAÇÃO: COLINHO, CARINHO E MUITA DIVERSÃO
Andrieli Zanchet Benedetti[1][2]
Luisa Cadorim Facenda[3]
RESUMO
O presente artigo tem por objetivo investigar as estratégias de acolhimento empregadas pelo professor de educação infantil frente ao processo de adaptação escolar, e como impactam no desapego dos pais e no bem-estar infantil. Por meio de pesquisa bibliográfica, em torno do tema adaptação escolar na Educação Infantil, verificou-se que o processo de inserção, de adaptação, da criança, no ambiente escolar é muito delicado. É um período especial, que provoca uma série de mudanças, um marco na vida da criança, pois exige dela uma adaptação a um novo contexto. Apesar de dolorosa, a adaptação é também um período de aprendizagem. Família, escola e crianças descobrem sobre convívio, segurança, confiança e exploração de novos caminhos. Para tanto, o texto a seguir discute a adaptação como um grande desafio a ser devidamente enfrentado e debatido pela escola e pela família, que deverá estar certa de sua opção, passando a confiança necessária e fundamental para que a criança esteja aberta para receber a possibilidade de criar novos vínculos afetivos com outros adultos e principalmente com outras crianças.
Palavras chaves: Adaptação; Professor; família.
Introdução:
Toda a adaptação é uma experiência para que possamos nos acostumar com lugares e modos de viver diferentes. Desde o nascimento nos adaptamos com lugares, pessoas, hábitos. Nesse sentido, com esse processo de adaptação surgem reações e diferentes maneiras de encarar as situações, então algumas pessoas se adaptam mais facilmente e outros levam um tempo maior.
A adaptação escolar pode se mostrar de diferentes maneiras, para algumas famílias esse processo acaba se tornando mais difícil e doloroso, porém para outras ele é mais rápido e tranquilo. É a partir da inserção da criança na escola que ela entra em contato com um mundo diferente, e com isso favorecendo que a criança construa um mundo social mais amplo, por meio da interação e do processo necessário de socialização.
É ainda no ambiente institucional que encontramos o professor, que também atua na mediação dos processos de adaptação e que, por estar na condição de educador, precisa planejar e encontrar metodologias que auxiliem em todo esse processo.
Neste sentido, o tema escolhido para a presente pesquisa “Adaptação: colinho, carinho e muita diversão”, vêm ao encontro da compreensão sobre os desafios do educador frente à inserção da criança no ambiente escolar. Ressalta-se ainda que, é um momento de muitas expectativas, que serão supridas caso, as partes envolvidas (pais/ criança/escola) formarem um elo de cumplicidade, respeito e muita confiança.
Assim sendo, o seguinte artigo apresenta a temática: Adaptação e seus momentos, visando compreender a relação e a importância do professor diante desse processo.
O ingresso da criança, no ambiente escolar, é a entrada em meio social mais amplo, onde a criança se desligará, por algumas horas de seu dia, do seio familiar. Ela então irá se deparar com novas questões de sociabilidade (como dividir brinquedos e a atenção dos professores).
Novas experiências terão repercussão para as crianças. Entre as novas experiências que podem ser vividas, podemos destacar: a separação das crianças de seus pais, o afastamento da criança do ambiente familiar, além da criança entrar em contato com um novo grupo de adultos e crianças estranhas. Tudo isso provoca na criança uma mistura de diversos sentimentos como ansiedade, medo e insegurança.
Entretanto, no período de adaptação a criança depara-se com duas conquistas importantes e fundamentais, que levará para sua trajetória de vida: a independência e a autonomia.
Sendo assim, faz-se uma análise de como facilitar este rompimento de vínculos que acontece entre a criança e a família e de como estruturar novos vínculos afetivos com a equipe escolar (professores, direção e funcionários em geral), para assim facilitar a adaptação neste novo “mundo”, no qual está sendo inserida e que já está pré-organizado.
O presente artigo tem como objetivo investigar as estratégias de acolhimento empregadas pelo professor de educação infantil frente ao processo de adaptação escolar, e, como impactam no desapego dos pais e no bem-estar infantil.
O período de adaptação é muito especial, mas também é um grande desafio para criança, família e professores, pois geralmente é a primeira grande separação da criança com seu seio familiar.
No decorrer de três anos e meio cursando a graduação em Pedagogia somados a experiência pela atuação em escola de Educação Infantil da rede particular de ensino, bem como as práticas de Estágios Supervisionados algumas questões surgiram à cena, tais como: qual são os desafios que o professor de educação infantil enfrenta nos processos de adaptação escolar? Como o educador por auxiliar para que este momento seja mais tranquilo tanto para a criança quanto para seus familiares? Existe alteração de rotina na classe quando o professor tem um novo (a) aluno (a)? Qual o papel da família na adaptação escolar? Quais são as metodologias adequadas para que o professor possa ofertar um processo de adaptação de qualidade?
Assim sendo, a problemática da pesquisa traz como questionamento central: quais são as melhores estratégias de acolhimento realizadas pelos educadores, que impactam no desapego dos pais e no bem-estar das crianças diante do processo de adaptação escolar?
Questionar. Esta é a ação que se propõe como base feita no desenvolvimento de qualquer pesquisa. Assim, como futura pedagoga, julgo ser necessário um estudo como este para uma melhor compreensão sobre o entendimento do processo de adaptação escolar na educação infantil, a partir de um estudo fundamentado, onde possa ter um maior embasamento teórico/metodológico no desenvolvimento da temática.
Por fim, buscar-se-á identificar quais práticas de adaptação para as crianças e famílias que são realizadas pela instituição de Educação Infantil e vem a contribuir para o processo da adaptação escolar.
Para a elaboração do mesmo foi utilizado como procedimentos metodológicos, uma abordagem qualitativa descritiva associada à pesquisa bibliográfica como: artigos, teses, dissertações. Os critérios de seleção destes materiais definiu-se a partir das premissas relacionadas a temática da adaptação escolar na educação infantil.
...