A Alfabetização Tecnológica do Professor
Por: MARINETE GOMES DA SILVA • 14/8/2019 • Trabalho acadêmico • 1.538 Palavras (7 Páginas) • 250 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DE UBERABA
PÓLO NOVA VENÉCIA - ES
PRÁTICA PEDAGÓGICA DA PEDAGOGIA
NOVA VENÉCIA-ES
2016
QUEZIA PEREIRA CARLOS INOCH
A Alfabetização Tecnológica do Professor
Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba, como parte das exigências para conclusão da disciplina Prática Pedagógica do 4º semestre do Curso de Pedagogia da Etapa 05, Turma 94. Orientadora: Regina Alves Pinto Mendonça
NOVA VENÉCIA-ES
2016
INTRODUÇÃO:
Este trabalho nos faz perceber a importância da tecnologia para educação, como os professores têm que estar atento a essas mudanças e como a aprendizagem dos alunos mudou ao longo dos anos, eles estão nascendo e crescendo numa era totalmente digitalizada e o professor deve se manter informado, atualizado e capacitado.
Mesmo em nossos dias vivendo e acostumados em uma sociedade em constante transformação, a revolução tecnológica faz parte deste novo cenário, para tanto, hoje nossas escolas precisam estar atentas nesta nova realidade e se faz necessário que ela se adapte a este novo contexto, para que possamos estar cientes da nossa responsabilidade que é preparar e capacitar cidadãos competentes e confiantes para este mercado de trabalho cada vez mais exigente.
Desta forma, nós como futuros profissionais da educação necessitamos estar bem preparados para sabermos lidar com sabedoria nesse processo de inclusão digital, de modo que possamos atuar decisivamente, e com bastante cautela no sentido de evitar atitudes virtuais inadequadas, competitivas, consumistas e antiéticas.
Portanto, nós como futuros educadores e também as escolas têm um papel fundamental na construção desta formação, ou seja, nossas crianças e jovens possuem a habilidade técnica, por terem nascido nessa era digital, mas certamente, não possuem a maturidade suficiente, nem experiência e postura para lidar com que as tecnologias oferecem hoje por meio da internet.
Hoje, mesmo com nossas escolas contando com laboratórios de informática, alguns bem equipados e outros nem tanto, que, se bem direcionado, pode transformar-se em um ambiente capaz de produzir inúmeras situações de aprendizagens.
Eu fiz uma capacitação em Inclusão Digital neste ano que me fez perceber que para estar á frente deste novo ambiente, precisamos de um preparo que precise ultrapassar as habilidades técnicas, deve evidenciar muito além dos conhecimentos teóricos, precisamos visar o que pode gerar resultados críticos e produtivos com objetivos bem específicos.
Para encerrar meu ponto de vista quero deixar uma frase muito bonita de Guimarães Rosa: “O homem nasceu para aprender, aprender tanto quanto a vida lhe permitir”.
Alfabetização Tecnológica do Professor
Cinco motivos de se preparar, enquanto profissional da educação, sob o ponto de vista tecnológico:
1. Temos vivido grandes transformações nas áreas técnicas no ramo de ensinar e aprender e hoje com o uso das ferramentas tecnológicas disponíveis a todos, inclusive aos alunos com seus celulares, tabletes e laptops ele não é mais visto apenas como um receptor de informação, mas como o próprio autor diz, ele é curioso o bastante para procurar e aguçar sua curiosidade por meio de pesquisas principalmente pela internet.
Por esta razão é imprescindível que professores e comunidade escolar busquem cada vez mais informações, a fim de introduzir essas novas ferramentas de maneira correta em seu trabalho.
2. Com o mercado de trabalho ficando cada vez mais exigente, torna-se necessário que nós futuros professores e educadores, estejamos atentos a essas novas mudanças referentes à tecnologia, e pelo fato de sermos mediadores de ensino na formação do aluno, cabe a nós nos adaptarmos a essa realidade na educação, orientando o aluno na utilização das tecnologias da maneira correta.
3. Mesmo com esses novos conhecimentos que adquirimos ainda não me sinto totalmente à vontade nesse mundo virtual, cheio de tantas novidades, que no nosso dia a dia utilizamos cada vez mais e todo dia surge algo novo, nos deixando muitas vezes perdidos, exemplo; os computadores que utilizamos em nossas casas, todo ano surgem programas diferentes, a nossa televisão, que era grande com tubo enorme, hoje são finas e compactas, os celulares que eram enormes e pesados, hoje você pode acessar o mundo com as mãos, os tablets e notebooks, que é a versão menor do PC, enfim, sempre têm algo novo no mercado e precisamos nos atentar a isso.
4. Eu, como futura pedagoga, não me sinto completamente à vontade diante dessas novas tecnologias, ainda não me sinto preparada, são tantas novidades que o mundo oferece, e isso faz com que eu como futuro professor, precise estar sempre atento e apto para me adequar ao uso desses instrumentos no uso da educação.
Para que os recursos tecnológicos realmente façam parte da vida escolar, é preciso que alunos e professores a utilizem de forma correta, já que se tornou um componente fundamental, então, a formação e atualização de professores, se tornou imprescindível, já que essa nova tecnologia foi incorporada no currículo escolar.
5. O professor precisa caminhar de forma a tentar conhecer o aluno e entendê-lo em sua realidade, precisamos ser um profissional consideravelmente ativo, críticos e empenhados em nosso papel de ensinar, pois a partir do momento que nos sentirmos desafiados pelo aluno, estaremos preparados para aguçar sua curiosidade.
Duas afirmações que revelam o que precisa ser repensado no uso das tecnologias, por todo profissional, inclusive o da educação
1. Em minha opinião, precisamos repensar na forma que muitos professores ainda estão agindo em sala de aula, muitos não estão preparados para encarar essa nova realidade, por maior que seja o avanço da tecnologia e por existirem profissionais não capacitados para lidar com essas mudanças tecnológicas, preferem continuar dando suas aulas da maneira tradicional, achando que são detentores de todo conhecimento e os alunos apenas receptores, porém, essa não é mais a nossa realidade, o mundo mudou, nossas crianças estão crescendo nesse meio tecnológico e conseguem se adaptar numa velocidade incrível, onde muitos de nós não estamos conseguindo acompanhar, mesmo assim, alguns preferem continuar evitando essas mudanças tecnológicas, uns por estar perto de se aposentarem e outros por acomodismo mesmo, eu arrisco a dizer que muitos profissionais ou escolas não chegaram ou não passaram ainda a ter acesso a essas mudanças devido o descaso e abandono com a educação pública em muitos municípios, por causa da corrupção ou desvio de verbas. Enquanto nossos governantes não olharem o setor educacional com os olhos de um verdadeiro pai, ou enquanto não se valorizar o trabalho de um professor, ver a importância de uma educação de qualidade, infelizmente continuaremos vendo essa situação se repetir por longos anos, não qualificando sua comunidade escolar, não capacitando, continuaremos ver nossas crianças procurarem sozinhas de maneira errada, se arriscando nesse mundo virtual cheio de maldade.
...