A ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA
Por: Rosane Fortunato • 20/11/2020 • Relatório de pesquisa • 2.450 Palavras (10 Páginas) • 979 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 6
1 LEITURAS OBRIGATÓRIAS 7
2 REGIMENTO ESCOLAR 9
3 ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA 11
4 PLANO DE AÇÃO 12
CONSIDERAÇÕES FINAIS 13
REFERÊNCIAS 14
INTRODUÇÃO
O objetivo deste relatório é detalhar a respeito da prática de Estágio Curricular Supervisionado de gestão em ambientes não escolares.
Este estágio nos oportunizou a vivência de que forma se organiza e funciona o ambiente não escolar, as possibilidades, locais, público envolvido, bem como em quais aspectos ele agrega conhecimento na construção de saberes do acadêmico de pedagogia.
Aos poucos a pedagogia, não escolar, conquista espaços, ampliando assim as possibilidades de atuação do pedagogo, normalmente, há uma preocupação com a inserção de mais conteúdos nas grades curriculares da pedagogia,uma vez que a imagem de que pedagogo só se forma para dar ala já não se sustenta mais. Porém, ainda precisa desmistificar muita coisa uma vez que muitos estudantes desconhecem estas possibilidades e acabam optando por outros cursos por desconhecerem estas vertentes
Uma das constatações neste período de pandemia é que devemos adequar nossas rotinas de estudo para que não nos reste prejudicados os conteúdos, mas ainda assim, haverá déficit na composição do relatório de estágio uma vez que não houve a vivência nos ambientes.
Diferente dos demais estágios, este por se tratar de ambientes diferenciados ao que o acadêmico esta acostumado, há mais complexidade na composição, também há o contato do profissional pedagogo de uma forma que não se costuma ver, como o gestor de muitos espaços.
- LEITURAS OBRIGATÓRIAS
Mas afinal, qual significado da palavra gestor para o acadêmico de pedagogia? Em qual contexto este profissional está inserido?
No decorrer dos anos, os cursos de pedagogia e a educação como um todo têm se apercebido de espaços nos quais o pedagogo vem ganhando campo e aquele profissional antes tido apenas como professor agora adéqua-se a novas possibilidades do contexto educacional.
O gestor em ambientes escolares e não escolares é o profissional que dita a dinâmica da organização e aprendizagem da instituição e fundamentado por uma anamnese vai traçar caminhos pelos quais o público atendido por ele vai percorrer para se chegar em resultados satisfatórios.
Em tempos de pandemia, o Covid nos insere numa realidade diferente, na qual aprendemos a vislumbrar outras alternativas de ensino e na qual nos deparamos com o trabalho do pedagogo mais do que já visto anteriormente, pois, é a ele a quem compete à missão de organizar ambientes para que a educação continue acontecendo, daí entra o trabalho do pedagogo atuando em departamentos de recrutamento, treinamento e capacitação, também como editor de aulas EAD, em jornais, revistas e confecção de materiais didáticos ou ainda, na pedagogia empresarial o profissional trará sua contribuição para a melhoria continua na prestação de serviços.
O sistema prisional brasileiro hoje absorve também uma quantidade considerável de profissionais da pedagogia, uma vez que privados do direito de liberdade os detentos ainda mantém garantidos outros direitos e um deles é a reintegração ao ambiente social externo quando cumpre sua pena. Logicamente o número de pedagogos neste ambiente hostil ainda é bem aquém do necessário, talvez por medo das possibilidades do que vai encontrar ou pela remuneração baixa tendo em vista o contexto no qual está inserido.
O pedagogo também tem sua importância como gestor nas Organizações Não Governamentais, uma vez que além de dar o suporte educacional, também faz a organização do espaço, o planejamento, a estrutura do suporte educacional que será prestado pela organização.
Há também pedagogos que atuam como Coach´s que são profissionais que oferecem suporte a clientes de diversas áreas para melhoria no desenvolvimento de suas funções, assim o pedagogo atua também como supervisor, diretor educacional, para profissionais de diversas áreas que o procuram para estabelecer uma didática em suas funções.
Os hospitais estão contemplados também com a figura do pedagogo, dando suporte aos pacientes seja no apoio ao aprendizado nas tarefas escolares, mas também sua função é também explorar a ocupação sadia do tempo para que o desenvolvimento cognitivo do paciente seja mantido e estimulado, além de que, está garantindo a crianças e adolescentes o direito a educação que lhe é previsto.
No ambiente hospitalar, além do paciente, há também o apoio aos familiares, para que problemas de ordem psicoafetivas não interfiram na adaptação do paciente ao espaço hospitalar.
Os hospitais principalmente que atendem crianças e adolescentes criam espaços diferenciados para atendimento desta clientela, sendo assim o pedagogo vai gerir muitas vezes uma equipe composta não apenas por professores, mas também profissionais de diversas áreas, como psicólogos, fisioterapeutas, enfermeiros, médicos.
Podemos constatar que “… Verifica-se hoje, uma ação pedagógica múltipla na sociedade. O pedagógico perpassa toda a sociedade, extrapolando o âmbito escolar formal, abrangendo esferas mais amplas da educação informal e não-formal” (Libâneo, 2002, p.28).
Há outros espaços nos quais a presença e atuação do pedagogo vem crescendo e atuado como mola mestra para a adequação das novas formas de educação no país, temos pedagogos nas igrejas, em brinquedotecas, bibliotecas, na educação informal, nas crianças e adolescentes que aprendem em casa, no ensino multi lingue, pedagogos na educação especial, em sindicatos, comunidades indígenas, nas escolas teatrais entre tantos outros espaços.
- REGIMENTO ESCOLAR
Qual a função do regimento no ambiente escolar?
É o documento que norteia as ações do coletivo escolar através da normatização do funcionamento pedagógico e administrativo das instituições de ensino.
...