A APRENDIZAGEM SOB O OLHAR PSICOPEDAGÓGICO
Por: Piccolo123 • 20/1/2020 • Artigo • 3.096 Palavras (13 Páginas) • 383 Visualizações
GRUPO EDUCACIONAL FAVENI
IVONETE PICCOLO CURZEL
A APRENDIZAGEM SOB O OLHAR PSICOPEDAGÓGICO
ÁGUA CLARA/MS
2019
IVONETE PÍCCOLO CURZEL
GRUPO EDUCACIONAL FAVENI
A APRENDIZAGEM SOB O OLHAR PSICOPEDAGÓGICO
ÁGUA CLARA /MS
2019
A APRENDIZAGEM SOB O OLHAR PSICOPEDAGÓGICO
¹IVONETE PÍCCOLO CURZEL
¹Email: biologa,ufmss@gmail.com
RESUMO - Acredita-se que as pessoas estão cercadas de conflitos emocionais. Então se resolve pesquisar sobre as dificuldades que encontramos para resolver questões relacionadas ao cotidiano escolar, na qual, recebe crianças com vários sintomas emocionais, do tipo: ansiedade, depressão, angustia raiva, temor e ódio, entre outros, portanto, foi pensando numa aprendizagem significativa para as crianças que este trabalho se propõe a estudar sobre os fatores que interferem no aprendizado, entre eles podemos destacar fatores de cunho moral, neurológico, pedagógico, sócio-cultural e emocional. Visa analisar a importância da psicopedagogia no desenvolvimento e aprendizagem do educando. A criança aprende a se comunicar, constrói conhecimentos, desenvolve o raciocínio lógico. Ainda este estudo traz algumas considerações sobre os jogos, brincadeiras e brinquedos e como estes influenciam na socialização das crianças. Desperta emoções e sentimento no aluno, fazendo que o mesmo domine habilidades próprias a idade, e demonstra também que não é só uma ligação de jogos, de brincadeiras e palavras, mas como também um rico instrumento que pode fazer grandes diferenças na aprendizagem, pois ele desperta no indivíduo um prazer satisfatório que leva para mente e todo corpo a energia que facilita a aprendizagem e a socialização.
PALAVRAS-CHAVE: : Aprendizagem. Fatores psicológicos. Emocionais. Neurológicos.
ABSTRACT - It is believed that people are surrounded by emotional conflicts. So, it is resolved to research about the difficulties we encounter in solving issues related to the school daily life, in which children with various emotional symptoms, such as: anxiety, depression, anger, fear and hate, among others, It is significant for children that this study aims to study the factors that interfere in learning, among them we can highlight moral, neurological, pedagogical, socio-cultural and emotional factors. It aims to analyze the importance of psychopedagogy in the development and learning of the student. The child learns to communicate, builds knowledge, develops logical reasoning. Still this study brings some considerations about games, games and toys and how they influence the socialization of children. It awakens emotions and feeling in the student, making him master his own abilities at age, and also demonstrates that it is not only a connection of games, games and words, but also a rich instrument that can make great differences in learning, awakens in the individual a satisfactory pleasure that leads to mind and body the energy that facilitates learning and socialization
KEYWORDS: Learning. Psychological. Emotional. Neurological Factors.
1 – INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa analisar a importância da psicopedagogia no desenvolvimento e aprendizagem do educando. A criança aprende a se comunicar, constrói conhecimentos, desenvolve o raciocínio lógico. Ainda este estudo traz algumas considerações sobre os jogos, brincadeiras e brinquedos e como estes influenciam na socialização das crianças. Portanto, para realizar este trabalho, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, fundamentada na reflexão de leitura de livros, artigos, revistas e sites, bem como pesquisa de grandes autores referente a este tema. Desta forma, este estudo esclarecerá a importância da psicopedagogia na vida das crianças nessa faixa de idade. Infelizmente ainda nos dias atuais deparamos com inúmeros educadores principalmente das series iniciais que não tem reconhecido os benefícios que a psicopedagogia traz para o desenvolvimento global das crianças.
Acredita-se que as pessoas estão cercadas de conflitos emocionais. Então se resolve pesquisar sobre as dificuldades que encontramos para resolver questões relacionadas ao cotidiano escolar, na qual, recebe crianças com vários sintomas emocionais, do tipo: ansiedade, depressão, angustia raiva, temor e ódio, entre outros, portanto, foi pensando numa aprendizagem significativa para as crianças que este trabalho se propõe a estudar sobre os fatores que interferem no aprendizado, entre eles podemos destacar fatores de cunho moral, neurológico, pedagógico, sócio-cultural e emocional. A ênfase será dada ao aspecto emocional, uma vez que acredito ser o mesmo determinante para o sucesso ou fracasso escolar.
Para Henri, Wallon (1954, p. 288), educador e médico francês:
A afetividade é um domínio funcional, cujo desenvolvimento dependente da ação de dois fatores: o orgânico e o social. Entre esses dois fatores existe uma relação recíproca que impede qualquer tipo de determinação no desenvolvimento humano, tanto que a constituição biológica da criança ao nascer não será a lei única do seu futuro destino. Os seus efeitos podem ser amplamente transformados pelas circunstâncias sociais da sua existência onde a escolha individual não está ausente.
Sendo assim opta-se por estudar o tema em questão para assim proporcionar uma transformação no pensar dos educadores, mostrando-os como deve ser o ensino para estas crianças e o que devem ser levado em relevância no processo de ensino-aprendizagem. É de extrema importância a psicopedagogia para o desenvolvimento
...