A ANÁLISE DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA
Por: Guilherme Lima • 7/9/2022 • Resenha • 823 Palavras (4 Páginas) • 93 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AGRESTE DE PERNAMBUCO
ANÁLISE DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA - I VA
CURSO: Licenciatura em Pedagogia
DISCIPLINA: Metodologia do Ensino da Arte II
PROFESSORA: Carolina Mafra de Sá
2021.2
NOTA: 4 pontos
DATA: 17 de agosto de 2022.
ALUNA: Michele Maria da Silva Lima
- Segundo Pillar (2007, p.81), “é necessário começar a educar o olhar da criança desde a educação infantil, possibilitando atividades de leitura para além do fascínio das cores, das formas, dos ritmos, ela possa compreender o modo como a gramática visual se estrutura e pensar criticamente sobre as imagens” A autora ainda cita Paulo Freire (1995:29), que diz “a opção realmente libertadora recusa, de um lado uma prática manipuladora, de outro uma prática espontaneísta. A manipulação é castradora, por isso autoritária. O espontaneísmo é licencioso por isso irresponsável” (apud.PILLAR (2007, p.81).
Segundo Rossi (2015), a leitura visual pode contribuir para uma educação emancipadora, “ao proporcionar oportunidades para os estudantes pensarem sobre arte – por si mesmos, já que, como dito acima, criança e filosofia não são incompatíveis e os questionamentos de discussões estética têm caráter filosófico. Mas considerando que não é qualquer leitura ou discussão estética que serve para todos, é compromisso do professor/mediador estar atento a cada contexto de sua atuação. Se na educação infantil determinado tipo de imagem não gera conversas tão dinâmicas, nos anos iniciais elas podem ser adequadas. Para saber o que é mais adequado e pertinente no processo do desenvolvimento da compreensão estética do aluno, é preciso escutá-lo e aprender como ele constrói conhecimento. As ideias intuitivas (“teorias”, segundo Freeman e Sanger) que os alunos vão construindo e expressando durante a leitura visual são o melhor guia para os roteiros das leituras. Assim, o professor poderá adequar a seleção das imagens e das perguntas das leituras que propõe, no sentido de provocar questionamentos que gerem novas reflexões, novos modos de conceber as produções artísticas, enfim, novas compreensões sobre arte que possam enriquecer a vida dos alunos” (ROSSI, 2015, p.227).
Assistam aos documentários sobre as práticas de ensino das professoras Sonia M. O. Ferreira e da professora Érica Poltronieri Pereira, em turmas da Educação Infantil.
https://www.youtube.com/watch?v=bB_ja-VXH4s
https://www.youtube.com/watch?v=nHktKu__qU8
À luz das reflexões de Pillar (2007) e Rossi (2015), analisem as práticas de ensino das professoras Sonia e Érica:
- As professoras realizam práticas que educam o olhar das crianças, ou seja, as ensinam a ler o mundo, as imagens e obras de arte? De que maneira? Descrevam essas situações.
Sim, a professora Érica começou a criar projetos para trazer uma nova forma criativa de ensinar as crianças já que quando iniciou não tinha tantos projetos. Ela começou a trabalhar no meio ambiente, fazer criações com aquilo que o ambiente possibilita, mudando a visão das crianças em relação a forma de ver o meio ambiente e os possibilitando ir além daquilo que não seria possível ser feito na sala de aula. Trazendo projetos existentes e artistas para sensibilizar as crianças e as inserir naquela criação, os dando inspiração e fazendo com que se expressem.
...