A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Por: 122336 • 19/3/2019 • Projeto de pesquisa • 1.318 Palavras (6 Páginas) • 309 Visualizações
PROJETO DE ESTÁGIO
1. Título do Projeto: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
2. Temática
O tema alimentação saudável é motivo de preocupação dos pais e educadores, visto que o mercado oferece uma enorme quantidade de produtos alimentícios que, através da mídia, invadem as nossas casas e tornam os hábitos alimentares bastante inadequados.
3. Público-Alvo: Educação Infantil: Pré II, 5 anos, turma com 11 alunos.
4. Instituição de prática de Estágio
Centro Educacional Cebolinha, está localizada na Avenida Tropical -705 em Santarém, Estado do Pará. Fundada em 06/02/2001, Márcia Simone dos Santos Macambira. A escola é bem ampla e possui uma área externa de socialização, uma secretaria e uma pequena biblioteca, seis salas de aulas, três banheiros, uma área de lazer, um espaço de guardar o material escolar dos alunos e um refeitório. Sua estrutura é equipada com sistema de câmera, para uma melhor segurança.
A escola possui 115 alunos, do Baby Class ao 5º Ano, seu corpo docente é composto de 8 professoras,1 diretora /pedagoga/proprietária, sua equipe de apoio ,1 serventes. Funciona em dois turnos, matutino e vespertino. A diretora e as demais professoras fazem constante reuniões para discutir e analisar sobre as práticas escolares, e quando é preciso reúne com os pais para conversar sobre algumas pautas.
A escola atente alunos dos bairros próximos, pois a escola é muito procurada, a mesma presa muito a leitura e o aprendizado da escrita. O Projeto pedagógico visa integrar a comunidade escolar e local num processo educativo continuo, de forma cooperativa e participativa dentro dos princípios da gestão democrática. Oferece uma educação de qualidade aos educandos, incentivando-os e despertando-os para o prazer pela leitura tendo em vista a superação das dificuldades encontradas no cotidiano da escola. O ensino aprendizagem desta instituição, é feita através de um trabalho comprometido, visando à formação integral do aluno, tornando-os cidadãos críticos e participativos na sociedade em que vivem.
Quando comecei o estágio em sala de aula, pude observar o quanto a professora é dedicada aos seus alunos, ela cobra deveres de aula, de casa, muito carinhosa e sabe se impor quando necessário. As crianças aceitam muito bem, e a chamam de tia. A sala e composta por 11 alunos, com 1 criança especial, 12 cadeirinhas ,1 mesas e 1 cadeira para professora,2 armários, 1 mesinha para a garrafa de água e 1 ventilador. A sala é toda decorada com animais e floresta feito de Eva. Painéis de Boas Maneiras, Palavrinhas Mágica e painel de aniversário, 1 quadro com o alfabeto.
Ao observar essa turma, e principalmente o lanche de cada um, achei de suma importância o assunto que abordei no meu projeto. E ao assumir o papel do docente, pude orientar –lós, quanto os hábitos alimentares saudáveis.
5.Justificativa
Ao observar a alimentação dos alunos, verifiquei o excessivo consumo de salgadinho, bolachas recheadas, refrigerantes, suco artificial e a ausência de frutas. Por isso, um projeto a cerca desde assunto poderá provocar mudanças na atitude dessas crianças, contribuindo para uma vida mais saudável.
Essa mudança no hábito alimentar, incentivando o consumo de alimentos saudáveis contribuirá para o crescimento e boa saúde. A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação.
6. Objetivo Geral
Permitir às crianças oportunidades que propiciem o acesso e conhecimento de habilidades para escolher sua alimentação, servir-se e alimentar-se com segurança, prazer e independência. Ampliar o conhecimento sobre os tipos de alimentos. Estimular os bons hábitos alimentares ressaltando a importância de uma alimentação variada.
7.Objetivos Específicos.
- Desenvolver o gosto pela leitura;
- Experimentar novos alimentos;
- Incentivar o consumo de frutas no lanche escolar.
- Identificar alimentos saudáveis e não saudáveis;
- Adquirir hábitos para uma boa alimentação.
- Incentivar aos bons hábitos alimentares;
- Identificar as preferências alimentar dos alunos;
- Reconhecer os alimentos que faz bem à nossa saúde;
- Identifique as frutas, verduras, e legumes, e a importância destes para a saúde;
- Reconheça o produto industrializado como um alimento menos nutritivo e menos necessário ao seu desenvolvimento.
8. Conhecimentos
Disciplinas envolvidas: Todas referentes à Educação Infantil em forma interdisciplinar.
- Artes: pintura, recortes, colagem, desenho impressos, confecção de painéis, fantoches.
- Linguagem Oral e Escrita: Conversa em roda sobre a importância da ingestão de frutas, legumes, verduras e sobre a necessidade de higienizarmos os alimentos, sobre a existência de alimentos prejudiciais à saúde quando ingerido em excesso, narração de história, letras do alfabeto (as iniciais do nome dos alimentos)
- Natureza e Sociedade: alimentos saudáveis; A importância de termos uma alimentação saudável; Alimentos naturais e alimentos industrializados; Características de alguns alimentos; A diferença entre alimentos saudáveis e alimentos pouco saudáveis; os benefícios de uma alimentação saudável; importância das frutas, verduras e legumes.
- Matemática: raciocínio logico, numeral e quantidade de 0 a 9, contagem oral, formas geométricas, cores.
- Temas Transversais: Ética: Não desperdiçar os alimentos, pois somos privilegiados em tê-los; Saúde: Benefícios dos alimentos para nosso corpo;
- Formação Religiosa: Valorização dos alimentos, agradecendo a Deus por tê-lo, enquanto muitos não os têm;
9. Metodologia: Recurso e Cronograma de ação
1ª aula : Prática de leitura
Iniciaremos com uma oração, um breve comentário sobre o lanche que trouxeram. Em seguida narro a historinha, “O sanduiche da dona Maricota”, pedir que acompanhem no livro, interpretação da história.
Recursos: rodinha de conversa, cartaz, livro impresso.
2ª aula : Frutas ,verduras e legumes
...