A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NAS ORGANIZAÇÕES
Por: Hallana Cardoso • 16/4/2018 • Artigo • 3.266 Palavras (14 Páginas) • 262 Visualizações
INTRODUÇÃO
No decorrer da pesquisa, por meio de abordagens e levantamentos de dados, colhemos informações minuciosas sobre a aplicabilidade da pedagogia empresarial e sua importância dentro da organização. Partindo desse pressuposto é de grande importância trabalhar essas novas questões com os profissionais de educação e todo o público interessado, para que tenham conhecimento que um pedagogo não é apto apenas para atuar em escolas, mas também em espaços não escolares.
Mesmo diante da vasta ampliação das áreas em que o pedagogo pode atuar ele ainda é conhecido como um profissional que está presente em espaços escolares, mas com as transformações no currículo e na sociedade o profissional passou a ser requisitado em diversos ambientes, para além dos muros da escola. Dessa forma, torna-se necessário que haja discussões sobre a atuação do mesmo em espaços não escolares, ampliando e sistematizando as possibilidades de atuação destes profissionais. Assim, este texto tem como questão norteadora: Qual o papel de um pedagogo no quadro funcional de uma empresa, e qual a metodologia aplicada por ele no processo organizacional?
O trabalho será desenvolvido através de pesquisas em artigos, levantamentos bibliográficos e sites. Ressaltando que no contexto atual há pouca produção sobre o assunto e uma grande necessidade de pesquisar sobre a inserção do pedagogo no ambiente empresarial.
Essa temática é importante para formação do pedagogo, pois é uma nova área de atuação pouco discutida e investigada, o tema chama a atenção pelo fato de estar inserido em uma área que está em constante crescimento, à empresa é vista hoje como um espaço educativo, onde a aprendizagem acontece a todo o momento, onde todos têm objetivos específicos e uma mesma meta de crescimento. O papel do pedagogo neste novo contexto é de propor novas metodologias capazes de possibilitar aprendizagem significativa para todos envolvidos, desenvolvendo um pensamento sistemático, domínio pessoal, construção de uma visão compartilhada e aprendizagem em equipe.
ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NAS ORGANIZAÇÕES
A pedagogia empresarial é um novo campo de atuação para os profissionais de pedagogia, principalmente para aqueles que não querem desenvolver sua prática no âmbito escolar. Devido às diversidades de áreas deste profissional, o mesmo precisa estar adequando-se às mudanças que ocorrem diariamente na sociedade, afinal a inserção na realidade dos indivíduos faz parte da sua capacitação e conhecimento.
Tendo em vista que a pedagogia é a ciência da educação, a mesma ocorre em todos os espaços, pois é fruto da socialização. O pedagogo é o profissional competente para desenvolver uma práxis comprometida com a transformação social, que não colabore para perpetuar o distanciamento entre o saber da experiência e o saber sistematizado, mas que valorize esses saberes que são distintos, porém complementares (ALMEIDA, 2010, p. 130).
A educação no novo contexto vem se ajustando as mudanças que a sociedade está passando, para que o ser humano se posicione de forma positiva perante a realidade vivida. Antigamente o trabalhador não era valorizado, as empresas contentavam-se com os lucros e a capacitação dos mesmos era básica, apenas para realizar suas tarefas e as repetições das mesmas.
Atualmente, as organizações estão passando por mudanças em todas as áreas e isso independe de seu porte ou ramo de atuação. O impacto dessas transformações traz o surgimento de novos modelos de gestões e atuações. No mundo contemporâneo, a Pedagogia Empresarial vem se tornando uma nova possibilidade de atuação para o profissional atuante e sua formação passa a não ser limitada ao ambiente escolar. Dessa forma, o mesmo pode se qualificar para exercer seu papel dentro das empresas.
É quase unânime entre os estudiosos, hoje, o entendimento de que as práticas educativas estendem-se as mais variadas instâncias da vida social não se restringindo, portanto, à escola e muito menos a docência, embora estas devam ser a referência da formação do pedagogo escolar. Sendo assim o campo de atuação do profissional formado em pedagogia é tão vasto quanto são as práticas educativas na sociedade. Em todo lugar onde houver uma prática educativa com caráter de intencionalidade, há aí uma pedagogia (LIBÂNEO, 2001, p.116).
Sabe-se que as áreas que possivelmente o pedagogo pode atua além da docência são: a gestão, a coordenação, e a supervisão escolar. Sendo evidente que sua participação é importante para dirimir possíveis problemas correlacionados a fatores comportamentais e de produtividade. Dentre os respectivos espaços que o profissional de pedagogia pode emergir a que vem ganhando evidência é a pedagogia empresarial, que está passando por transformações diante da concorrência acirrada no mercado global.
Holtz afirma que tanto a empresa como a Pedagogia age em direção à realização de ideais e objetivos definidos, no trabalho de provocar mudanças no comportamento das pessoas. Esse processo de mudança provocada, no comportamento das pessoas em direção a um objetivo, chama-se aprendizagem. E aprendizagem é a especialidade da Pedagogia e do Pedagogo. (HOLTZ, 2006, p. 6).
A participação do pedagogo empresarial é muito importante, sua atuação traz grandes desenvolvimentos, tanto para a empresa quanto para o funcionário, pois, ele identifica os problemas e necessidades, seleciona e desenvolve pessoas para o âmbito empresarial. "O pedagogo promove a reconstrução de conceitos básicos, como espírito de equipe e autonomia emocional e cognitiva" (RIBEIRO, 2007, p. 11).
O pedagogo dentro deste novo contexto desenvolve ações e metodologias que possibilitem a aprendizagem e o conhecimento dos colaboradores. Nesta perspectiva o aprendizado está vinculado ao planejamento, ou seja, ao conjunto de ações e métodos que serão desenvolvidos com a organização e isto envolve saber aonde se quer chegar e quais objetivos a serem alcançados, sabendo que, os objetivos dos indivíduos e das organizações variam de acordo com suas necessidades.
Nesta perspectiva CHIAVENATO (1999, P.290) argumenta:
Desenvolver pessoas não é apenas dar-lhes informação para que aprendam novos conhecimentos, habilidades e destrezas e se tornem mais eficientes naquilo que fazem. É, sobretudo, dar-lhes a formação básica para que elas aprendam novas atitudes, soluções, ideias, conceitos e que modifiquem seus hábitos e comportamentos e se tornem mais eficazes naquilo que fazem. Formar é muito mais do que simplesmente informar, pois representa um enriquecimento da personalidade humana.
...