A ARTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: Jeane Paula • 15/10/2018 • Trabalho acadêmico • 4.123 Palavras (17 Páginas) • 272 Visualizações
[pic 1] | UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL: DOCÊNCIA, GESTÃO, SABERES E PRÁTICAS EDUCACIONAIS.
| [pic 2] |
O TRABALHO COM ARTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
LINAMAR SILVA PAULA
2017
“Toda criança é artista. O problema é como permanecer artista depois de crescer”.
Picasso.
Tema
O trabalho com artes na educação infantil
JUSTIFICATIVA E DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA
O presente projeto foi desenvolvido no Curso de Especialização em Educação Infantil: Docência, Gestão, Saberes e Práticas Educacionais da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), realizado no período de 2016-2017.
A escolha do tema desse projeto surgiu a partir de reflexões desenvolvidas em algumas disciplinas do curso como Artes na Educação Infantil e Currículo e Organização dos Espaços. Além disso, sempre tive à presença das diferentes linguagens artísticas que permearam a minha prática pedagógica, além das lembranças que circundam o meu percurso escolar desde o início da minha alfabetização, que instigaram o meu prazer em aprender e atualmente o de ser mediadora da aprendizagem no processo de construção de novos conhecimentos.
A Arte nos dá a perspectiva de sermos nós mesmos e também de ver o mundo através da perspectiva do outro, desencadeando transformações emocionais e sociais que humanizam o humano e segundo Vygotsky (1999, p.320), a Arte é uma organização do nosso comportamento, uma orientação para o futuro, uma exigência que talvez nunca se concretize, mas que nos leva a aspirar acima da nossa vida o que está por trás dela. Nesse contexto, visando à valorização e refletindo a importância do trabalho com Artes, optamos por construir esse projeto que objetiva conhecer as concepções de alguns professores da Educação Infantil sobre o trabalho com Artes.
Nosso objetivo com essa pesquisa é então identificar quais são as concepções de professores da Educação Infantil do município de Ituiutaba/MG sobre o trabalho com Artes e se estes desenvolvem um trabalho artístico nessa área com as crianças, caso desenvolvam pretendemos saber de que forma e com qual frequência.
A Educação Infantil sempre foi à área que mais me identifiquei desde a graduação em Pedagogia, dessa forma sempre busquei formação continuada, aprimorando assim meus conhecimentos. Recentemente, final do ano de 2016, tive a oportunidade de ingressar no curso de Especialização em Educação Infantil: Docência, Gestão, Saberes e Práticas Educacionais, o qual agregou novos conhecimentos e experiências a minha prática profissional, aguçando ainda mais a minha vontade em desenvolver um trabalho voltado para a disciplina de Artes e também divulgar a sua importância no desenvolvimento integral da criança.
Contudo justifica-se que o trabalho artístico visual constituem elementos que provocam e expressam sentimentos, sentidos, imaginação e criação, por meio de manifestações culturais como a música, pintura, artesanato, teatro e outros. É através dessas manifestações culturais que o sujeito marca sua existência no mundo.
As questões que nortearam a construções dessa pesquisa foram: O que pensam os professores da Educação Infantil do município de Ituiutaba sobre o trabalho com Artes? Abordam as Artes no trabalho realizado cotidianamente nas instituições? Caso positivo, de que forma e com qual frequência? Qual a linguagem artística mais utilizada pelos professores pesquisados?
REFERENCIAL TEÓRICO
O ensino de Arte na escola de Educação Infantil.
Como área do conhecimento, a Arte é apresentada por meio de manifestações culturais, importantes na vida das pessoas, e através dela que o sujeito marca sua existência no mundo e se não zelar pela tradição e pelo patrimônio espiritual construído pelo povo, a cultura se perde causando dano irreversível na sociedade, sendo assim, é necessário que a escola, corresponsável pela formação intelectual e humana, atenda esta demanda desde a Educação Infantil, respeitando a relação teórica e a pedagógica, ou seja, não só como preenchimento de tempo. Refletindo sobre a importância da arte no contexto educacional, cultural e social e a necessidade de desenvolver a formação integral da criança, que segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil é um sujeito histórico e de direitos, que constrói sua identidade a partir das vivências e práticas cotidianas.
Nunes (2009) faz um resumo histórico sobre a construção de politicas públicas de atendimento à educação infantil são eles, em 1960 a creche ganha sentido de regulação social, em 1970 a pré-escola passa a ser vista como salvadora dos problemas referentes ao fracasso escolar. E em 1980/1990 a Constituição de 1988 conquista reconhecimento, garantido o direito a educação de crianças de 0 a 6 anos, cabendo ao Estado oferecer essas creches e pré-escolas tornando efetivo esse direito, surge também à necessidade de estabelecer um currículo para a área, a partir de 2000 a educação infantil passa a ser pauta de vários debates por todo Brasil.
A educação infantil nasce dissociada de uma intencionalidade educativa, e muitos profissionais acabam atuando na área sem formação específica, as propostas pensadas para a educação infantil são subordinadas as pensadas para o ensino fundamental, diante disso a função educativa do serviço oferecido às crianças fica entre o apoio nutricional até a preparação para o ingresso no ensino obrigatório, existe ainda uma lacuna no campo das concepções de propostas pedagógicas curriculares específicas para crianças de 0 a 3 anos.
...