A Adição Para Surdos
Por: Bárbara Costa • 21/5/2021 • Pesquisas Acadêmicas • 649 Palavras (3 Páginas) • 146 Visualizações
Trabalho estágio
Ano Escolar: 1° ano
Modalidade: Ensino regular
Público da Educação Especial a ser atendido: Surdos
Conteúdo matemático: Adição
UNIDADE TEMÁTICA (BNCC): Números
OBJETOS DO CONHECIMENTO (BNCC):
Leitura, escrita e comparação de números naturais (até 100)
Reta numérica
Construção de fatos básicos da adição
HABILIDADES (BNCC):
(EF01MA04) Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.
(EF01MA06) Construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas
JUSTIFICATIVA da prática escolhida:
A escola tem um papel decisivo na sociedade, pois é um espaço desafiador e em muitos casos, é o único local de aquisição de conhecimentos formais, esperamos que dela saiam sujeitos críticos, capazes de solucionar problemas. Nesse cenário, entendemos que a educação especial garantida por lei, é necessária e nem sempre efetiva em sua essência, pois ainda existem desafios que afastam as pessoas com deficiência auditiva.
Diante deste contexto escolhemos essa prática, pois acreditamos que as atividades que estimulam a coordenação motora fina, o concreto e o visual, leva o aluno a participar em conjunto com toda turma auxiliando a inclusão da criança com surdez, proporcionando uma educação inovadora.
O professor tem papel fundamental no ensino do aluno contribuindo para sua inserção em sala de aula, a adição é um termo matemático que pode ser trabalhado de acordo com o dia a dia do aluno. Trazendo métodos que auxiliem nesse processo de assimilação e compreensão lógica. É pertinente afirmar, com base no que estudamos, que como futuros educadores precisamos ter olhos atentos e críticos a tudo o que acontece ao nosso redor, buscando nos qualificar ao máximo para o exercício da nossa profissão.
DURAÇÃO DA PRÁTICA: 50 minutos
DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA:
Na atividade *adição brincando* , trabalharemos a coordenação motora fina, raciocínio lógico, desenvolvimento cognitivo e visual.
A princípio faremos uma roda de conversa para explicar a dinâmica do jogo e montagem do mesmo.
Em seguida distribuiremos os números, tampinhas, rolos e demais materiais para construção da atividade. Já com a produção do jogo concluído, iniciaremos sua aplicação.
Cada aluno deverá pegar os números trabalhando com sua criatividade, escolhendo dois deles, colando no velcro na parte superior do jogo. Logo após, deverá pegar as tampas de garrafa e colocar nos rolos em diagonais, de acordo com cada quantidade. Assim, a quantidade que estiver na caixa é o resultado da soma.
O processo pode se repetir com o aplicador/docente sugerindo as somas.
O objetivo desta prática, além de trabalhar a adição (soma) é fazer com que a criança conheça os algarismos e símbolos matemáticos e a noção de quantidade ao colocar as tampas em cada rolo.
Ao manusear as tampinhas os números e velcro, será desenvolvido a atenção, concentração e também a percepção visual.
A aplicação provoca interesse em crianças surdas em busca do aprendizado, podendo ser trabalhado com toda a turma.
RECURSOS MATERIAIS necessários para execução da aula:
...