A ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: joraci1994 • 8/2/2019 • Monografia • 4.832 Palavras (20 Páginas) • 299 Visualizações
A ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
CARVALHO, Luciana Aparecida de Paula.
RU: 1118821
RESUMO
Este trabalho é o resultado de uma pesquisa que teve como objetivo principal, investigar a importância da arte para o desenvolvimento da criança de quatro a seis de uma Escola Municipal de Ensino Infantil na cidade de Itapeva/SP.
O trabalho também buscou Identificar a interferência que a arte tem no processo de ensino e aprendizagem das crianças.
A arte está relacionada ao ser humano como um todo desse a infância ate a terceira idade, fazendo com que as pessoas tenham uma visão especial do mundo a sua volta, não somente o que o olho consegue ver.
Ao elaborar esse estudo, o interessante foi apresentar assuntos relacionados com a arte e quais são suas aplicabilidades na educação infantil e o impacto que causa na vida da criança pequena.
Esse estudo é muito relevante, pois, quanto mais pesquisas feitas para trazer a arte para a vida das crianças em sua fase de crescimento e autoconhecimento, melhor.
Percebeu-se ao fim desta experiência que a arte é um instrumento capacitador e facilitador da aprendizagem por desenvolver habilidades e competências necessárias a aprendizagem, que será também aproveitado em outras áreas e ciências por fomentar características cognitivas e motoras. Desta maneira não a esmo o estudo das Artes tem sido colocado no currículo nacional da educação pelas mudanças na legislação educacional dada a sua importância como mecanismo de produção e como mais um meio que busca possibilitar à educação o conhecimento da cultura das distintas sociedades e como conseguinte o reconhecimento da própria identidade nacional brasileira.
Palavras-chave: Arte. Educação Infantil. Desenvolvimento Pessoal.
- INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como alvo o ensino da Arte em uma escola pública dentro da modalidade de Educação Infantil, mais especificamente em crianças de 04 a 06 anos. A arte sempre foi vista como uma disciplina mais voltada para a brincadeira, era dada pouca importância para as avaliações e mais ainda para crianças na fase da educação infantil.
Brincar de faz de conta, inventar histórias, movimentos corporais ou utras formas de artes, faz com que a criança tenha um momento único para se desenvolver e estimular sua imaginação, tornando-se capaz de planejar e imaginar situação onde sua criatividade lhe trará descobertas surpreendentes para sua vida.
É produzindo arte e estimulando a criatividade que a criança poderá ser capaz de se comunicar com o mundo e adquirir o controle de si mesma, autoconfiança, elevada auto estima, aprender a tomar decisões por si mesmo, como se vestir, comer sozinho e fazer amigos.
O objetivo da arte é fazer com que a criança aprenda por meio de situações lúdicas e supere de forma segura todas os problemas que ela se depara no dia-a-dia, devagar ela vai tornando real as cenas ficticias do faz de conta e vai entendendo as regras quando está frente a frente com uma situação real, podendo se expressar de maneira autonoma. Quando está inserida em um jogo onde necessita inventar para revelar as possibilidades, a criança percebe as possibilidades e reorganiza os elementos perceptuais, criando novos papeis dentro da sua fantasia e isso deve ser valorizado pelo professor e pela familia.
Após a implantação da Lei 9.394/96 (LDB) a disciplina de artes se tornou parte importante do currículo escolar e ficou no mesmo patamar das outras disciplinas já conhecidas. A dúvida que ainda existe é que essa disciplina é importante no aspecto teórico, porém no cotidiano da escola ainda é vista como momento de recreação, assim como a disciplina de educação física, não sendo observada sua importância no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança, sobretudo na criança de 04 a 06 anos.
- A ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
- O PAPEL DA ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Toda criança desde o seu nascimento observa um grande repertório de imagens, objetos, símbolos e situações que têm seus significados já estabelecidos por seus familiares ou seu grupo social. A criança deve se adequar às características culturais da comunidade onde vive, ao crescer terá que usar todo material disponível a sua volta e os estímulos para reconstruir os significados do mundo que está observando e também desenvolver-se psicologicamente, socialmente e culturalmente.
A criança percebe que existe um mundo simbólico conhecido e outro que ela deverá absorver e dar outro significado através do convívio e acesso a outras formas de pensar e imaginar com a ajuda da arte.
Para entender o mundo da arte a criança deve ser capaz de organizar os seus sentidos e utilizar as ferramentas que estão a sua disposição para criar a sua própria maneira os códigos artísticos, entendendo a diferença da criação individual e coletiva. Ao ser capaz de fazer isso, a criança pode utilizar as experiências que aprende com o mundo a sua volta para proferir todas as possibilidades de percepção e entendimento do mundo.
Entendendo desta forma, percebemos que a criança é capaz de reproduzir tudo aquilo que percebe através dos seus sentidos e pode assim criar outro sentidos utilizando a imaginação parta preencher as lacunas da sua maneira de ler as situações do mundo, explicitando os seus próprios significados através de suas observações e percepções, interagindo com as várias formas de manifestações artísticas.
Antigamente quando se falava em ensino da arte, a criança não era considerada capaz de produzir o seu próprio trabalho, tinha sempre que ser dirigido por um adulto, no caso um professor, que deveria mostrar o que era para ser feito sem espaço para a criatividade. Pensando desta forma, a Educação no Brasil teve que tomar outro rumo, orientando os professores, da área de artes, a considerar a arte como uma disciplina igual a todas as outras, devido a sua importância em colocar a criança na condição de produtora da arte em suas várias formas, para seu próprio conhecimento.
Ainda de acordo com os PCNs, ficou identificado que a escola tem um papel importante em ensinar a criança a produzir arte em sua forma história e social e que o aluno possa ter liberdade em suas criações, podendo imaginar e construir trabalhos artísticos pessoais ou em coletivo com base em suas próprias convicções.
Entendendo desta forma, podemos concluir que o ensino das artes na escola tem o objetivo de fazer com que o aluno seja capaz de entender o seu papel dentro da produção artística e tornar-se capaz de produzir arte a partir das suas experiências. De acordo com essas idéias, destacando a importância da arte e valorizando o ensino das artes dentro da escola e a produção artística dos alunos, podemos enxergar a arte como uma ótima ferramenta de desenvolvimento pessoal.
...